SóProvas


ID
5243119
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura da Estância Turística de Guaratinguetá
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Uma das reações que ocorre em uma atmosfera poluída é a reação fotoquímica, pela qual

Alternativas
Comentários
  • A questão trata de conhecimentos sobre as reações fotoquímicas no processo de poluição.

    A reação fotoquímica é a aquela em que óxidos de nitrogênio reagem com compostos orgânicos voláteis (dentre eles, hidrocarbonetos leves) na presença de luz solar, resultando no oxigênio atômico, que se combina com o oxigênio molecular, tendo como produto o ozônio.

    Assim, o ozônio é um oxidante fotoquímico. Ressalta-se que o ozônio encontrado próximo a superfície da terra é tóxico e a poluição causada por sua presença é conhecida pelo termo smog.

    Dessa forma, passamos a análise das alternativas.

     

    Alternativa A – Errado. A formação do ozônio é resultado da reação do oxigênio atômico com o oxigênio molecular após a reação de óxidos de nitrogênio com compostos orgânicos voláteis na presença de luz solar. 

    Alternativa B – Certo.

    Alternativa C – Errado. Conforme explicação da alternativa A, a formação do ozônio é resultado da reação do oxigênio atômico com o oxigênio molecular após a reação de óxidos de nitrogênio com compostos orgânicos voláteis na presença de luz solar. 

    Alternativa D – Errado. O ozônio é o próprio oxidante fotoquímico, além disso, conforme explicação da alternativa A, sua criação é diferente.

    Alternativa E – Errado. O ozônio não é resultado da retransformação de dióxido de nitrogênio em monóxido de nitrogênio, mas sim, da reação do oxigênio atômico com o oxigênio molecular após a reação de óxidos de nitrogênio com compostos orgânicos voláteis na presença de luz solar. 

    Gabarito do Professor: Letra B.

  • Lendo com atenção, todas as alternativas que não a B falam sobre formação de ozônio, quando bem sabemos que em uma atmosfera poluída ocorre o contrário.

  • A poluição a que refere-se a questão é aquela que acontece na troposfera, onde compostos como COV's, NOx são liberados na atmosfera através, principalmente, da combustão incompleta de combustíveis fósseis.

    Há uma reação química entre esses poluentes primários, originando poluentes secundários como o ozônio troposférico (O3) e HNO3.

    O O3 na troposfera é tóxico e prejudicial à vida humana, porém quando presente na estratosfera, se torna um aliado atuando como filtro contra radiação UV.

    Os valores máximos das concentrações de NO e hidrocarbonetos (COVs) ocorrem no começo da manhã, em função das emissões de veículos que trafegam de manhã cedo e depois, ao nascer do sol, diminuem com a oxidação do NO a NO2 e os compostos orgânicos voláteis reagem, formando aldeídos e oxidantes diversos. É no período de maior insolação que essas reações atingem seus máximos.