A questão em pauta é bastante simples para aqueles que fizeram graduação em História . Ela demanda memorização e não análise histórica, o que seria , talvez, mais importante em uma prova para preenchimento de vaga para professor de História.
O que se exige é um conhecimento básico de História do Brasil, disponível em manuais de Ensino Médio como o de Luiz Koshiba e o de Ronaldo Vainfas.
A atenção ao responder é importante pois demanda-se que seja assinada aquela alternativa que NÃO está correta. Ou seja, o raciocínio é o contrário daquele que normalmente se exige em questões de múltipla escolha.
A) INCORRETA- A afirmativa é correta. O AI 5, de 1968, foi o Ato Institucional emitido no regime militar que estabelece o fim dos direitos de cidadania, a não ser aqueles permitidos pelo poder executivo central.
B) CORRETA- A data destacada na alternativa é da proclamação da República – 15 de novembro de 1889 – e não do Dia do Fico, que foi 9 de janeiro de 1822, quando D.Pedro, então regente, desobedece as ordens das Cortes de Lisboa e permanece no Brasil.
C) INCORRETA- É fato que o governo do presidente Médici, apesar de sua aparência popular, foi o mais repressor de todos durante o regime militar
D) INCORRETA – O Estado Novo, de 1937 a 1945 , foi de ditadura de Getúlio Vargas, com todas as características típicas deste regime.
Gabarito do Professor: B