Há também a teoria das Relações Humanas, preocupada com as pessoas, valorizando suas necessidades psicológicas. Nela, a influência do grupo sobre o operário é o principal determinante da produtividade. Assim, a empresa passa a ser vista como o local que deve dar segurança, apoio emocional e compreensão para os trabalhadores.
Dentro desse contexto, a teoria da gestão comportamental vai focar os problemas organizacionais a partir da perspectiva das ciências comportamentais. Entre os seus pilares estão os estudos sobre a motivação do comportamento e o enfoque individual.
Para compreender a motivação, esta teoria tem como pilares os conhecimentos construídos pelos estudiosos Maslow e Herzberg.
Para Maslow, o ser humano apresenta uma hierarquia de necessidades disposta em pirâmide. Na base dela estão as carências fisiológicas e de segurança e na parte superior estão as necessidades sociais, de estima e de autorrealização. Já de acordo com Maslow, é preciso atender primeiro as necessidades básicas para que surjam as demandas superiores.
A teoria de Herzberg considera fatores que direcionam o comportamento das pessoas. São os fatores relacionados ao ambiente e os fatores motivacionais, ligados às tarefas desempenhadas.
Além das referências de Maslow e Herzberg, a teoria da Gestão Comportamental se enraíza nos princípios da Análise do
Comportamento, uma abordagem psicológica, sendo, desta forma, bem diferente das outras teorias organizacionais, que possuem base na administração principalmente.
GAB C
TEORIA COMPORTAMENTAL
- Autor: Simon, McGregor, Likert;
- Ênfase: Pessoas e Ambiente;
- Concepção do Homem: Homem Administrativo;
- Características: O Homem é um ser social dotado de necessidades; Surgem as Teorias de Liderança e Motivação.
Teoria Comportamental ou Beharviorista - Maslow, Herzberg, Likert e etc - Ênfase no comportamento humano em relação ao contexto organizacional; A abordagem comportamental surge com o intuito de buscar novas soluções, para os problemas organizacionais, que sejam democráticas, humanas e flexíveis. A visão acerca do homem é outra, o encara como um animal social e que possui necessidades, possui aptidão para aprender, é orientado para objetivos. O foco dessa escola era com as ciências comportamentais, deixando de lado as disposições normativas e prescritivas das teorias anteriores, mas mantendo o foco nas pessoas.
Principais características da teoria comportamental
- Ênfase nas pessoas;
- Preocupação com o comportamento organizacional e os processos de trabalho;
- Estudo do comportamento humano.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)