SóProvas


ID
5254150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considere que determinada empresa possua, entre seus ativos, alguns recebíveis oriundos de vendas a prazo, cujo recebimento não é considerado líquido e certo. Diante dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.


As perdas estimadas relacionadas a recebíveis de liquidação duvidosa devem ser reconhecidas como despesas, em contrapartida à própria conta de ativo que representa esses recebíveis.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado

    Acredito que o erro esteja em ''própria conta de ativo'', pois o lançamento para ''perdas estimadas relacionadas a recebíveis de liquidação duvidosa'' é realizada em contrapartida a uma conta retificadora de ativo, seja cliente ou duplicatas a receber, veja:

    Quando a provisão é constituída, nós lançamos:

    D – Despesa com PCLD

    C – PCLD (redutora ativo)

    Posteriormente, se a perda for reconhecida como efetiva, quando o cliente é considerado incobrável, nós fazemos o seguinte:

    D – PCLD

    C – Duplicatas a receber

  • Gabarito: ERRADO

    As perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa devem ser reconhecidas de acordo com o seguinte lançamento contábil:

    D – Despesa com PECLD ( ↓ Resultado)

    C – PECLD ( ↓ Ativo)

    Perceba, que o crédito é realizado em conta retificadora das Duplicas a Receber, e não na própria conta que representa os recebíveis.

  • Errado

    O lançamento da estimativa de perda será efetuado em conta retificadora, vejam a contabilização:

    D – Despesas com Perdas Estimadas (PDD)

    C – Perdas estimadas com clientes (retificadora do ativo)

    Não será feito na mesma conta que registra os valores a receber.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-pf-contabilidade-geral-agente-e-escrivao-em-atualizacao/

  • (CESPE/2013/MPU) As contas provisão para créditos de liquidação duvidosa e depreciação acumulada, apesar de apresentarem saldo de natureza credora, devem ser classificadas no ativo como contas redutoras dos itens patrimoniais que lhe deram origem. Gabarito: certo

  • (ERRADO)

    PECLD "levou o cano / calote"

    Retifica a conta clientes (Ativo)

    [152 / 257]

  • o certo:

    perdas estimadas devem ser reconhecidas como despesas e é realizada em contrapartida a uma conta retificadora de ativo

  • As perdas estimadas relacionadas a recebíveis de liquidação duvidosa devem ser reconhecidas como despesas, em contrapartida à conta PECLD (retificadora de ativo).

  • conta PECLD

    Perdas Estimadas p/ créditos de liquidação duvidosa

    (não é mais uma provisão)

    # as PECLD (CREDOR) se referem a ajustes no valor contábil de direitos a receber, em contas como

    • Contas a Receber
    • Duplicatas a Receber
    • Clientes
    • ou outra denominação

    # ficam sujeitas ao risco de perda pelo não recebimento integral dos direitos, em razão da inadimplência dos clientes. Portanto, a conta PECLD é retificadora do ativo, retificando a conta clientes.

    • O termo "PERDAS ESTIMADAS" será na maioria das vezes retificador do ATIVO.

    Quando a estimativa é constituída:

    D – Duplicatas a receber

    C – PECLD (redutora ativo)

    Posteriormente, se a perda for reconhecida como efetiva, quando o cliente é considerado incobrável, nós fazemos o seguinte:

    C – PECLD (acho que se eu lançar a débito estarei estornando a conta retificadora)

    D – despesas PECLD

    (CESPE) As perdas estimadas relacionadas a recebíveis de liquidação duvidosa devem ser reconhecidas como despesas, em contrapartida à própria conta de ativo que representa esses recebíveis.(ERRADO)

    • a despesa PECLD é reconhecida em contrapartida a própria conta retificadora.

    Adendo

    mas e as duplicatas a receber não são baixadas? Claro, a retificadora diminui o seu saldo até zerar se for o caso, mas a despesa é só no reconhecimento - fato gerador;

    pessoal, acho que é isso quanto ao lançamento, pois a Sheinna reconheceu uma despesa logo na constituição da estimativa de perda, não no reconhecimento do fato, depois estornou o saldo da retificadora, o que achei estranho, o que vocês acham sobre o lançamento?

    (erros comuniquem que retifico)

    AVANTE

  • Errado ! Não é no ativo, mas sim na retificadora do ativo.

    #PCDF

  • Você lê a questão e não tem certeza se ela fala que a perda já ocorreu ou se estamos realizando o lançamento da possível perda. Realmente questão meia boca.

  • Errado.

    D – Duplicatas a receber

    C – PECLD (RET. ATIVO)

  • Questão sobre a contabilização de recebíveis cuja liquidação tenha caráter duvidoso.

