A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre os processo que integram a Gestão de Pessoas, devendo ser marcada a alternativa que apresenta processos que não fazem parte dela.
Se a opção a ser marcada não deve apresentar processos da GP, vejamos quais são os que compõe-na. Segundo Chiavenato (2014), a Gestão de Pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Seus seis processos básicos podem ser vistos a seguir, conforme o autor supracitado:
- Processos de agregar pessoas: utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem recrutamento e seleção de pessoas.
- Processos de aplicar pessoas: utilizados para desenhar as atividades que as pessoas realizarão na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.
- Processos de recompensar pessoas: utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas, remuneração e benefícios, e serviços sociais.
- Processos de desenvolver pessoas: utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Envolvem treinamento e desenvolvimento das pessoas, gestão do conhecimento e gestão de competências, aprendizagem corporativa, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicações e consonância.
- Processos de manter pessoas: utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.
- Processos de monitorar pessoas: utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.
Após verificarmos os itens acima, concluímos que a alternativa "A" é a correta, porque não existe o processo de promover pessoas.
GABARITO: A
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.