SóProvas


ID
5253400
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Lençóis Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei Federal n° 8.429 de 2 de junho de 1992, Lei de Improbidade Administrativa Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C.

  • Gab C

    Apresentação de declaração de bens:

    • Bens móveis e imóveis, semoventes, dinheiro, títulos e ações...
    • País ou Exterior
    • quando for o caso, abrangerá o do cônjuge, companheiro, filhos ou pessoa que dependa do declarante
    • anualmente atualizado
    • E se não declarar, declarar falso ou declarar fora do prazo? Demissão a bem do serviço público
  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei 8.429/92. Vejamos:

    Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente.

    Ou seja, a entrega da declaração de bens é condição para posse e exercício, esta declaração deverá ser atualizada anualmente e quando o agente público deixar o exercício do mandato, cargo, emprego ou função. O agente público que se recusar a atualizá-la ou prestar declaração falsa será demitido.

    Desta forma:

    C. CERTO. Apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.

  • Lembrando que o declarante pode usar o imposto de renda como demonstração também.

  • GABARITO - C

    I) Deve ser prestada anualmente

    II) Se não apresenta a consequência é demissão a bem do serviço público

    III) poderá entregar cópia da declaração anual de bens apresentada à Delegacia da Receita Federal

    IV) Não entra na conta os utensílios domésticos

  • GABARITO: C

    Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente.

  • Cuida-se de questão cuja resolução demandou, expressamente, conhecimento acerca da redação do art. 13, caput, da Lei 8.429/92, que trata do dever de apresentar declaração de bens pelos agentes públicos. Confira-se:

    "Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente."

    Assim sendo, sem maiores delongas, resta evidente que a única opção condizente com a norma de regência da matéria é aquela indicada na letra C.


    Gabarito do Professor: Letra C.

  • Gab c

    Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente.

  • https://www.youtube.com/watch?v=XjbOu4fG4hA&ab_channel=Pobreconcurseiro.

    questões PPMG

  • Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração de imposto de renda e proventos de qualquer natureza, que tenha sido apresentada à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente.         

    § 2º A declaração de bens a que se refere o caput deste artigo será atualizada anualmente e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, do cargo, do emprego ou da função.         

    § 3º Será apenado com a pena de demissão, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, o agente público que se recusar a prestar a declaração dos bens a que se refere o caput deste artigo dentro do prazo determinado ou que prestar declaração falsa.