O termo "estamento burocrático", de inspiração weberiana, foi utilizado por Raymundo Faoro em sua interpretação sobre a sociedade brasileira e geralmente é associado ao patrimonialismo e não ao modelo burocrático de administração pública, privilégios extraeconômicos e, por outro lado, ao desenvolvimento das estruturas institucionais e políticas centralizadas e não racionais, com destaque especial para uma constante adaptação aos mecanismos de continuidade e permanência nas estruturas políticas de uma sociedade.
Segundo Faoro (2001, p. 837), [ ... ] o estamento burocrático, fundado no sistema patrimonial do capitalismo politicamente orientado, adquiriu o conteúdo aristocrático, da nobreza da toga e do título. A pressão da ideologia liberal e democrática não quebrou, nem diluiu, nem desfez o patronato político sobre a nação, impenetrável ao poder majoritário, mesmo na transição aristocrático-plebeia do elitismo moderno. O patriarcado, despido de brasões, de vestimentas ornamentais, de casacas ostensivas, governa e impera, tutela e curatela. O poder - a soberania nominalmente popular - tem donos, que não emanam da nação, da sociedade, da plebe ignara e pobre.
Em uma sociedade patrimonialista, na qual o particularismo e o poder pessoal reinam absolutos, o favoritismo é o meio predominante de ascensão social, e o sistema jurídico, erigido nesse contexto, preserva o poder particular e o privilégio, em detrimento da universalidade e da igualdade formal-legal. O poder do estamento se revela por meio do controle patrimonialista do Estado, materializado em centralismo estatal e numa respectiva administração que atua em favor da camada político-social que lhe sustenta. O patrimonialismo é intrinsecamente personalista, ignorando a distinção entre as esferas pública e privada (FAORO, 2001).
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)