SóProvas


ID
5253253
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito dos benefícios, de acordo com a Lei nº. 8.112/90 analise as afirmativas, identificando com V as verdadeiras e com F as falsas:
( ) O auxílio-natalidade é devido à servidora por motivo de nascimento de filho, em quantia equivalente ao maior vencimento do serviço público, salvo no caso de natimorto.
( ) O salário-família é devido ao servidor ativo, inativo ou em disposição, por dependente econômico.
( ) Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus.
( ) Será concedida licença à servidora gestante por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, sem prejuízo da remuneração. No caso de nascimento prematuro, a licença terá início a partir do parto.
( ) Será licenciado, com remuneração proporcional aos danos sofridos, o servidor acidentado em serviço.
Assinale a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
    • (F) O auxílio-natalidade é devido à servidora por motivo de nascimento de filho, em quantia equivalente ao maior vencimento do serviço público, salvo no caso de natimorto. ERRADO. (Art. 196. O auxílio-natalidade é devido à servidora por motivo de nascimento de filho, em quantia equivalente ao menor vencimento do serviço público, inclusive no caso de natimorto.)

    • (F) O salário-família é devido ao servidor ativo, inativo ou em disposição, por dependente econômico. ERRADO

    Art.197. O salário-família é devido ao servidor ativo ou ao inativo, por dependente econômico.

    • (V) Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus. (Correto) Art. 202.

    • (V) Será concedida licença à servidora gestante por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, sem prejuízo da remuneração. No caso de nascimento prematuro, a licença terá início a partir do parto.(Correto) Art.207.

    • (F) Será licenciado, com remuneração proporcional aos danos sofridos, o servidor acidentado em serviço. ERRADO Art. 211. Será licenciado, com remuneração integral, o servidor acidentado em serviço.

    Gabarito letra C

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA, após a análise de cinco itens. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei 8.112/90. Vejamos:

    (F)- Art. 196. O auxílio-natalidade é devido à servidora por motivo de nascimento de filho, em quantia equivalente ao menor vencimento do serviço público, inclusive no caso de natimorto.

    (F)- Art. 197. O salário-família é devido ao servidor ativo ou ao inativo, por dependente econômico. Não há na lei menção ao servidor em disposição.

    (V)- Art. 202. Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus.

    (V)- Art. 207. Será concedida licença à servidora gestante por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, sem prejuízo da remuneração.

    § 2º No caso de nascimento prematuro, a licença terá início a partir do parto.

    (F)- Art. 211. Será licenciado, com remuneração integral, o servidor acidentado em serviço.

    Desta forma:

    C. F – F –V – V – F.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.

  • A questão trata dos benefícios dos servidores públicos federais previstos na Lei nº 8.112/1990.

    Vejamos as afirmativas da questão:

    O auxílio-natalidade é devido à servidora por motivo de nascimento de filho, em quantia equivalente ao maior vencimento do serviço público, salvo no caso de natimorto.

    Falsa. O auxílio-natalidade é benefício devido a servidora por motivo de nascimento de filho, mas em quantia equivalente ao menor vencimento do serviço público e não ao maior vencimento do serviço público. O auxílio, além disso, é devido mesmo em caso de natimorto (art. 196 da Lei nº 8.112/1990).

    O salário-família é devido ao servidor ativo, inativo ou em disposição, por dependente econômico.

    Falso. De acordo com o artigo 197 da Lei nº 8.112/1990, “o salário-família é devido ao servidor ativo ou ao inativo, por dependente econômico". A lei não faz referência à concessão de salário família a servidores em disposição.

    Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus.

    Verdadeira. De acordo com o artigo 202 da Lei nº 8.112/1990, “será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus".

    Será concedida licença à servidora gestante por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, sem prejuízo da remuneração. No caso de nascimento prematuro, a licença terá início a partir do parto.

    Verdadeira. De acordo com o artigo 207 da Lei nº 8.112/1990, “será concedida licença à servidora gestante por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, sem prejuízo da remuneração". A licença, em regra, poderá ter início no primeiro dia do nono mês de gestação, salvo antecipação por prescrição médica, conforme artigo 207, §1º, da Lei nº 8.112/1990. Em caso de nascimento prematuro, contudo, a licença terá início a partir do parto, nos termos do §2º do artigo 207 da Lei nº 8.112/1990.

    Será licenciado, com remuneração proporcional aos danos sofridos, o servidor acidentado em serviço.

    Falsa. O servidor acidentado em serviço será licenciado com remuneração integral e não com, nos termos do artigo 211 da Lei nº 8.112/1990, e não com remuneração proporcional aos danos sofridos.

    A sequência correta, portanto, é F-F-V-V-F e a resposta da questão é a alternativa C.

    Gabarito do professor: C.