SóProvas


ID
5249317
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Lucélia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A “Crise de 1929”, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior oscilação econômica que o capitalismo já sofreu em sua história, abalando inclusive os alicerces do liberalismo clássico que o regia. Sobre a crise de 29 analise as afirmativa abaixo:
I- O grande estopim ocorreu em 24 de outubro de 1929, numa quinta-feira batizada “negra” (“QuintaFeira Negra”), quando a Bolsa de Valores de Nova York quebra, devido a grande oferta e queda abrupta no preço das ações. Isso provocou um efeito em cadeia, derrubando as bolsas de Tóquio, Londres e Berlim na sequência. O prejuízo foi milionário e sem precedentes históricos.
II- Na sequência, estoura a crise financeira, posto que as pessoas, em pânico, sacaram todos seus valores depositados nos bancos, o que provocou seu colapso imediato. Assim, de 1929 até 1933, a crise só se agravou.
III- Todavia, em 1932, Franklin Delano Roosevelt foi eleito presidente dos EUA e deu início a um plano econômico denominado (propositalmente) "New Deal" ou seja, o “Novo Acordo”, o qual passou a vigorar em 1933 e lentamente recuperou a economia norteamericana.
Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O New Deal foi uma série de programas implementados nos Estados Unidos entre 1933 e 1937, sob o governo do presidente Franklin Delano Roosevelt, com o objetivo de recuperar e reformar a economia norte-americana, além de auxiliar os prejudicados pela Grande Depressão.

  • Passível de recurso, devido a crise ter sido tão forte e atingido diversos países, sem precedentes históricos, o "Novo acordo" recuperou totalmente a economia dos EUA em apenas 7 anos (1940). Logo, dizer que recuperou lentamente é no mínimo duvidoso.

  • O "New Deal" não recuperou totalmente, mesmo que tenha em partes ajudado à economia, o projeto ao longo do tempo se mostrou pertubador. Mas okay, estou errado quanto a forma de resolver essa questão.