SóProvas


ID
5251639
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto de um discurso do líder soviético Nikita Kruschev, em 06 de junho de 1956.

    Pode ser que vosso vizinho vos seja simpático, ou não. Não tendes a obrigação de ser seus amigos ou de visitá-los. Porém, viveis lado a lado, e que fazer se nem nós nem ele se dispõem a deixar o lugar a que estão habituados, para se fixar em outra cidade? Com muito maior razão, o mesmo ocorre nas relações entre os Estados. […] Quer nosso vizinho vos agrade ou não, não há outra coisa a fazer senão encontrar um terreno de entendimento com ele, pois nós temos um só planeta.
(apud Adhemar Martins Marques et al., História do tempo presente)

Considerando o contexto histórico dessa manifestação, é correto afirmar que o líder soviético

Alternativas
Comentários
  • Nikita Kruschév assumiu o cargo de Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética após a morte de Stalin no ano de 1953. Começou, em seu governo, o processo chamado de “desestalinização", com a suavização da censura, fins dos campos de trabalho forçados e redução do poder da polícia política, dentre outras transformações. O novo líder soviético fez um discurso no XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, em fevereiro de 1956, no qual denunciou os crimes cometidos por Stalin. O texto apresentado na questão se refere ao discurso de Nikita Kruschév , em 1956, em que apresenta uma nova possibilidade de relacionamento entre os Estados Unidos e a União Soviética : a coexistência pacífica entre os países socialistas e capitalistas. Este termo contraria a doutrina marxista, pois afirma que apesar de possuírem doutrinas diametralmente opostas devem conviver pacificamente já que habitam o mesmo planeta. 

    A coexistência pacífica foi aplicada na política externa da União Soviética em relação aos Estados Unidos, aos países da Organização do Atlântico Norte e às nações do Pacto de Varsóvia. O tema faz parte dos currículos de História do Ensino Médio e está presente nos manuais de História Geral da escola básica. Uma das opções mostra uma avaliação correta acerca do líder soviético. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, porque o discurso mencionado na questão de Nikita Kruschév está diretamente relacionado à política de coexistência pacífica e este contexto não está relacionado com a descolonização afro-asiática. A União Soviética tentou aproximação política com os países africanos e asiáticos que estavam em processo de libertação colonial apoiando com infraestrutura bélica, equipamentos de saúde e transferências de tecnologia. Entretanto, nem todos os países que receberam o apoio russo aderiram ao socialismo ou retribuíram a rentabilidade do investimento feito neles. 

    B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a OTAN e o Pacto de Varsóvia foram criadas antes do discurso de 1956. Ambas resultam de momentos de tensão entre as superpotências. Inclusive a política de coexistência pacífica, elaborada por Nikita Kruschev , ofereceu o mesmo tratamento aos países da OTAN, aos do Pacto de Varsóvia e aos Estados Unidos. 

    C) CORRETA - Esta afirmativa está correta pois o termo Coexistência pacífica cunhado Kruschev evidencia que, ainda que as ideologias e os modos de produção sejam diferentes, Estados coexistir na arena internacional. Esta postura contraria o principio marxista que afirma que é impossível a coexistência dos sistemas socialista e capitalista. Esta política abre uma ponte para acordos entre a União Soviética e os Estados Unidos. 

    D) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois a política de coexistência pacífica elaborada pelo líder soviético tem como objetivo a boa convivência entre os Estados Unidos e a União Soviética. Algo que fica evidenciado nos encontros entre os líderes soviético e americano. Além disso, os EUA não interferiam diretamente em regiões sob a área de influência da URSS. Isso significaria desonrar o acordado na Conferência de Yalta. 

    E) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta, pois tanto os Estados Unidos como a União Soviética possuíam o conhecimento de que a corrida armamentista continuava. Cada um tinha a possibilidade de destruição total do oponente. Seria uma espécie de “suicídio coletivo" em função dos armamentos nucleares das superpotências envolvidas. Sendo assim, a coexistência pacifica foi um meio de aproximar os dois países e diminuir a possibilidade de relações internacionais à sombra de uma guerra nuclear de proporções catastróficas. 
    Gabarito do Professor: Letra C.
  • achei que não tinha acordo entre EUA X URSS, essa foi pesada

  • Foi pesada mesmo, quando fiz ela na prova, fique sem saber pra onde ir.

  • NA VERDADE A QUESTÃO FALA SOBRE A COEXISTÊNCIA PACÍFICA ( 1956-1960) ONDE AS TENSÕES BAIXARAM E NIKITA, EM SEU DISCCURSO, ALIVIA A POPULAÇÃO COM UM DISCURSO NÃO MILITARISTA E TENTA UM POSSÍVEL ACORDO COM OS EUA. ALTERNATIVA (C)

  • Pode ser que vosso vizinho vos seja simpático, ou não. Não tendes a obrigação de ser seus amigos ou de visitá-los. Porém, viveis lado a lado, e que fazer se nem nós nem ele se dispõem a deixar o lugar a que estão habituados, para se fixar em outra cidade? Com muito maior razão, o mesmo ocorre nas relações entre os Estados. […] Quer nosso vizinho vos agrade ou não, não há outra coisa a fazer senão encontrar um terreno de entendimento com ele, pois nós temos um só planeta. 

    Gab. C

    SeguEoFluxo...

  • pois nós temos um só planeta.

    Questão complicadinha, mas nesse trecho podemos ver que eles buscaram acordo

    GAB C

    APMBB

  • Entendimento = acordo

  • Gabarito forçadíssimo . O que havia era uma aceitação por ambas as partes, já um acordo é algo que vai muito além do que o texto fala. Falha do examinador.