SóProvas


ID
5251642
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A convocação para as eleições, visando à composição da Assembleia Constituinte, e os novos partidos, organizações políticas de massa que surgiam, agitavam os anos que vão de 1932 a 1935. Nesse período, são perceptíveis ao menos quatro grandes tendências político-ideológicas: autoritarismo cientificista, liberalismo, esquerdismos e fascismo.
(Marcos Napolitano, História do Brasil República: da queda da
Monarquia ao fim do Estado Novo, p. 101. Texto adaptado)
Sobre a tendência fascista, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Na década de 1930, novos grupos políticos se organizaram no Brasil tendo em vista a derrocada do regime das oligarquias e a oficialização do primeiro mandato de Getúlio Vargas, de modo surgiu a AIB, tendo como líder o plinio salgado.

  • Peaky Blinders salvou a questão, lembrei do facista Mosley, líder da União Britânica de Fascistas no Reino Unido e também era amigo de Hitler, daí matava 70% da questão.

    GAB: A

  • Getúlio Vargas ascendeu ao poder após a Revolução de 30 colocando fim à Política Café com leite que permitia , o revezamento entre os candidatos apoiados por São Paulo e Minas Gerais para a chefia do poder executivo federal. Vargas foi eleito indiretamente com a instauração de um Governo Provisório, durante o qual deveria preparar novas eleições e abrir uma Assembleia Nacional Constituinte. Isto não foi feito imediatamente. Vargas implantou medidas centralizadoras , como a dissolução do Poder legislativo com o fechamento do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativas estaduais e municipais, além de substituir os governadores de estado por interventores nomeados por ele. 
    A demora na convocação da Assembleia Constituinte e as medidas centralizadoras agitaram os ânimos no país e das forças políticas que haviam levado adiante o movimento de 1930. Face à situação Vargas promulgou o Código Eleitoral de 1932 que trouxe a criação da Justiça Eleitoral, o voto secreto, a obrigatoriedade do voto e por fim o direito do voto de mulheres que poderiam se candidatar e votar caso possuíssem 21 anos. Outra medida foi convocar a eleição, em março de 1932, para a formação da Assembleia Nacional Constituinte no ano seguinte. Entretanto, os paulistas ainda não aceitavam o interventor de seu estado.
    Este fato foi o suficiente para a Revolução Constitucionalista de 1932, que durou seis meses, com a rendição paulista e com a troca do interventor do Estado. As medidas autoritárias de Vargas, a falta de uma Constituição e a ausência de um Poder Legislativo atuante foram fatores que levaram um engajamento político nas eleições com reunião de diferentes partidos com tendências política e ideológicas diversas. 


    Uma das opções destaca características básicas do fascismo brasileiro. O tema está presente em manuais de História do Brasil para escola básica . As obras de Koshiba, Cláudio Vicentino e Leonel Itaussú são bastante completas. 
    A) CORRETA – Esta afirmativa está correta, pois a Ação Integralista Brasileira foi formada no ano de 1932. O fundador da AIB foi Plinio Salgado que era escritor e jornalista, de classe média e, participou do movimento modernista dos verdes e amarelos. Ao retornar da Itália aliou o seu sentimento nacionalista com o ultraconservadorismo aprendido com os fascistas que dominavam a nação italiana. O Manifesto Integralista previa como deveria ser a organização do Estado a partir da defesa do nacionalismo, do cultivo do amor ao país em termos culturais, do corporativismo e combate às ideias liberais além da rejeição aos valores socialistas. O Estado apregoado pela AIB era conservador, autoritário e autocentrado. 

    B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a organização política que possuía abrangência nacional era a Aliança Nacional Libertadora (ANL) que reunia diferentes correntes políticas e setores sociais com um amplo apoio dos setores populares. No Manifesto fundador estava prevista a luta contra o fascismo, o latifúndio, o imperialismo e a miséria. 

    C) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta, pois a tendência fascista estava vinculada aos setores intelectuais e de classe média. A presença dos membros da Ação Integralista se dava nos centros urbanos e na capital do país. Os integralistas defendiam que o nacionalismo deveria ter mais bases culturais do que econômicas. 

    D) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta, pois as tendências fascistas foram apresentadas pela Ação Integralista Brasileira. Os integralistas apoiavam um nacionalismo com base em elementos culturais, pois o cosmopolitismo com a presença estrangeira prejudicava a construção de identidade brasileira. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, porque os integralistas defendiam um Estado interventor. A economia integralista, segundo Miguel Reale, promove a racionalização da produção com o respeito aos valores humanos, controla a circulação de riquezas, estende os círculos de consumo e proporciona a distribuição. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • foi o sustento para a implantação do estado novo em 1937

  • AIB-> Apoiava o Fascismo

    ANL-> Apoiava o Comunismo

    Os dois principais partidos políticos que caem em questões