SóProvas


ID
5252746
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O artigo 1o da Constituiçao Federal de 1988 define que a Republica Federativa do Brasil, formada pela uniao indissoluvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democratico de Direito e tem como um de seus fundamentos:

Alternativas
Comentários
  • Boa explicação.

  • so ci di va plu
  • Artigo 1° II a cidadania

  • CORRETA LETRA B

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;         

    V - o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

  • A questão exige conhecimento acerca dos fundamentos da República Federativa do Brasil (RFB) e pede ao candidato que assinale o item correto, marcando um de seus fundamentos.

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 1º, CF, que preceitua:

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;  

    V - o pluralismo político.

    Portanto, dentre os itens apresentados pela Banca, o único que se demonstra correto é o de letra "B" - cidadania, visto que os demais são ideais contrários à Constituição Federal.

    No tocante à cidadania, leciona Pedro Lenza: "Materializada tanto na ideia de capacidade eleitoral ativa (ser eleitor) e passiva (ser eleito) como na previsão de instrumentos de participação do indivíduo nos negócios do Estado. Assim, o conceito de cidadania não restringe a direito políticos, mas nessa visão muitos mais abrangente e que engloba, também, os direitos e deveres fundamentais."

    Gabarito: B

    Fonte: LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 22.ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

  • A questão exige conhecimento acerca dos fundamentos da República Federativa do Brasil, segundo a literalidade do texto constitucional em seu artigo 1º. Segundo a CF/88, temos que:

     

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político.

     

    Portanto, a única alternativa compatível com o texto constitucional é a letra “b”. Ademais, todas as demais alternativas apontam princípios (como ditadura e centralização política) que colidem frontalmente com o dogma da democracia constitucional, marco da CF/88.

     

    Gabarito do professor: letra b.

  • PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS: SOBERANIA, CIDADANIA, DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, VALORES SOCIAIS DO TRABALHO E DA LIVRE INICIATIVA, PLURALISMO POLÍTICO.

    FÉ SEMPRE!

  • GABARITO B

    Essa é antiga do tempo do SOCIDIVAPLU

  • centralização política é presente em países unitários, a exemplo da China, na qual todo o poder é centralizado na órbita federal

    Brasil é uma federação, logo, possui descentralização política na qual todos os entes, ao menos na teoria, estão em pé de igualdade.

  • Erro da Letra "C":

    Por forma de Estado, subentende-se que como sendo a maneira pela qual o Estado se organiza (povo, territórios) e suas estruturas de poder.

    Assim, pelo princípio federativo, pode-se afirmar que o cidadão sofre influência de três esferas de atuação, quais sejam: federal, local e regional.

    Aí tá o enfoque da federação: esta demonstra forte descentralização política e harmonia entre os entes federativos.