SóProvas


ID
5237134
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Fundão - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

O lixo nosso de cada dia
Após o feriado de São Sebastião, dia 20 de janeiro, a Comlurb recolheu 40 toneladas de lixo das areias da Praia de Copacabana. Os resíduos ficaram expostos para chamar a atenção da população. No início do ano, a queima de fogos nas praias do Rio durante os festejos do Réveillon resultou em 700 toneladas de lixo na orla carioca. [...] Mais um retrato do mau hábito de descartar lixo em local impróprio, ainda tão inserido na população, e de suas consequências para as finanças municipais e para o ambiente. [...]
É equivocado o pensamento de que limpeza urbana é um problema unicamente do poder público. Em muitos países, a população já compreendeu que o descarte e o tratamento do lixo também são de responsabilidade de quem o produz. Garantir que ele chegue ao destino adequado é uma questão de cidadania e respeito ao futuro.
Em Tóquio, por exemplo, não existe a necessidade de instalação de lixeiras nas ruas. Os moradores entendem que possuem a obrigação de levar o lixo para casa e separá-lo para a coleta seletiva. [...]
Já em terras cariocas, mais de 1,2 milhão de toneladas de lixo é recolhido por ano nas ruas da cidade, mais do que o dobro do que é lançado nas vias de países desenvolvidos, segundo dados da própria prefeitura. O grande impacto da sujeira para o orçamento fez com que a poder municipal chegasse a uma atitude extrema: a de multar aqueles que jogarem lixo nas ruas.
A medida [...] é eficiente, mas precisa ser aliada a campanhas de conscientização. [...] É preciso despertar o interesse em viver em um ambiente mais limpo e saudável, e a consciência de que é necessário cumprir nossos deveres de cidadão, como descartar o lixo corretamente. [...]

Fonte (adaptada): https://oglobo.globo.com/opiniao/o-lixo-nosso-de-cada-dia-11445133

No período "Os resíduos ficaram expostos para chamar a atenção da população." O sujeito destacado classifica-se como:

Alternativas
Comentários
  • Divide-se o Sujeito Determinado em 3 tipos:

    I - Simples: apenas um núcleo - Maria foi à praia.

    II - Composto: dois ou mais núcleos - Maria e João foram à praia.

    III - Elíptico (oculto) - Precisamos discutir a nossa relação - sujeito: nós

    Letra A

  • "Os resíduos ficaram expostos para chamar a atenção da população."

    • PERGUNTA; Quem é que ficaram expostos????
    • RESPOSTA: Os resíduos!!!!

    Sujeito: Resíduos, simples e determinado.

  • A questão é de sintaxe e quer saber a classificação do sujeito em "Os resíduos ficaram expostos para chamar a atenção da população." . Vejamos:

     .

    Sujeito: é o termo sobre o qual o restante da oração diz algo. Ex.: Pessoas inteligentes estudam muito.

    Para identificarmos o sujeito, devemos fazer a pergunta “quem?, o quê? ou quê?” ANTES do verbo. Ex.: Quem "estudam muito"? R.: Pessoas inteligentes.

     .

    A) Composto.

    Errado.

    Sujeito composto: possui dois ou mais núcleos. Ex.: João e Maria passaram no concurso. (“João” e “Maria” são os núcleos)

     .

    B) Simples.

    Certo. O sujeito simples é "os resíduos". O núcleo do sujeito é "resíduos".

    Sujeito simples: possui um só núcleo. Ex.: O menino estuda muito. ("menino" é núcleo)

     .

    C) Não há sujeito.

    Errado.

    Sujeito inexistente ou oração sem sujeito: são orações constituídas apenas de predicado. Os verbos utilizados nas orações sem sujeito são denominados impessoais. São usados sempre na 3ª pessoa do singular e, se acompanhados de verbos auxiliares, transmitem a eles sua impessoalidade. Ex.: Faz 10 anos que me formei (e não fazem 10 anos...). Vai fazer 15 anos que ministro aula (e não vão fazer). São casos de oração sem sujeito: verbo “haver” no sentido de “ocorrer, fazer, existir, realizar-se, acontecer - O FERA”; verbos que indicam fenômenos da natureza (chover, relampejar, ventar, nevar, gear, amanhecer, escurecer, esquentar...); e os verbos fazer, passar, ser e estar, com referência ao tempo (Hoje fez muito calor. Era no mês de maio. Passava de cinco horas da tarde. Abria a janela, se estava calor).

     .

    D) Oculto/Elíptico

    Errado.

    Sujeito desinencial, elíptico, oculto ou implícito: é expresso pela desinência verbal, está subentendido. Ex.: Estivemos em São Paulo. (Quem esteve? Nós)

     .

    E) Indeterminado.

    Errado.

    Sujeito indeterminado: quando o sujeito não está expresso na oração. Ex.: Atropelaram uma senhora na rua. (Quem atropelou a senhora? Não se sabe!)

    Pode ser construído de duas formas:

    a) Verbo na 3ª pessoa do plural (ELES), sem referência.

    Ex.: Passaram na prova.

    b) Verbo na 3ª pessoa do singular + SE

    1º caso: VTI + SE + PREPOSIÇÃO: Ex.: Precisa-se de professores.

    2º caso: VI + SE (+ advérbio): Ex.: Estuda-se muito aqui.

    3º caso: VL + SE: Ex.: É-se feliz naquela cidade.

     .

    Gabarito: Letra B