Questão sobre políticas econômicas, na função estabilizadora do Estado, mais especificamente tratando da política fiscal.
Vamos analisar:
Nessa assertiva, pode-se preencher tanto sendo uma política fiscal expansionista quanto contracionista. Por isso, será necessário examinar a consistência lógica de cada termo das alternativas. Vamos começar pelo cenário de uma política fiscal expansionista:
POLÍTICA FISCAL EXPANSIONISTA
Essa política tem o objetivo de AUMENTAR a produção, o emprego, a renda e o consumo. Ela tende a gerar um DÉFICIT no orçamento governamental. Suas medidas são ELEVAR os gastos do governo, ELEVAR as transferências do governo para o setor privado e REDUZIR os impostos.
Percebam que na letra A, a última lacuna deveria ser REDUZIR. A letra C está quase inteiramente em desacordo com o que vimos acima. A letra E também tem inconsistências na terceira e quarta lacuna. Logo, só sobram as letras B e D, vamos continuar.
POLÍTICA FISCAL CONTRACIONISTA
Essa política tem o objetivo de DIMINUIR a produção, o emprego, a renda e
o consumo. Ela tende a gerar um SUPERÁVIT no orçamento governamental.
Suas medidas são REDUZIR os gastos do governo, REDUZIR as transferências
do governo para o setor privado e ELEVAR os impostos.
O contrário da anterior. Percebam que na letra B tudo está invertido com o que preconiza a política fiscal contracionista. Só resta uma alternativa disponível, que é a letra D.
Gabarito do Professor: Letra D.