    Para entendermos melhor o procedimento contábil indicado na questão, vamos revisar os conceitos sobre a conta de Perdas Estimadas com Créditos de Liquidação Duvidosa (PECDL).

    Dica! Essa conta antigamente era chamada de “Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa" ou ainda “Provisão para Devedores Duvidosos", mas essas nomenclaturas não são mais recomendadas, uma vez que não representam obrigação com terceiros (passivos). Entretanto, ainda encontramos esse tipo de nomenclatura em algumas provas de concurso, por isso, fique atento!

    Como diz o nome, a conta de PECLD representa uma estimativa contábil realizada pela entidade, com o objetivo de evidenciar de forma mais fidedigna sua realidade econômica. Em outras palavras, as entidades utilizam essa conta para retificar os recebíveis (ex.: Duplicatas a Receber), ajustando pelo valor que acreditam que, de fato, serão recebidos pelos devedores.

    Vejamos um exemplo prático.

    Considere uma empresa A que vende para o cliente B, a prazo, mercadorias no valor de R$ 150.000. O departamento comercial em conjunto com o departamento jurídico da empresa informa ao departamento contábil que existem evidências objetivas de que o cliente B não pagará parte da dívida de R$ 150.000. Ou seja, uma fração do valor que era para ser recebido não é mais considerado líquido e certo.

    Diante desses “sinais de calote", o contador deverá fazer uma estimativa contábil e constituir uma PECDL, com o objetivo de refletir essas perdas estimadas no valor de seu patrimônio, em respeito ao princípio da representação fidedigna.

    No ato da constituição da PECDL há o seguinte lançamento contábil envolvendo essa conta retificadora do ativo:

    D - Despesas com crédito de liquidação duvidosa (↓ Resultado)
    C - Perdas estimadas com crédito de liquidação duvidosa (↓ AC)

    Posteriormente, após esgotadas as tentativas de cobrança, caso o valor se torne realmente incobrável, deverá ser registrado o seguinte fato permutativo:

    D - Perdas estimadas com crédito de liquidação duvidosa (↑ AC)
    C - Duplicatas a receber (↓ AC)
     
    Feita toda a revisão do assunto, agora podemos identificar o ERRO da assertiva:

    As perdas estimadas relacionadas a recebíveis de liquidação duvidosa devem ser reconhecidas como despesas, em contrapartida à própria conta de ativo que representa esses recebíveis.

    As perdas estimadas relacionadas a recebíveis de liquidação duvidosa devem ser reconhecidas como despesas, em contrapartida à conta retificadora do ativo “PECLD".

    A própria conta de ativo que representa esses recebíveis (ex.: Duplicatas a Receber) é baixada posteriormente, caso a perda se efetive.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • é uma conta retificadora do ativo

  • Pegadinha.

    Errado: As perdas estimadas relacionadas a recebíveis de liquidação duvidosa devem ser reconhecidas como despesas, em contrapartida à própria conta de ativo que representa esses recebíveis.

    Correto: As perdas estimadas relacionadas a recebíveis de liquidação duvidosa devem ser reconhecidas como despesas, em contrapartida da conta EPCLD  (redutora ativo circulante ou realizável a longo prazo, dependendo do prazo de recebimento), ou seja, em uma conta diversa da conta do ativo que representa os respectivos recebíveis.

    Para melhor visualização, segue o lançamento errado e correto:

    Errado:

    Débito - Despesas com PCLD (Resultado)

    Crédito - Duplicatas a Receber/Clientes (conta de ativo que representam recebíveis)

    Correto:

    Débito - Despesas com PCLD (Resultado)

    Crédito - PCLD (conta retificadora de ativo, que não se confunde com duplicatas a receber ou clientes)

  • ERRADO

    As perdas estimada são classificadas como REDUTORA DO ATIVO.

    pode se dizer que é uma PROVISÃO DO ATIVO

  • Fui pela logica de que como é uma estimativa, não tem que reduzir o o ativo, apenas quando confirmar essa perda

  • Errado ! Estimar uma perda não é despesa(ainda), mas sim na retificadora do ativo. 

  • Errado.

    O lançamento será feito em conta retificadora do ativo, da seguinte forma:

    Débito - Despesas com PCLD (Resultado)

    Crédito - PCLD (ativo)

  • Bizu do Possati: "toda conta que começar com 'Perdas estimadas' é uma conta redutora do ativo."

  • A redação da questão é capciosa. De fato será reconhecida uma DESPESA (D), contudo haverá como contrapartida uma conta RETIFICADORA DO ATIVO (C).

  • a PECLD é retificadora da conta clientes. O comando afirma que a contrapartida ocorre na conta clientes, ms na verdade ocorre na sua retificadora :PECLD.

