SóProvas


ID
5245627
Banca
Quadrix
Órgão
CRBM - 4
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

    Em termos genéricos, a administração consiste no processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos e competências, a fim de alcançar os objetivos organizacionais desejados.
Idalberto Chiavenato. Introdução à teoria geral da administração:
uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 5.a ed. São Paulo: Atlas, 2021, p. 10. 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.

No contexto organizacional, a eficiência e a eficácia estão de tal modo atreladas que uma organização só pode ser eficiente se for eficaz e vice-versa.

Alternativas
Comentários
  • Um bom exemplo de eficiente e não eficaz é fazer produtos gastando pouco, mas ele não alcançar o esperado. Ou seja, foi eficiente de um lado , porém não serve para nada.

    Qualquer erro me avise.

    Só paro na posse.

  • Gabarito: Errado

    Questão que ajuda:

    Q869074 Cada vez mais a Administração pública vem sendo instada a atuar de forma eficiente, eficaz e efetiva, com foco no cliente cidadão. Nem sempre, contudo, atinge simultaneamente esses objetivos. Por exemplo, quando consegue usar racionalmente os recursos colocados à sua disposição e, ao mesmo tempo, cumprir determinado objetivo fixado, mas não atende, plenamente, às expectativas do cidadão em relação à ação governamental correspondente, pode-se dizer que a atuação administrativa : c) mostrou-se eficiente, pelo uso racional dos recursos e eficaz, pelo atingimento do objetivo fixado, porém não foi alcançada a efetividade. 

  • Eficiência = Otimização

    Eficácia = Atingir metas e objetivos

  • eficiência = como você fez eficácia = resultado atingido// um governo pode ser eficaz na construção de um hospital, mas ineficiente no uso de recursos, por exemplo.
  • ERRADO

    Eficiência é o uso racional e econômico dos recursos.

    Eficácia é o grau de alcance das metas, é uma medida de resultado utilizado para avaliar o desempenho da ADM.

    Efetividade é o impacto final das ações, é o grau de satisfação das necessidades.

    Percebam que uma organização pode ser eficiente e ao mesmo tempo não ser eficaz, pois pode ela ser eficientemente econômica e mesmo assim não atingir as metas e resultados esperados. Portanto, eficiência e a eficácia não estão atreladas.

  • Exemplo clássico: campanha de vacinação contra a COVID-19

     

    Foi eficiente se usou menos recursos para adquirir as vacinas

    Foi eficaz se conseguiu vacinar toda a população

    Foi efetiva se reduziu o número de pessoas infectadas

  • Errado, alguns exemplos eficiência é ir à igreja, enquanto eficácia é praticar os valores religiosos; eficiência é orar, enquanto eficácia é ganhar o céu. Eficiência fazer corretamente, eficácia fazer o que deve ser feito.