SóProvas


ID
5251114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que diz respeito aos poderes da administração pública, julgue o próximo item.

O poder de polícia é a faculdade de aplicar punições nos casos de infrações administrativas praticadas pelos agentes públicos.

Alternativas
Comentários
  • PODER DISCIPLINAR

  • ERRADO

    PODER DISCIPLINAR = APLICA SANÇÕES AOS SERVIDORES E AOS PARTICULARES QUE TENHAM ALGUM VÍNCULO COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

    PODER DE POLÍCIA = ATINGE O PARTICULAR SEM NENHUM VÍNCULO COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

    RESUMO:

    1) Poderes hierárquico e disciplinar → Ao servidor público

    2) Poder disciplinar → Aos particulares com vínculo específico

    3) Poder de polícia  Aos particulares em geral (vínculo geral)

    Questões que ajudam na resposta:

    CESPE/2021/POLÍCIA FEDERAL- O processo aberto contra o servidor caracteriza poder de polícia administrativo.(ERRADO)

    CESPE / 2018/ Polícia Federal A demissão de servidor público configura sanção aplicada em decorrência do poder de polícia administrativa, uma vez que se caracteriza como atividade de controle repressiva e concreta com fundamento na supremacia do interesse público. (ERRADO)

     CESPE /2009/ Polícia Federal- O poder de a administração pública impor sanções a particulares não sujeitos à sua disciplina interna tem como fundamento o poder disciplinar. (ERRADO)

    CESPE / 2018/ IPHAN -A administração pública exerce o poder disciplinar ao aplicar sanções, por exemplo, a um motorista particular que dirige seu veículo em velocidade acima da máxima permitida. (ERRADO)

     CESPE / 2018/ MPE-PI -Decorre do poder disciplinar a prerrogativa da administração pública de punir internamente as infrações funcionais de seus servidores e as infrações administrativas cometidas por particulares com quem o ente público tenha algum vínculo. (CERTO)

    CESPE / 2018/ STJ -A aplicação de uma multa por um agente de trânsito retrata um exemplo de aplicação do poder disciplinar da administração pública. (ERRADO)

  • CTN Art. 78. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.

  • Poder Disciplinar

  • infrações administrativas - poder disciplinar

    particulares em geral sem vínculo com Administração - poder de polícia

    Gabarito: errado

  • GABARITO - ERRADO

    PARTICULARES EM GERAL - Poder de Polícia

    Agente de trânsito guinchando seu carro.

    SERVIDORES OU PARTICULARES COM VÍNCULO - Poder disciplinar

  • Infrações administrativas praticadas por agentes públicos = poder disciplinar

  • GABARITO ERRADO

    Poder de polícia

    Criar condições e restrições

    • Particulares - Bens, direitos e atividades
    • Proteção do interesse público
    • Caráter preventivo (eminentemente) e repressivo (penalidades)

  • O poder disciplinar é a faculdade de aplicar punições nos casos de infrações administrativas praticadas pelos agentes públicos.

    O poder de polícia é a faculdade de aplicar punições nos casos de infrações administrativas praticadas pelos agentes privados.

  • Infração ADM = PODER DISCIPLINAR

    GABARITO ERRADO

  • Gabarito: E

    Trata-se do poder disciplinar porquanto diz respeito à apuração de infração e aplicação de penalidade àqueles que sujeitam à disciplina interna da Administração podendo ser servidores públicos ou particulares que tenham vínculo específico com a Administração Pública. Já o poder de polícia, segundo Hely Lopes Meireles, “é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado”.

  • Poderá haver discricionariedade quanto ao tipo de punição.

  • Gab E!

    As sanções de servidores públicos são apuradas através de um PAD (processo administrativo disciplinar). Decorrente do poder disciplinar.

  • Punições aos Agentes Públicos, Poder Disciplinar.

  • PEA NOS AGENTES . DISCIPLINAR . GABARITO ERRADINHO .

  • Errado.

    Poder disciplinar -> Agentes públicos

    Poder de polícia -> Particulares.

