A questão exige conhecimento acerca dos princípios fundamentais da Constituição Federal e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante aos fundamentos da República Federativa do Brasil. Vejamos:
a) A dignidade humana, os valores da cidadania, o pluralismo político, a democracia e a alienação do povo em pró do governo.
Errado. Os valores da cidadania, a democracia e a alienação do povo em pró do governo não são fundamentos da República Federativa do Brasil. A cidadania (e não somente seus valores) é um dos fundamentos, vide item "E". Não há "alienação do povo em pró do governo" o que existe é a autodeterminação dos povos que é um princípio que o Brasil rege nas suas relações internacionais, nos termos do art. 4º, III, CF: Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: III - autodeterminação dos povos;
b) O pluralismo político, a educação, a alimentação, a dignidade da pessoa humana e a alienação do povo.
Errado. A educação e a alimentação constituem direitos sociais, nos termos do art. 6º, CF: Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
c) A cidadania, os valores sociais do trabalho, a dignidade dos políticos e a apatia do povo.
Errado. A banca tenta confundir o candidato trocando a "dignidade da pessoa humana" por "dignidade dos políticos". Não existe "apatia do povo", o que existe é a "autodeterminação dos povos", vide item "A".
d) A soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, e o pluralismo político.
Correto e, portanto, gabarito da questão. Lembre-se do mnemônico: SO CI DI VA PLU: soberania; cidadania; dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político. Inteligência do art. 1º, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político.
Gabarito: D