SóProvas


ID
5248717
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão

No Brasil todo mundo é índio, exceto quem não é

Marcelo Leite

  A pele é morena, pega cor fácil no sol. O cabelo grosso, que já foi mais preto, espeta rápido quando se corta curto. Quase sem pelos no torso, barba rala e falhada, olhos de um castanho escuro, altura mediana.
 O biótipo de brasileiro da gema se estriba no DNA. Há 32% de conteúdo genético característico de ameríndios em seus cromossomos. Com 19% de origem africana na mistura, minha ascendência europeia fica em minoria, apesar dos sobrenomes Nogueira e Leite, Camargo e Toledo.
  Queria mesmo era chamar Aikanã, Aikewara, Akuntsu, Amanayé, Amondawa, Anacé, Anambé, Aparai, Apiaká, Apinayé, Apurinã, Aranã, Arapaso, Arapium, Arara, Araweté, Arikapu, Aruá, Ashaninka, Atikum, Asurini, Awá ou Aweti.
  Ou então Baniwa, Barasana, Bororo. Canela, Chiquitano, Cinta-Larga. Deni, Desana, Dow.
  Quem sabe Enawenê-Nawê. Fulni-ô. Gamela. Huni Kuin. Ikpeng. Jarawara. Kantaruré. Menky Manoki. Ñandeva. Oro Win. Palikur. Rikbaktsa. Shanenawa. Tumbalalá. Umutina. Uru-Eu-Wau-Wau. Wauja. Xokleng. Xingu. Yuhupde. Zoró.
  Uma pequena amostra da diversidade indígena que sobrevive, hoje, no Brasil. São 254 desses nomes sonoros na lista. Muito provavelmente ela era ainda mais rica e poética antes da chegada das caravelas, do ferro e do sarampo.
  Falam-se nas aldeias mais de 150 línguas e dialetos, 2% do total mundial, estimado em cerca de 7000 idiomas. Antes do século 16, acredita-se, teriam sido mais de 1000, no atual território nacional. Bastaram 519 anos para extinguir 850 delas.
  O extermínio não impediu a miscigenação, ao contrário. Os portugueses se serviam das mulheres nativas ou das pobres escravas de África, quase sempre de modo forçado ou imposto; terá havido também algum amor.
  Sem nunca ter sido formalmente racista, o país continua segregado. A muito custo os negros conquistaram certo espaço na TV e nas capas de revista, quase nenhum nas baladas (exceção feita a jogadores de futebol e artistas). E os índios?
  Seguem invisíveis.
  O antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, numa de suas frases sempre antológicas, diz que todo brasileiro é índio – exceto quem não é.

(Marcelo Leite, No Brasil todo mundo é índio, exceto quem não é. Folha de S. Paulo: 1o .09.2019. Adaptado)

Assinale a alternativa que, mantendo o sentido original do texto, reescreve passagem de acordo com a norma- -padrão de concordância.

Alternativas
Comentários
  • ahhh que ódio não ter comentário
  • Olá amigos, vou colaborar com o que eu sei:

    A)Antes da chegada das caravelas, haviam muito mais culturas dentro do que se chama, hoje, diversidade indígena (VERBO HAVER NO SENTIDO DE EXISTIR NÃO VARIA, O CERTO É HAVIA)

    C)A pele morena, o cabelo grosso, a barba rala e falhada, os olhos castanho-escuros e a altura mediana determina o predomínio de genética ameríndia do autor (CASO UM DOS ELEMENTOS QUE FORMAM O ADJETIVO COMPOSTO SEJA UM SUBSTANTIVO ADJETIVADO, TODO O ADJETIVO COMPOSTO FICARÁ INVARIÁVEL, LOGO O CERTO É CASTANHO-ESCURO)

    D) Não foram bastante os espaços na TV e nas capas de revista a ponto do país se ver livre do racismo. (se der pra substituir a palavra bastante por muitos, significa que o bastante deve estar no plural, logo, a resposta seria BASTANTES)

    E) 51% de conteúdos genéticos ameríndios e africanos em seus cromossomos determina a predominância étnica do autor (QUANDO O SUJEITO É FORMADO POR UMA EXPRESSÃO QUE INDICA PORCENTAGEM SEGUIDA DE SUBSTANTIVO, O VERBO DEVE CONCORDAR COM O SUBSTANTIVO, LOGO, O CERTO É DETERMINAM

    Tamo junto!!, qualquer coisa me corrijam.

    PERSEVERANÇA!!