  • CORRETO É PODER DISCIPLINAR SENDO O MESMO VINCULADO A RESPEITO A APURAÇÃO DA INFRAÇÃO E PODENDO SER DISCRICIONARIO EM RELACAO A GRADAÇÃO DA PENALIDADE OU ESCOLHA DA MEDIDA.

    CONTINUE SEMPRE, DESISTIR JAMAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • ERRADO

    O poder de polícia é a faculdade de aplicar punições nos casos de infrações administrativas praticadas pelos administrados.

  • Poder de policia ADMINISTRATICA Incide sobre -> BENS,SERVIÇOS E PATRIIMONIOS

    JÁ A JUDICIAL > Sobre pessoas !

  • Vínculo com Adm → Poder disciplinar

    Sem vínculo com Adm → Poder de polícia

  • GABARITO: ERRADO

    1. O poder vinculado ocorre quando a administração pública não tem margem de liberdade para o seu exercício. Portanto, quando houver uma situação descriminada na lei, o agente público deve agir exatamente da forma prevista em lei.
    2. Por outro lado, o poder é discricionário quando o agente público possui uma certa margem de liberdade no agir. Contudo, a liberdade é dentro dos limites legais da razoabilidade e da proporcionalidade.
    3. Segundo José dos Santos Carvalho Filho, o poder regulamentar é “a prerrogativa conferida à Administração Pública para editar atos gerais para complementar as leis e permitir a sua efetiva aplicação. A prerrogativa, registre-se, é apenas para complementar a lei; não pode, pois, a Administração alterá-la a pretexto de estar regulamentando”.
    4. A hierarquia é a ordenação de elementos conforme a distribuição de poderes. Portanto, o poder hierárquico atinge aqueles que possuem algum grau de subordinação com outro agente público ou órgão.
    5. O poder disciplinar é definido como o poder dever de punir as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas a disciplina de órgãos públicos.
    6. Hely Lopes Meirelles descreve que o poder de polícia é a faculdade que dispõe a administração pública de condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades, e direitos individuais em benefício da coletividade ou do próprio Estado.

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/poderes-administrativos/

  • Poder de polícia = restringir direitos de particulares poder disciplinar = "punir" servidor Público
  • Eu cogito sempre de primeira ser Poder Disciplinar quando a questão menciona "sanção", "punição" ou "infração administrativa". São palavras chaves bem marcantes da banca CESPE para esse tipo de poder! Óbvio que não vai deixar de analisar bem a questão mas sempre foi Poder Disciplinar quando teve essas características no contexto!

    FOCO NA MISSÃO!

  • ERRADO

    poder de polícia se insere na esfera privada, permitindo que se apliquem restrições ou condicionamentos nas atividades privadas.

    poder disciplinar é o poder-dever de punir internamente  as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração.

    Aplica-se aos servidores públicos ou aos particulares que estejam ligados por algum vínculo jurídico específico à Administração.

  • Agente Público> poder disciplinar

    Particular > poder de polícia.

    Vamoooos, pmal

  • Poder disciplinar -> Punir agentes ou particular com vínculo.

    Poder de polícia adm. -> Punir particulares.

    GABARITO: ERRADO.

  • PODER DISCIPLINAR - SISTEMA PUNITIVO INTERNO, OU SEJA, DEPENDE DE UM VÍNCULO ESPECIAL, FUNCIONAL OU CONTRATUAL (PARTICULAR);

    PODER DE POLÍCIA - APLICADO A TODOS, INDEPENDENTEMENTE DE VÍNCULO ESPECIAL.

  • poder disciplinar===é o poder de aplicar sanções àqueles que possuem algum vínculo com a administração.

  • 1) Poderes hierárquico e disciplinar → Ao servidor público

    2) Poder disciplinar → Aos particulares com vínculo específico

    3) Poder de polícia → Aos particulares em geral (vínculo geral)

  • O poder de polícia é a faculdade de aplicar punições nos casos de infrações administrativas praticadas pelos agentes públicos.

