-
Maslow define cinco categorias de necessidades humanas: fisiológicas, segurança, afecto, estima e as de auto-realização. Esta teoria é representada por uma pirâmide onde na base se encontram as necessidades mais básicas pois estas estão diretamente relacionadas com a sobrevivência.
As necessidades de auto-realização são necessidades de crescimento e revelam uma tendência do ser humano em realizar plenamente o seu potencial, podendo ser expressas como o desejo do indivíduo de tornar-se sempre mais do que é e de vir a ser tudo o que pode ser (MASLOW, 1954).
-
Já disse em outra questão e volto repetir. Com um bom português e bom-senso crítico afiado, dá pra acertar boa parte dessas perguntas de Administração Geral do IBGE. Atentem-se:
Premissa: A necessidade, que é o desejo dos indivíduos de renovar e reciclar seu potencial[1] e tornar-se cada vez mais o que cada um seria capaz de ser[2].
- [1] Desejo de renovar e reciclar seu próprio potencial, aquilo que você acha ser capaz de fazer/ser/alcançar;
- [2] Desejo de se tornar aquilo que você sonha em ser.
Conclusão: Dá pra se dizer, a partir disso, que é uma questão de auto realização. Tal qual será pra mim o dia que tomar posse como policial.
-----------------
Boa sorte e bons estudos.
-
Hierárquia das Necessidades de Maslow
1° autorrealização;
2° estima;
3° sociais;
4° segurança;
5° fisiológicas.
A hierárquia é rígida e para que uma nova necessidade surja é necessário que a anterior seja suprida. Para Aldefer, que fez um resumo das necessidades de Maslow, a hierárquia não é rígida e pode aparecer todas as necessidades de uma só vez.
Gran-Cursos Katia Lima
-
Gabarito: E
-
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, devendo ser marcada a alternativa que contém a necessidade marcada pelo desejo dos indivíduos de renovar e reciclar seu potencial e tornar-se cada vez mais o que cada um seria capaz de ser é uma das necessidades da teoria da hierarquização das necessidades humanas de Maslow.
Para Maslow, a busca do indivíduo para satisfazer suas necessidades determina o seu comportamento. Daí, para que a pessoa avance uma etapa na pirâmide, deverá suprir a necessidade imediatamente anterior, por exemplo: para que um indivíduo chegue a suprir a sua necessidade de segurança, deve antes suprir suas necessidades fisiológicas. Seguindo esse raciocínio, as necessidades secundárias jamais poderiam motivar um indivíduo se ele, antes de tudo, não se sente seguro, protegido, ou não tem acesso ao básico para sobreviver.
Maslow acreditava que as necessidades humanas podiam ser representadas numa hierarquia de importância e influência que formam uma pirâmide, compostas por necessidades primárias e secudárias.
Necessidades primárias:
- Fisiológicas: são as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc.
- Segurança: inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego.
Necessidades secundárias:
- Sociais: ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.
- Estima: leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.
- Autorrealização: a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser.
Após verificarmos o assunto, podemos concluir que a ideia de "renovar e reciclar seu potencial e tornar-se cada vez mais o que cada um seria capaz de ser" pode ser relacionada à necessidade de autorrealização.
GABARITO: E
Fontes:
DURAN, CRISTINA. Gestão de Pessoas. Salvador; Juspodivm, 2016.
FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.
-
Gab. E
Hierarquia das Necessidades de Maslow
Necessidades Fisiológicas
Necessidades de segurança
- Viver em uma área segura;
- O seguro médico(plano de saúde);
- A segurança do emprego;
- Reservas financeiras, etc
Necessidades Sociais
- Amizade
- Pertencer a um grupo
- Dar e receber amor
Necessidades de estima
- Reconhecimento (motivadores externos)
- Atenção (motivação externa)
- Status Social (motivadores externos)
- Realização (motivação interna)
- O autorrespeito (motivação interna)
Auto-realização
- Verdade
- Justiça
- Sabedoria
- Significado
-
GABARITO:E.
Teoria da Hierarquia de Necessidades
- Teoria criada por A. Maslow.
- Define motivação como a busca pela satisfação de necessidades escalonadas em uma pirâmide rígida de necessidades.
- O indivíduo somente passa de um nível para o outro após a satisfação do nível anterior (rigidez).
- Uma necessidade após ser atendida deixa de ser motivadora.
- Uma necessidade somente será motivadora quando a anterior tiver sido atendida.
- A teoria de Maslow merece respaldo por se referir a uma abordagem onde as necessidades devem ser estudadas em conjunto (holística), onde o pensamento humano afeta a motivação (humanística) e que foca nos aspectos positivos da vida.
1- necessidades básicas ou fisiológicas – aplicadas à motivação no trabalho, referem-se às necessidades de horários flexíveis, conforto físico, intervalos de trabalho etc.
2- necessidades de segurança – relacionam-se com estabilidade no emprego, plano de saúde, seguro de vida etc.
3 - necessidades sociais, de associação ou afetivas – vinculam-se às necessidades de conquistar amizades, manter boas relações, ter superiores gentis etc.
4 - necessidades de status ou autoestima – referem-se às necessidades de responsabilidade pelos resultados, reconhecimento por todos, promoções ao longo da carreira, feedback etc.
5 - necessidades de autorrealização ou crescimento – envolve os desafios, a necessidade de influenciar nas decisões, ter autonomia etc.