SóProvas


ID
5238637
Banca
CONSCAM
Órgão
SAAEDOCO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre o tema Poder Constituinte e o procedimento de emenda ao texto constitucional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - B

    A) As limitações ao poder de reforma somente são aquelas que constam expressamente no texto constitucional.

    O Poder Constituinte Derivado subdivide-se em dois:

     Poder Constituinte Reformador e;

    Poder Constituinte Decorrente.

    O poder constituinte reformador caracteriza-se pela possibilidade de poder alterar o texto constitucional.

    As limitações vão além das cláusulas pétreas expressas ( Art. 60, § 4º ) temos também as cláusulas pétreas implícitas são aquelas que não estão previstas no art. 60, §4º, mas que também não podem ser objetos de alteração.

    ____________________________________________________

    B) Art. 60, § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

    ____________________________________________________

    C) O Poder Constituinte Derivado tem como marca principal ser ilimitado e incondicionado.

    O poder constituinte derivado é um poder limitado constitucionalmente e passível de controle de constitucionalidade. O Poder constituinte derivado apresenta como características ser derivado, subordinado e condicionado.

    _____________________________________________________

    D) O Poder Constituinte Derivado Reformador consiste na prerrogativa conferida aos estados membros de elaborar suas próprias constituições.

    o Poder constituinte derivado decorrente possibilita aos Estados membros da União se auto organizarem por meio de suas respectivas constituições estaduais, desde que respeitem as regras limitativas previstas na CF.

    _____________________________________________________

    E) O poder de emenda à Constituição somente possui limitações circunstanciais.

    Limitações circunstanciais: são limitações consubstanciadas em normas aplicáveis a situações excepcionais, de extrema gravidade, nas quais a livre manifestação do poder derivado reformador possa estar ameaçada.

     Limitações materiais: impedem a alteração de determinados conteúdos consagrados no  TEXTO CONSTITUCIONAL São as denominadas cláusulas pétreas.

     Limitações procedimentais ou formais: referem-se aos órgãos competentes e aos procedimentos a serem observados na alteração do TEXTO CONSTITUCIONAL

  • Gabarito:"B"

    • CF, art. 60, § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.
  • A questão exige conhecimento sobre o tema do Poder Constituinte e acerca do procedimento de emenda ao texto constitucional. Analisemos as alternativas, com base na doutrina acerca do assunto e na CF/88:

     

    Alternativa “a”: está incorreta. Existem também as limitações implícitas ao poder de reforma. As limitações implícitas são aquelas não inscritas no texto constitucional que orientam a reforma constitucional e que, embora não tenham sido explicitadas, destruiriam fatalmente a obra do poder originário se desrespeitadas fossem. Dentre elas, destaca-se a imutabilidade do art. 60, CF/88, consagrador do método ordenado de modificação constitucional. Grande parte dos constitucionalistas brasileiros – entre os quais se incluem José Afonso da Silva, Virgílio Afonso da Silva, Pinto Ferreira e Paulo Bonavides – defende a impossibilidade de alteração do art. 60 da Constituição, que estabelece o processo de reforma constitucional. De fato, seria um contrassenso admitir que o poder reformador pudesse afastar as limitações que lhe foram impostas pelo Poder Constituinte Originário.

     

    Alternativa “b”: está correta. Conforme art. 60, § 1º - A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

     

    Alternativa “c”: está incorreta. O Poder Constituinte Originário é incondicionado, vez que não se submete a qualquer regra ou procedimento formal pré-fixado pelo ordenamento jurídico que o antecede. Nesse sentido, no curso de seus trabalhos, o poder constituinte atua livremente, sem respeito às condições previamente estipulada. Por outro lado, o Poder Constituinte Derivado é condicionado.

    Alternativa “d”: está incorreta. O correto seria: a Poder Constituinte Derivado Decorrente consiste na prerrogativa conferida aos estados membros de elaborar suas próprias constituições.

     

    Alternativa “e”: está incorreta. O Poder Constituinte Derivado Reformador sofre limitações de diversos tipos, como: limitações materiais; limitações formais e limitações circunstanciais.

     

    Gabarito do professor: letra b.