SóProvas


ID
5248834
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para estabilizar taludes, um dos métodos é a utilização de bermas, que são

Alternativas
Comentários
  • Bermas de Equilíbrio: são aterros laterais aos taludes para equilibrar o peso exercido pelo maciço do aterro principal. Visam impedir o expurgo de solos moles além dos offset's. Banquetas de terra colocadas no pé do talude.

    inclinação natural de taludes durante a execução de aterros é de 1/1 (1 por 1 ou 1 para 1) ou 45º, não sendo aconselhado uma inclinação superior pois não garante a sua estabilidade, resultando em desabamento do platô superior ao talude.

  • Gab. C

  • A questão trata de métodos para estabilização de taludes, mais especificamente as bermas. 

    As bermas de equilíbrio funcionam como dispositivos auxiliares, atuando como elementos laterais de compensação da dos esforços induzidos pela sobrecarga sobre o solo mole. 

    Seu princípio de estabilização é puramente físico, ou seja, não altera as propriedades do solo. São banquetas alocadas no pé do talude, com objetivo de compensar os momentos atuantes e garantir a estabilidade global do conjunto formado pelo solo mole e pelo aterro. A figura a seguir ilustra o funcionamento de uma berma de equilíbrio.


    Assim, conclui-se que a alternativa que descreve corretamente o conceito de bermas é a LETRA C -  banquetas de terra colocadas no pé do talude.


    Gabarito do Professor: Alternativa C.


    FONTE: PERBONI, Jane. Análises de estabilidade e de compressibilidade de aterros sobre solos moles - casos dos aterros de encontro da ponte sobre o Rio dos Peixes (BR 381) (dissertação). Departamento de Engenharia Civil da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, 2003.