  • GABARITO: B

    a) Antes da chegada das caravelas, haviam muito mais culturas dentro do que se chama, hoje, diversidade indígena.

    Errado. Pessoal, nunca se esqueçam! O verbo haver, quando possui sentido de existir, NÃO VARIA! O correto é dizer: "havia muito mais culturas..."

    .

    b) Falavam-se nas aldeias mais de 1000 línguas e dialetos, mais da metade delas, porém, foi extinta nos últimos 519 anos.

    Correto. Vamos por partes:

    • O que se falava nas aldeias? Mais de 1000 línguas. Mais de 1000 línguas eram faladas. O verbo foi corretamente conjugado no plural.
    • Quem foi extinto? Mais da metade das línguas. Aqui temos sujeito partitivo. O verbo pode concordar com 1 ou 2. Veja:
    1. mais da metade delas foi extinta nos últimos 519 anos. (examinador preferiu esta forma)
    2. mais da metade delas foram extintas nos últimos 519 anos.

    .

    c) A pele morena, o cabelo grosso, a barba rala e falhada, os olhos castanho-escuros e a altura mediana determina o predomínio de genética ameríndia do autor.

    Errado. Pergunte ao verbo: Quem determina o predomínio de genética? Os olhos e a altura. Os olhos e a altura DETERMINAM o predomínio.

    Percebeu que temos sujeito composto (+ de 1 sujeito)? Neste caso, há uma regrinha especial: Quando o verbo é posposto ao sujeito (vem depois), só pode concordar com o todo. Se vier antes, concordará com o todo ou com o mais próximo. Veja o exemplo:

    1. "O olho e a altura determinam" (vem depois, só concorda com o todo) /
    2. "Determina o olho e a altura" ou "Determinam o olho e a altura" (vem antes, concorda com o mais próximo ou com o todo).

    Vídeo rápido sobre sujeito composto (concordância verbal): youtube.com/watch?v=q3qISK7VfM8

    ➥ Você pode ter ficado com dúvida neste "castanho-escuros", mas está correto. O plural dos adjetivos compostos se faz flexionando o último elemento: Olhos azul-claros, Camisetas verde-escuras... ATENÇÃO! Quando vier um substantivo, ninguém varia! Blusas azul-piscina (a piscina), Meias vermelho-sangue (o sangue)...

    .

    d) Não foram bastante os espaços na TV e nas capas de revista a ponto do país se ver livre do racismo.

    Errado. Aqui temos um erro com o bastante. Quem não foi bastante? Os espaços da TV. Os espaços da TV não foram BASTANTES(muitos). Isso existe? Sim! Veja um macete para não errar mais:

    Bastante x Bastantes

    • Bastante → Quando substituir por "muito": Ele comia bastante (ele comia muito)
    • Bastantes → Quando substituir por "muitos": Ele comia bastantes frutas (ele comia MUITAS frutas)

    .

    e) 51% de conteúdos genéticos ameríndios e africanos em seus cromossomos determina a predominância étnica do autor.

    Errado. Pergunte ao verbo: Quem determina a predominância? 51% de conteúdos. Na concordância com porcentagem, podemos concordar com o número OU com o que vem depois. Veja um exemplo:

    • "20% da população reclamou" / "20% da população reclamaram"

    No caso da nossa questão, em ambas as concordâncias, o verbo ficará no plural.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • a) Antes da chegada das caravelas, haviam muito mais culturas dentro do que se chama, hoje, diversidade indígena.

    Incorreto. Conforme bem sabido, o verbo "haver", sendo o principal e indicando existência, não varia. Correção: "(...), havia muito mais culturas...":

    b) Falavam-se nas aldeias mais de 1000 línguas e dialetos, mais da metade delas, porém, foi extinta nos últimos 519 anos.

    Correto. Toda a frase atende ao padrão normativo do idioma;

    c) A pele morena, o cabelo grosso, a barba rala e falhada, os olhos castanho-escuros e a altura mediana determina o predomínio de genética ameríndia do autor.

    Incorreto. O sujeito é constituído de vários núcleos, de sorte que deve o verbo "determinar" flexionar-se no plural. Correção: "A pele morena, o cabelo grosso, a barba rala e falhada, os olhos castanho-escuros e a altura mediana determinam (...)";

    d) Não foram bastante os espaços na TV e nas capas de revista a ponto do país se ver livre do racismo.

