SóProvas


ID
5251564
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto, para responder à questão.


    É conceito da moda. Usam em encontros motivadores. Na Física, é a volta à forma original após uma deformação. O termo se origina da capacidade de ricochetear, de saltar novamente. Por extensão, usamos para falar de quem sofre pressão e consegue manter seus objetivos.
    Uma pessoa resiliente ideal teria três camadas. Na primeira, suporta: recebe o golpe sem desabar. Ouve a crítica e não “desaba”, vive a frustração sem descontrole, experiencia a dor e continua de pé. A primeira etapa da resiliência é administrar o golpe, o revés, o erro, a decepção. O tipo ideal que estamos tratando sabe a extensão da dor, mas se considera (ou é de fato) mais forte do que as ondas das adversidades.
     O segundo estágio é a recuperação/aprendizagem. Combinam-se os dois conceitos. Sinto o golpe, não desmonto (fase um) e ainda recupero a posição anterior ao golpe com o acréscimo de algo novo. Toda dor contém sua lição. Ninguém duvida disso. O resiliente consegue aprender com o golpe sentido.
   O terceiro momento do modelo perfeito é a ressignificação da estratégia e da consciência a partir do aprendizado. O tipo aqui descrito nunca se vitimiza, mesmo se for a vítima. Não existe lamúria ou sofrimento para o mundo. A dor existe, foi sentida, houve reação com aprendizado e dele surgiu um novo ser, mais forte e mais sábio.
    É bom descrever tipos perfeitos. Quase sempre são inexistentes. São como a biografia de santos medievais: sem falha, diamantes sem jaça; modelos e, como tal, inatingíveis. Existe um propósito didático de mostrar a perfeição para nós que chafurdamos no lodo da existência banal. Todos temos graus variados de resiliência diante da vida. Ninguém é o tipo ideal. Uma coisa não invalida a outra.
    Como narrativa de santos, o modelo perfeito serve como para indicar o ponto no qual não me encontro, porém devo reagir para almejá-lo. Sempre é bom ser resiliente e todos os palestrantes e livros têm razão: sem resiliência em algum grau, épico ou homeopático, é impossível enfrentar o mundo.
    O conto extraordinário de Kafka, Um Artista da Fome, fala de um homem com extrema resiliência para aguentar jejuns prolongados. Era um herói! Ao final, emitiu a verdade surpreendente. Ele não era um homem de vontade férrea, apenas nunca havia encontrado um prato que… o seduzisse realmente. Seu paladar nunca fora tentado. Creio ser a receita geral da resiliência: a serenidade diante das coisas que, na verdade, não nos atingiram. Esperança ajuda sempre.

(Leandro Karnal. Os heróis da resiliência. Disponível em:

https://cultura.estadao.com.br. Acesso em 20.01.2021. Adaptado)

É correto afirmar que as palavras destacadas nas passagens – … sem falha, diamantes sem jaça… (5º parágrafo) / Ele não era um homem de vontade férrea… (último parágrafo) – têm sinônimos adequados, respectivamente, em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Recorri ao texto para acertar. Veja:

    "É bom descrever tipos perfeitos. Quase sempre são inexistentes. São como a biografia de santos medievais: sem falha, diamantes sem jaça; modelos e, como tal, inatingíveis."

    → Veja que o autor diz que os tipos perfeitos são aqueles que não possuem falhas, são modelos, diamantes sem jaça, por consequência, são diamantes perfeitos, sem nenhuma sujeira ou defeito.

    Com isso ficamos entre duas alternativas: B e D.

    " Ele não era um homem de vontade férrea… "

    → Pessoal, alguém de vontade férrea, é alguém de vontade dura, que não quebra, assim como o ferro. Podemos marcar com tranquilidade a alternativa D (mácula e inquebrantável).

    .

    Como estamos estudando, vejamos as definições que encontrei em alguns dicionários:

    Jaça (são diamantes sem jaça [sem defeito]).

    1. Defeito, falha, mancha que se vê em pedras preciosas.
    2. Local de detenção; prisão, calabouço.
    3. [Figurado] Dito que desonra, mancha a reputação de alguém; mácula.

    Mácula

    1. Defeito, falha, mancha que se vê em pedras preciosas.
    2. Local de detenção; prisão, calabouço.
    3. [Figurado] Dito que desonra, mancha a reputação de alguém; mácula.

    -----------------------------------------------------------------

    Férreo (Ele não era um homem de vontade férrea…)

    1. Feito de ferro.
    2. Via férrea, estrada de ferro.
    3. [Figurado] Inflexível, imbatível: vontade férrea.

    Inquebrantável

    1. Que não se consegue quebrantar; sem flexibilidade; sólido: relacionamento inquebrantável.
    2. Que manifesta persistência; que não se cansa; incansável: o amor que tinha pela mãe era inquebrantável.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Poderia citar a fonte desta afirmação?

  • Questão assim, é preciso analisar o contexto e ser frio na hora de responder

  • topadinha essa
  • Errei pois o ferro é mais inflexível do que inquebrantável

  • O vocábulo “jaça” é desconhecido pela maior parte das pessoas, mas, pelo contexto, existe proximidade semântica com “falha”, “defeito”. Isso já nos elimina as letras A, C e E.

    Já “férrea”, derivado de “ferro”, pode ser traduzida como “vontade de ferro”, ou seja, uma vontade firme, forte, inquebrantável.

    Dessa forma, as combinações apresentadas nos levam à letra D.