SóProvas


ID
5246020
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Embora a Constituição da República possa ser emendada, ela mesma determina que não será objeto de deliberação o projeto emenda, tendente a abolir algumas de suas previsões, entre as quais não se inclui a(o)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    São as famosas cláusulas pétreas.

    CF/88

    Art. 60

    § 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

    I - a forma federativa de Estado;

    II - o voto direto, secreto, universal e periódico;

    III - a separação dos Poderes;

    IV - os direitos e garantias individuais.

  • As Cláusulas Pétreas "FODI VO"S"E"

    FOrma federativa de Estado

    DIreitos e garantias individuais

    VOto direto, secreto, universal e periódico

    SEparação dos poderes

  • Art. 60 § 4º da CFRB/88 - Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

    I - a forma federativa de Estado;

    II - o voto direto, secreto, universal e periódico;

    III - a separação dos Poderes;

    IV - os direitos e garantias individuais.

  • SIMPLES E DIRETO!!!! SÓ COMPLEMENTANDO

    SÃO AS CLÁUSULAS PÉTREAS (MNEMÔNICO: FO.DI VO.SE)

    • FORMA FEDERATIVA
    • DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS (LEMBRAR QUE NÃO É APENAS DO ART. 5°)
    • VOTO SECRETO, UNIVERSAL E PERIÓDICO (VOTO OBRIGATÓRIO NÃO ENTRA NO ROL !!!!!)
    • SEPARAÇÃO DOS PODERES

    FÉ QUE O HEXA...

    OOHH QUE A APROVAÇÃO VEM!!!!

  • Só para complementar a questão é que há um entendimento na doutrina que compreende que o sistema presidencialista e a forma republicana só não foram incluídos como cláusulas pétreas explícitas pelo Poder Constituinte Originário porque foram objeto de plebiscito (ADCT, art. 2º) e, quando da realização deste plebiscito, o povo optou pela manutenção do sistema presidencialista e da forma republicana. Este é o entendimento adotado, dentre outros, para Ivo Dantas. Para o autor, quando o Poder Constituinte Originário trouxe o plebiscito como uma alternativa, ele transferiu ao povo a possibilidade soberana de escolha do sistema e da forma de governo, delegando ao povo a opção acerca do sistema e da forma de governo. Uma vez o povo tendo optado pelo sistema presidencialista e pela forma republicana, não poderia haver nova alteração, dado que qualquer modificação posterior seria incompatível com o princípio da separação de poderes. Essa corrente defende que apenas no momento do plebiscito poderia ter sido alterado o sistema presidencialista e a forma republicana de governo, pois a decisão foi delegada ao povo.

  • Vale lembra que na doutrina, José Afonso da Silva a partir da teoria das limitações materiais implícitas interpreta que as cláusulas pétreas também protegem o sistema presidencialista já que é uma característica muito marcante do nosso país. 

  • É só ver o Arthur Lira,que queria instalar o "semipresidencialismo"

  • A questão exige conhecimento acerca da temática relacionada à reforma da constituição. Sobre o tema, é correto afirmar que embora a Constituição da República possa ser emendada, ela mesma determina que não será objeto de deliberação o projeto emenda, tendente a abolir algumas de suas previsões, entre as quais não se inclui o regime presidencialista de governo. Segundo a CF/88:

     

    Art. 60, § 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e periódico; III - a separação dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais.

     

    O art. 60 da CF/88 contém as denominadas cláusulas pétreas. Dentre as alternativas apontadas pela questão, a única que não constitui uma cláusula pétrea o regime presidencialista de governo (alternativa b).

     

    Gabarito do professor: letra b.

  • A guisa de informação, quando se tratar de REGIME, tem-se em mente DEMOCRATICO OU NÃO DEMOCRATICO. Presidencialismo diz respeito ao sistema de governo.

  • Não foi Arthur lira que queria aplicar o parmentarismo, mas sim o Rodrigo Maia, famoso Nhonho.