    Q935914:

    Decorre do poder disciplinar a prerrogativa da administração pública de punir internamente as infrações funcionais de seus servidores e as infrações administrativas cometidas por particulares com quem o ente público tenha algum vínculo.

    Gab: Certo

  • ERRRADO

    • poder de polícia se trata de um particular em geral.
    • Se tem vínculo com algo público é disciplinar.

    PMAL 2021

  • Trata-se de questão de índole estritamente conceitual.

    Em rigor, a definição ofertada pela Banca vem a ser pertinente ao denominado poder disciplinar. É este que possibilita à Administração a aplicação de penalidades não apenas a agentes públicos, como também a particulares que mantenham vínculo jurídico especial com o Poder Público, como concessionários de serviços públicos, alunos de escolas e universidades públicas, pessoas internadas em hospitais públicos, dentre outros.

    O poder de polícia, de seu turno, consiste, na essência, na prerrogativa em vista da qual o Estado restringe e/ou condiciona o exercício de direitos e liberdades, assim como o uso de bens, pelos particulares (em regra) em prol do interesse público.

    Do exposto, está errada a proposição da Banca.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • O poder de polícia é referente aos particulares em geral. A questão se refere a poder disciplinar, que deriva do poder hierárquico. Quem aplica o poder disciplinar deve ser superior hierárquico de quem sofre.

  • Esse conceito, diz respeito ao poder disciplinar que prevê a aplicação de penalidade aos agentes pela prática de infrações funcionais, cuja apuração é ato vinculado por meio de sindicância ou processo administrativo disciplinar e cuja aplicação da penalidade é ato discricionário.

    poder de polícia é toda e qualquer ação restritiva imposta pelo Estado em detrimento ao direito individual ou particular, EX: recolhimento da CNH por está atrasada.

  • GABARITO : ERRADO

    PODER DE POLÍCIA : faculdade que dispões administração pública para condicionar , restringir o uso , o gozo de bens , atividades e direitos individuais , em benefício da coletividade ou do próprio estado

    PODER DISCIPLINAR : O ADMINISTRADOR PÚBLICO ATUA DE FORMA A PUNIR INTERNAMENTE AS INFRAÇÕES COMETIDAS POR SEUS AGENTES E , EM EXCEÇÃO , ATUA DE FORMA A , PUNIR PARTICULARES QUE MANTENHAM UM VÍNCULO JURÍDICO COM A ADMINISTRAÇÃO

  • Decorre do Poder disciplinar:

    (Poder Interno e não permanente)

    Representa o poder-dever da a Administração Pública punir seus servidores sempre que cometam faltas, apuradas mediante sindicância ou Processo Administrativo Disciplinar, e pode também haver punição de particular submetido ao controle estatal, como no caso daquele que descumpre contrato administrativo.

    Aplicável a:

    • Servidores públicos

    • Particulares que possuem um vínculo especial com a

    Administração Pública (mediante contrato

    administrativo/ estudantes de instituições Públicas)

  • GAB: E

    PODER DE POLÍCIA: para os PARTICULARES sem vínculo com a ADM. Pública.

    PODER DISCIPLINAR: (interno à Administração pública) para aplicar sanções a servidores públicos.

  • ERRADO

    Poder Disciplinar = vínculo com a adm.pública (servidores e particulares a serviço da adm.)

  • As bancas gostam de confundir poder de polícia x poder disciplinar

    Em síntese,

    • Poder de Polícia
    1. Supremacia do interesse público sob o privado
    2. Incidência sobre o particular
    • Poder Disciplinar
    1. Dever de aplicar punição
    2. Incidência sobre agentes públicos ou particulares contratados pela Adm. Púb.

