SóProvas


ID
524206
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa a) incorreta pelo seguinte:
    1) O governo decide gastar mais (política fiscal expansionista). O aumento nos gastos do governo aquece a economia. Mais dinheiro rolando, mais transações acontecendo. A renda (o produto nacional) cresce. Graficamente, a curva IS se desloca para a direita. Consequentemente, os juros sobem. OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: mesmo com os gastos do governo (política fiscal expansionista) sendo financiados por aumento de impostos (política fiscal contracionista), ainda assim teríamos o deslocamento da curva IS para a direita (com respectivo aumento de juros), PRESUMINDO que os gastos foram em maior magnitude do que o aumento de impostos (caso contrário, teria ocorrido política fiscal contracionista!). 
    2) Se o governo optar por financiar seus gastos através da emissão de títulos públicos, ele emitirá papéis (títulos). Com eles em mãos, o governo vai até o mercado e troca papel por moeda (lembre-se de que ele está em busca de financiamento). Quando ele recebe moeda (dinheiro), na realidade, ele está tirando moeda de circulação da economia. Assim, a emissão de títulos públicos representa política monetária contracionista. Com menos dinheiro em circulação, o dinheiro fica mais escasso e, consequentemente, seu valor sobe (isto é, os juros sobem). Graficamente, a emissão de títulos públicos desloca a curva LM para a esquerda (política monetária contracionista), consequentemente elevando a taxa de juros.
    Resumo da ópera:
    -> Se houver aumento nos gastos do governo:
    1) financiado por aumento de impostos -> aumento na taxa de juros;
    2) financiado por emissão de títulos públicos -> aumento na taxa de juros.

    Portanto, assertiva errada quando diz que "Para um dado nível de renda, se um aumento nos gastos do governo não for acompanhado por um aumento de impostos e o governo financie seu gasto emitindo títulos, o resultado é uma queda na taxa de juros.
  • me corrijam se eu estiver errado, mas ,aparentemente, a C não estaria errada? Visto que o multiplicador, em uma economia fechada, também poderia ser igual a 1?

  • Creio que a alternativa E também esteja errada, pois os multiplicadores do gasto e da tributação possuem numeradores diferentes.

    Y = (C) + I + G + X – M

    Y = (c0 + c1Yd) + I + G + X – M

    Y = (c0 + c1(Y – T)) + I + G + X – M

    Y = c0 + c1Y – c1T + I + G + X - M

    Y(1 – c1) = c0 – c1T + I + G + X – M

    Y = (1 / 1 – c1) * c0 – c1T + I + G + X – M

    Multiplicador dos gastos = (1 / 1 – c1)*G

    Multiplicador da tributação = (-c1 / 1 – c1)*T

    Alguém poderia elucidar isso?

  • A emissão de moeda como meio de aumentar a receita do governo corresponde à imposição de um imposto inflacionário.

    Em um modelo keynesiano simples com economia fechada, considerando Y como o nível de renda da economia e G como o volume de gastos do governo, a expressão ΔY/ΔG é chamada de multiplicador dos gastos do governo e é tal que ΔY/ΔG > 1.

    Quanto menor a propensão marginal a consumir dos consumidores, menor o valor do multiplicador dos gastos do governo.

    O valor do multiplicador dos gastos do governo e do multiplicador da tributação dependem das mesmas variáveis.