SóProvas


ID
5236084
Banca
Prefeitura de Bombinhas - SC
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Quando a pandemia chegou aqui, medidas imediatas foram tomadas. A ministra Tereza Cristina foi muito hábil”, diz João Martins, presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). “Em um primeiro momento, até falou-se em desabastecimento, mas rapidamente ela veio a público dizer que não existia essa possibilidade.” Martins lembra as medidas tomadas em reuniões da ministra com produtores e agroindústrias: elas foram da garantia de embarque nos portos à infraestrutura logística, com postos de combustíveis, borracharias e alimentação dos caminhoneiros para que as cargas não ficassem paradas nas estradas. A reportagem acima refere-se ao agronegócio e o nome em destaque na primeira/segunda linha é o da Ministra:
Fonte: https://www.forbes.com.br/negocios/2020/12/nem-a-pandemia-de-covid-19-para-o-agronegocio- brasileiro/

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Conheça Tereza Cristina - Ministra da Agricultura

    Atual presidente da Frente Parlamentar Agropecuária do Congresso Nacional, conhecida como a bancada ruralista, Tereza Cristina foi indicada pela FPA para o cargo. Ela é engenheira agrônoma e empresária.

    Teresa Cristina Corrêa da Costa Dias, ou simplesmente Tereza Cristina é uma engenheira agrônoma, empresária e política brasileira filiada ao DEM, nascida em Campo Grande, no dia 6 de julho de 1954. Formou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais e trabalhou nas fazendas da família por 10 anos.

    Após esse período foi convidada para trabalhar em São Paulo na diretoria de empresas multinacionais.

    Voltou ao seu estado no fim da década de 90, para trabalhar novamente em suas propriedades, sendo convidada para participar da diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), ocupando o cargo de segunda secretária.

    Em 2006, assumiu o cargo de superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). No final do mesmo ano, foi convidada para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Governo do Estado Mato Grosso do Sul (Seprotur) durante o governo de André Puccinelli (MDB), onde ficou sete anos consecutivos (2007 a 2014). Também exerceu os cargos de diretora-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e diretora-presidente da Empresa de Gestão de Recursos Minerais. Deixou o Executivo estadual para concorrer ao cargo de deputada federal, sendo eleita em 2014 com 75.149 votos.

    Fonte: https://www.tecnoshowcomigo.com.br/noticia/conheca-tereza-cristina-ministra-da-agricultura

  • São 23 ministros no governo Bolsonaro:

    1- Ministro de Estado Chefe da Casa Civil: Luiz Eduardo Ramos

    2- Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública: Anderson Gustavo Torres

    3- Ministro de Estado da Defesa: Walter Souza Braga Netto

    4- Ministro de Estado das Relações Exteriores: Carlos Alberto Franco França

    5- Ministro de Estado da Economia: Paulo Guedes

    6- Ministro de Estado da Infraestrutura : Tarcísio Freitas

    7- Ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Tereza Cristina 

    8- Ministro de Estado da Educação: Milton Ribeiro

    9- Ministro de Estado da Cidadania: João Roma

    10- Ministro de Estado da Saúde: Marcelo Queiroga

    11- Ministro de Estado de Minas e Energia: Bento Albuquerque

    12- Ministro de Estado das Comunicações:  Fábio Faria

    13- Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações: Marcos Pontes

    14- Ministro de Estado do Meio Ambiente: Ricardo Salles

    15- Ministro de Estado do Turismo: Gilson Machado

    16- Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional: Rogério Marinho

    17- Ministro de Estado da Controladoria-Geral da União: Wagner Rosário

    18- Ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos: Damares Alves

    19- Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República: Onyx Lorenzoni 

    20- Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República: Flávia Arruda

    21- Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República: Augusto Heleno Ribeiro Pereira

    22- Advogado-Geral da União: André Mendonça 

    23- Presidente do Banco Central do Brasil: Roberto Campos Neto

    Fonte: https://www.gov.br/planalto/pt-br/conheca-a-presidencia/ministros

  • Tereza Cristina, como demonstra a lista de licenças tiradas enquanto deputada federal, é ministra da Agricultura do Brasil desde janeiro de 2019.

    “Licenciou-se do mandato de Deputado(a) Federal, na Legislatura 2015-2019, para assumir o cargo de Ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a partir de 1 de Janeiro de 2019. Licenciou-se do mandato de Deputado(a) Federal, na Legislatura 2019-2023, para assumir o cargo de Ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a partir de 5 de Fevereiro de 2019. Reassumiu, em 9 de Julho de 2019. Licenciou-se do mandato de Deputado(a) Federal, na Legislatura 2019-2023, para assumir o cargo de Ministro de Estado da Agricultura, a partir de 16 de Julho de 2019. Reassumiu, em 6 de Agosto de 2019. Licenciou-se do mandato de Deputado(a) Federal, na Legislatura 2019-2023, para assumir o cargo de Ministro de Estado Agricultura Pecuária e Abastecimento, a partir de 8 de Agosto de 2019. Reassumiu, em 29 de Janeiro de 2021. Licenciou-se do mandato de Deputado(a) Federal, na Legislatura 2019-2023, para assumir o cargo de Ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a partir de 2 de Fevereiro de 2021.”

    Resposta: A