    (CESPE) O poder de polícia é a faculdade de aplicar punições nos casos de infrações administrativas praticadas pelos agentes públicos. (ERRADO)

    (CESPE) A administração pública exerce o poder disciplinar ao aplicar sanções, por exemplo, a um motorista particular que dirige seu veículo em velocidade acima da máxima permitida. (ERRADO)

    • Poder de Polícia

    (AMEOSC) A "faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado", como a conceitua Hely Lopes Meirelles, é conhecida tecnicamente como Poder de Polícia. (CERTO)

    (QUADRIX) Ao exercer o poder de polícia, o Estado invade a esfera privada, não para pôr à disposição da população utilidades ou comodidades, mas para restringir, limitar, condicionar ou ordenar o exercício de atividades desempenhadas pelos particulares. (CERTO)

    • Também é importante saber

    (CESPE) O poder de polícia administrativa é indelegável a particulares e entre órgãos. (ERRADO)

    As fases delegadas serão: Consentimento, Fiscalização e Sanção

    Não pode: Ordem

    (CESPE) Por meio do poder de polícia administrativo, a autoridade policial tem competência para convocar testemunha para depor em delegacia de polícia (ERRADO)

    Polícia Adm= Ativades privadas, bens ou direitos 

    Polícia Jud= Diretamente sobre as pessoas, visa reprimir a infração criminal

    (CESPE) A coercibilidade é um atributo que torna obrigatório o ato praticado no exercício do poder de polícia, independentemente da vontade do administrado. (CERTO)

    ATRIBUTOS DO PODER DE POLÍCIA → CAD

    Coercibilidade;

    Autoexecutoriedade;

    Discricionariedade.

  • está errado

    o conceito cito é do poder disciplinar

  • Segunda vez esse ano.

    Cespeta também cobrou praticamente a mesma questão na prova de Agente e Escrivão PF/21.

    • O processo aberto contra o servidor caracteriza poder de polícia administrativo. Q1751682

    #PERTENCEREMOS

  • ERRADO: Poder de polícia não se aplica aos agentes da adm. Para agentes se aplica o poder disciplinar.

    Rumo a PMAL.

  • GAB: Errado...

    Poder de polícia: CONDICIONAR / RESTRINGIR comportamentos dos administrados...

    PMAL 2021

  • Poder Disciplinar.

  • Outra observação é que o poder de polícia não é uma faculdade, não tem margem de escolha para escolher não agir contra ato ilegal.

  • Errado.

    Poder de punir: o exercício do poder de punir exige relação de hierarquia. Se não houvesse na Administração uma estrutura dividida em vários órgãos e agentes, com relação de hierarquia entre si, não haveria a possibilidade de serem aplicadas sanções aos servidores, pois, para isso, é essencial que um superior aplique punição ao seu subordinado.

    Atenção: o poder de punir é o poder disciplinar que vamos ver mais adiante. Contudo, para que o poder disciplinar possa ser exercido, é necessário haver, antes de tudo, uma relação hierarquizada.

    Diante do exposto, portanto, trata-se do poder disciplinar.

  • ERRADO!

    PODER DISCIPLINAR, ******PMAL2021 VIBRAAAAAA

  • ERRADO

    O poder DISCIPLINAR é a faculdade de aplicar punições nos casos de infrações administrativas praticadas pelos agentes públicos.

  • Poder de polícia NÃO atua sobre pessoas!

  • Gabarito: Errado.

    Bem resumido: Caberia a aplicação do PODER DISCIPLINAR.

  • UM POUCO MAIS COMPLETO SOBRE O PODER DE POLICIA.

    Poder de polícia é a faculdade de manter os interesses coletivos, de assegurar os direitos individuais feridos pelo exercício de direitos individuais de terceiros. O poder de polícia visa à proteção dos bens, dos direitos, da liberdade, da saúde, do bem-estar econômico

  • PODER DE POLÍCIA: Considera-se poder de polícia a atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do poder público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.

  • Errada: O poder de polícia é a faculdade de aplicar punições nos casos de infrações administrativas praticadas pelos agentes públicos.

    Certa: O poder de disciplinar é a faculdade de aplicar punições nos casos de infrações administrativas praticadas pelos agentes públicos.

