Antes de responder diretamente à questão, vamos lembrar o que é alteamento de barragens.
A técnica de alteamento de barragens consiste na construção do dique de partida, para a contenção dos rejeitos, e que recebe novas camadas feitas com material do próprio rejeito, à medida que o volume de rejeitos aumenta, colocadas em cima do dique.
A figura a seguir, representa o alteamento a montante, mas existe também o método de alteamento à jusante.
FONTE: Site Eletrônico: G1
Voltando ao assunto da questão, a segregação hidráulica representa a tendência de a fração sólida dos rejeitos depositar-se de forma diferenciada na praia de deposição (ver figura), criando um gradiente de concentração e interferindo diretamente na composição granulométrica do depósito (Amorim apud Ribeiro, 2020).
FONTE: Amorim apud Ribeiro (2020)
Uma das formas de se separar as frações é usando a técnica da ciclonagem. A ciclonagem é um dos principais métodos de beneficiamento de rejeitos e consiste na separação do rejeito em frações pela ação da força centrífuga, cuja realização é feita por equipamentos denominados de hidrociclones ou mesmo ciclones (ver figura).
FONTE: Gomes, (2016).
Segundo Gomes (2016), o material que deixa o ciclone pode ser dividido na:
- Parte superior (overflow) com água incorporada e apresenta granulometria fina compondo a lama.
- Parte inferior (underflow) compõe os rejeitos arenosos mais grossos, com melhores características de resistência e permeabilidade.
Por meio da segregação hidráulica, destinam-se os sólidos grossos para o alteamento da barragem com melhores características de resistência e permeabilidade e os sólidos finos para a bacia de decantação (lançados no reservatório da barragem).
Retomando a afirmativa feita pela questão, em tratando-se de alteamento de barragens, a segregação hidráulica é benéfica para as propriedades geotécnicas da barragem. Portanto, a questão está ERRADA.
Gabarito do Professor: ERRADO.
FONTES:
AMORIM, Enio Fernandes. Efeitos do processo de deposição hidráulica no comportamento de um rejeito de mineração de ouro. Dissertação de Mestrado; Brasília, 2007.
GOMES, R.C. Caracterização tecnológica de rejeitos de fosfato e análises de estabilidade da barragem de rejeitos B5 da bunge fertilizantes. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação. Ouro Preto, Agosto de 2006.