-
Just in Time é uma filosofia de gestão de estoque que defende a minimização dos níveis estocados como forma de redução de desperdícios, ou seja, “o que é necessário, quando é necessário, e na quantidade necessária".
Fonte: Enap Didáticos
Gab. C
-
A) O kanban usa o controle estatístico de processos (CEP) para detectar rapidamente variações por meio de amostras.
O Kanban é um sistema de controle de estoques criado para apoiar o método de produção enxuta da Toyota, o just in time.
O principal objetivo do Kanban é garantir uma gestão de estoques mais eficiente.
Nele, os materiais necessários são disponibilizados (ou produzidos) o mais próximo possível da sua utilização na linha de produção.
Por meio do sistema de produção Kanban, é possível trabalhar com baixo nível de estoques, tendo em mão apenas o essencial ao funcionamento do processo. Essa otimização da gestão de estoques evita o acúmulo desnecessário de materiais e estoques, evitando também o desperdício de recursos.
As quantidades estipuladas em cada nível de estoque (Verde, Amarelo ou Vermelho) têm de ser pensadas de acordo com o seu processo. Aqui, vale o uso de ferramentas de CEP (controle Estatístico de processo) para ter maior precisão e entender melhor o que é necessário para produção continua e eficiente.
B) O inventário físico é uma forma de manufaturabilidade de um produto.
O que seria manufaturabilidade - consiste na avaliação do desenvolvimento do produto ou do processo nas suas capacidades de ser produzido facilmente, de maneira consistente e com alta qualidade facilmente obtida..
Inventário ou Balanço (linguagem comercial) é o processo de verificação dos estoques de produtos, mercadorias e materiais da empresa. O inventário físico representa uma oportunidade de corrigir qualquer imprecisão nos registros
D) Grupos de trabalho são técnicas que otimizam fatores de produção, tais como qualidade, entrega, custo e flexibilidade.
São setores que tem como objetivo reunir pessoas de diferentes setores para um determinado fim, tais como Comissões, Comitês e Projetos Especiais.
E) O Seis Sigma é uma tecnologia de controle de fábrica pela qual as necessidades de entregas determinam os níveis de estoque no decorrer do processo.
A metodologia Seis Sigma é uma estratégia gerencial, onde você define como vai ser sua rotina e como você vai desenvolver um trabalho de melhoria nos seus processos, na sua empresa.
Essa filosofia propõe o trabalho por meio do método , que é bem semelhante ao , e o uso de ferramentas estatísticas para monitorar e controlar a qualidade do processo. Esse método é dividido em 5 etapas:
- Definição: define o que se espera do projeto.
- Medição: obtenção de dados sobre o processo.
- Análise: identificar as causas raízes do problema.
- Melhoria (Improve): propor uma solução para cada causa raiz.
- Controle: monitorar os resultados alcançados.
-
GABARITO: C.
Just in Time é uma filosofia de gestão de estoque que defende a minimização dos níveis estocados como forma de redução de desperdícios, significando fazer “o que é necessário, quando é necessário, e na quantidade necessária”.
Objetivos do JIT
• minimização dos prazos de fabricação dos produtos finais, mantendo-se inventários mínimos;
• redução contínua dos níveis de inventário através do enfrentamento dos problemas da manufatura;
• redução dos tempos de preparação de máquina, a fim de flexibilizar a produção;
• redução ao mínimo do tamanho dos lotes fabricados, buscando sempre o lote igual à unidade;
• liberação para a produção através do conceito de “puxar” estoques, ao invés de “empurrar”, em antecipação à demanda;
• flexibilidade da manufatura pela redução dos tamanhos dos lotes, tempos de preparação e tempo de processo.
________________________________________________
Just in Time identifica a demanda do produto acabado com antecedência, produzindo apenas o necessário e comprando os insumos apenas para aquela demanda, produzindo apenas o necessário.
→ o estoque cairia a ZERO, e o abaixaria o custo da organização.
→ é também chamado de Produção Puxada
-
Gabarito: C.
Just in Time (JIT), que significa no momento exato, é uma abordagem empresarial que diz não ao desperdício e ao retrabalho, e sim para a qualidade perfeita e estoque zero, ou seja, produzir (bens e serviços) no exato momento em que são necessitados, evitando estoques parados ou clientes esperando, o que caracteriza um sistema puxado de produção. (Kanba - Ferramenta)
o Just in Case (JIC), que trabalha com estoques elevados e consequentemente alto custo de armazenagem.
-
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre algumas técnicas de gestão de materiais. Marquemos a afirmativa correta.
A filosofia Just In Time, ou JIT, consiste num sistema em que os fornecedores enviam os materiais à medida que eles são necessários no processo de produção (requeridos pela manufatura). Isso ocorre com o intuito de eliminar tudo o que não agrega valor ao produto/serviço, utilizando inventários baixos inventários que vão desde o fornecedor até o produto acabado.
Para Martins e Alt (2017), "para isso, pode-se trabalhar com entregas parceladas e diretas à linha de produção; linhas e células balanceadas e sem gargalos, inspeção e embalagem nas próprias linhas; e, sempre que possível, envio direto ao cliente, sem passar por um estoque final. Contempla a redução do inventário, melhorias contínua da qualidade, redução de custo do produto e agilização do prazo de entrega."
De forma mais simples, segundo Dias (2018):
- A filosofia Just In Time é uma filosofia de gestão de estoques que defende a minimização dos níveis de estoques, com o objetivo de reduzir os desperdícios gerados pela manutenção de altos níveis de estoque. Para reduzir tais níveis, buscando o estoque nulo do produto final, essa filosofia prima pela produção apenas o que for necessário, nas quantidades necessárias e quando necessárias.
O Kanban é uma das técnicas utilizadas para o alcance do que almeja a filosofia Just In Time. Vale destacar que o Kanban não é sinônimo do JIT, mas um instrumento que usa os conceitos do JIT como filosofia.
A palavra Kanban (de origem japonesa) significa cartão. A técnica consiste em reduzir "os tempos de partida de máquina e os tamanhos dos lotes e produzir apenas as quantidades necessárias à alimentação da demanda", (DIAS, 2018, p. 137).
Podemos concluir que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fontes:
DIAS. Marco Aurélio. P. Administração de Materiais, princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
MARTINS, Petrônio; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.