  • Ao meu ver, 2 erros na questão... um é o que todos comentaram PODER DISCIPLINAR e não PODER DE POLÍCIA.

    o segundo é que não seria uma FACULDADE aplicar punições nos casos de infrações, mas um DEVER. A discricionariedade (faculdade) consiste no grau da punição e não na punição em si.

  • PUNIÇÕES:

    Servidores Públicos: PODER DISCIPLINAR

    Particular (Com Vínculo): PODER DISCIPLINAR

    Particular COMUM: PODER DE POLÍCIA

  • Poder de Polícia: a discricionariedade recai na dosimetria da pena.

  • Errado,O poder de polícia, de seu turno, consiste, na essência, na prerrogativa em vista da qual o Estado restringe e/ou condiciona o exercício de direitos e liberdades, assim como o uso de bens, pelos particulares (em regra) em prol do interesse público.

  • Hely Lopes Meirelles conceitua poder de polícia como a faculdade que dispõe a Administração Pública para condicionar, restringir o uso, o gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado.

  • Cabe aplicação do poder de disciplinar: é a faculdade de aplicar punições nos casos de infrações administrativas praticadas pelos agentes públicos.

    Existe vínculo!

    Seja forte e corajoso;

  • Este é o poder disciplinar.

  • Errado, Poder de policia -> recai - Particular.

    seja forte e corajosa.

  • Errado!

    Praticados por particular.

  • Errado

    A questao se refere ao PODER DISCIPLINAR!

  • Cuidado com as maldades da CESPE, ele poderia colocar uma situação em que o agente público não estivesse exercendo suas funções no momento da infração... ai o poder de polícia caberia.

  • A questão faz referência ao PODER DISCIPLINAR.

    • É o poder atribuído a Administração Pública para aplicar sanções administrativas aos seus agentes pela prática de infrações de caráter funcional. O poder disciplinar abrange somente sanções administrativas, como por exemplo, a advertência, a multa, a suspensão e a demissão.

    Por conseguinte,

    GAB: E

  • PODER DISCIPLINAR.

  • poder de polícia é aplicar sanções em relação aos particulares.

  • Aplicar punições nos casos de infrações administrativas praticadas pelos agentes públicos = PODER DISCIPLINAR

  • GAB: ERRADO

    Falou de sanção interna ou externa com algum vínculo= DISCIPLINAR

    ·    PODER    Disciplinar: Ferramenta da Administração Pública para aplicar sansão / punir a prática de infrações.

  • ERRADO

    O poder disciplinar é a faculdade de aplicar punições nos casos de infrações administrativas praticadas pelos agentes públicos.

  • acredito que tenha mais de um erro, quando a questão fala em faculdade, ela erra, pois caso fosse o poder de policia seria um DEVER, e não uma escolha.

  • A questão fala do poder disciplinar.

  • Mesmo sendo poder disciplinar não há faculdade em aplicar a punição ou não, e sim na proporção em que se vai aplicar a penalidade. se eu estiver errado alguém me avise. obrigado.

  • Escorreguei nessa aí

  • O poder de polícia é a faculdade de aplicar punições nos casos de infrações administrativas praticadas pelos agentes públicos.

    Errado, o Poder Disciplinar que aplica punições a servidores públicos

    GAB: E

  • errada

    Poder de polícia: prerrogativa da qual o Estado restringe e/ou condiciona o exercício de direitos e liberdades, assim como o uso de bens, pelos particulares (em regra) em prol do interesse público.

    Poder disciplinar: voltado à aplicação de punições disciplinares a servidores públicos e demais pessoas que possuem um vínculo especial com o poder público. Ex: aplicação de penalidade a particular que celebre contrato com a Administração Pública, em face do descumprimento de obrigação decorrente do referido vínculo.

  • Errado , poder de polícia aplica punições a particulares !

  • Acredito que o erro da questão é dizer que o poder de polícia é uma faculdade. No entanto, ele é um poder-dever, não existe essa faculdade em aplicá-lo.