    Incorreto. O VOLP, editado pela Academia Brasileira de Letras, classifica o vocábulo "bastante" em duas classes: adjetivo e advérbio. Em tela, não pode ser advérbio, porque não modifica verbo, adjetivo ou advérbio, portanto é um adjetivo que deve flexionar-se no plural a fim de concordar com o núcleo "espaços". Correção: "Não foram bastantes os espaços (...)";

    e) 51% de conteúdos genéticos ameríndios e africanos em seus cromossomos determina a predominância étnica do autor.

    Incorreto. Tanto o numeral indicativo de percentagem (51) quanto o adjunto adnominal (conteúdos genéticos ameríndios e africanos) demandam a pluralização do verbo "determinar". Em casos análogos a esse, existe impossibilidade absoluta de deixar no singular o verbo. Correção: "51% de conteúdos genéticos ameríndios e africanos em seus cromossomos determinam (...)".

    Letra B

  • Questão chatinha, e difícil até.

    A

    Antes da chegada das caravelas, haviam muito mais culturas dentro do que se chama, hoje, diversidade indígena. (havia, no sentido de existir, sempre fica no singular)

    B

    Falavam-se nas aldeias mais de 1000 línguas e dialetos, mais da metade delas, porém, foi extinta nos últimos 519 anos. CORRETA. ~"LÍNGUAS SÁO FALADAS~"

    C

    A pele morena, o cabelo grosso, a barba rala e falhada, os olhos castanho-escuros e a altura mediana determina o predomínio de genética ameríndia do autor. (Sujeito composto, o verbo fica no plural)

    D

    Não foram bastante os espaços na TV e nas capas de revista a ponto do país se ver livre do racismo. (É só substituir por "muitos" = Nào foram muitos os espaços = se dá para substituir e fica no plural, o bastante fica no plural também)

    E

    51% de conteúdos genéticos ameríndios e africanos em seus cromossomos determina a predominância étnica do autor.(51% é plural)

  • O "nas aldeias" está deslocado, mas não está entre vírgulas por ser um adj adv curto, com menos de 3 palavras.

  • Questão complicadinha! Precisa lembrar de algumas regras, por exemplo:

    Sujeito construído com expressão que indica quantidade aproximada seguida de numeral o verbo concorda com o substantivo da construção:

    Então em " 51% de conteúdos" meu verbo concorda com "conteúdos", portanto, no plural

  • Quando o “bastante” for um advérbio de intensidade: Esse é o seu uso mais comum, aquele com o qual estamos mais habituados. Quando queremos intensificar uma ideia, logo empregamos o “bastante”, que tem o significado de “muito”. Quando atuar como um , a palavra “bastante” não sofrerá variação, isto é, não será flexionada no plural e virá ligada a um verbo, advérbio ou adjetivo. Observe os exemplos:

    As crianças comeram bastante no lanche da tarde!

    As amigas são bastante queridas!

    Estudamos bastante para a avaliação de Português.

    ► Quando o “bastante” for um adjetivo: Ao contrário de quando atua como advérbio, a palavra “bastante”, quando , é variável, isto é, pode sofrer flexão de número, e o termo subsequente na oração deverá concordar com essa variação. Quando houver dúvida sobre empregá-la ou não no plural, faça a substituição pela palavra “suficiente”. Observe:

    Já há bastantes brinquedos em seu quarto!

    (Já há brinquedos suficientes em seu quarto!)

    Já há bastantes livros na prateleira.

    (Já há livros suficientes na prateleira.)

    ► Quando o “bastante” for um pronome indefinido: Quando a palavra “bastante” assumir a função de , ela expressará qualidades ou quantidades indefinidas e surgirá na frase antes de um substantivo com o qual concordará em número, ou seja, é variável. Exemplos:

    Bastantes pessoas foram às ruas protestar contra a corrupção. (Muitas pessoas, não é possível precisar quantas)

    Vimos bastantes livros na biblioteca. (Vários livros, não é possível quantificá-los)

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/bastante-ou-bastantes.htm

  • Eu errei porque pensei que o pronome possessivo "delas", na alternativa B, devesse concordar em gênero com o substantivo "dialetos"... Por proximidade.
  • Em 29/10/21 às 09:28, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 19/10/21 às 11:40, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 13/10/21 às 11:44, você respondeu a opção C.

    opora

  • SEGREDO : TROCAR , NA FRASE , A PALAVRA BASTANTE POR MUITO OU BASTANTES POR MUITOS! NÃO VAI ERRAR ,NUNCA , MAIS.

  • Para mim, bastante nesse caso seria um advérbio...