  • No momento da provável perda:

    D- Despesas com PECLD (conta de resultado)

    C- PECLD(retificadora do ativo)

  • E

    Trata-se das estimativas para créditos de liquidação duvidosa (ECLD), se os recebíveis não é liquido e certo, ou seja, duvidoso, uma ECLD (Conta redutora do Ativo) deve ser constituída para ajustar o valor a ser recebido para o valor líquido de realização.

  • As perdas estimadas relacionadas a recebíveis de liquidação duvidosa devem ser reconhecidas como despesas, em contrapartida à própria conta de ativo que representa esses recebíveis. (ERRADO)

    As perdas estimadas relacionadas a recebíveis de liquidação duvidosa devem ser reconhecidas como despesas, em contrapartida à conta retificadora do ativo “PECLD"(perdas estimadas com crédito de liquidação duvidosa). (CERTO)

    A própria conta de ativo que representa esses recebíveis (ex.: Duplicatas a Receber) é baixada posteriormente, caso a perda se efetive.

  • As perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa devem ser reconhecidas de acordo com o seguinte lançamento contábil:

    D – Despesa com PECLD           ( ↓ Resultado)

    C – PECLD           ( ↓ Ativo)

    Perceba, portanto, que o crédito é realizado em conta retificadora das Duplicas a Receber, e não na própria conta que representa os recebíveis.

    Com isso, incorreta a assertiva.

  • Provisão no recebimento de crédito duvidosos:

    • Débito - Despesas com PCLD (Resultado)
    • Crédito - PCLD (redutora ativo circulante ou realizável a longo prazo, dependendo do prazo de recebimento).

     

    Caso se torne incobrável:

    • Débito - PCLD
    • Crédito - Duplicatas a receber (reduz o ativo da entidade pois tal cliente se tornou incobrável)

     

    Caso ocorra reversão da PCLD, temos:

    • Débito - PCLD (redutora ativo circulante ou realizável a longo prazo, dependendo do prazo de recebimento)
    • Receita - Reversão PCLD

     

    Dessa forma, a provisão com PCLD é lançada na conta redutora do Ativo, não sendo lançada diretamente na própria conta de ativo que representa esses recebíveis (Clientes ou Duplicatas a Receber).

     

    ERRADO.

  • Perdas Estimadas Com Crédito de Liquidação Duvidosa, leia-se contas dos caloteiros.

    lançamento contábil:

    DDespesa com PECLD ( ↓ Resultado)

    CPECLD ( ↓ Ativo)

    retificadora de ATIVO.

    A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!

  • ERRADO

    Ocorrerá uma Despesa em contrapartida de uma conta Retificadora do Ativo

    Perda estimada para crédito de liquidação duvidosa – PECLD (ret . ativo)

    __________

    Lançamento:

    Despesa com PECLD (despesa)

    PECLD (ret. ativo)

    __________________________

    (CESPE) A provisão para crédito de liquidação duvidosa é uma conta contábil de natureza credora redutora do ativo. (CERTO)

    Nova nomenclatura = Perda Estimada para crédito de liquidação duvidosa (ret. ativo)

  • Eu sei que quando tem um lançamento de crédito duvidoso vc tem que retificar um ativo e reconhecer uma despesa. Porém olhe essa redação ''em contrapartida à própria conta de ativo que representa esses recebíveis'' EU entendi como isso sinômino de uma conta retificadora do ativo, até pq ja fiz questões da cespe que considero isso como sinônimo.

  • No ato da constituição da PECDL há o seguinte lançamento contábil envolvendo essa conta retificadora do ativo:

    D - Despesas com crédito de liquidação duvidosa (↓ Resultado)

    C - Perdas estimadas com crédito de liquidação duvidosa (↓ AC)

    Posteriormente, após esgotadas as tentativas de cobrança, caso o valor se torne realmente incobrável, deverá ser registrado o seguinte fato permutativo:

    D - Perdas estimadas com crédito de liquidação duvidosa (↑ AC)

    C - Duplicatas a receber (↓ AC)

  • A conta perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa é retificadora da conta clientes/duplicatas a receber.

    Expliquemos! Uma empresa vendeu R$ 100.000,00 a prazo, e constitui provisão para devedores duvidosos de 3%. Na venda dos R$ 100.000,00:

    D – Clientes (ativo) 100.000,00

    C – Receita de vendas (resultado) 100.000,00 (teoria e exemplo em aulas de Júlio Cardozo e Luciano Rosa)

    Na constituição da provisão para devedores duvidosos:

    D – Despesa com provisão para devedores duvidosos (despesa) 3.000,00

    C – Provisão para devedores duvidosos (retificadora do ativo) 3.000,00

    As perdas estimadas relacionadas a recebíveis de liquidação duvidosa devem ser reconhecidas como despesas, em contrapartida à conta retificadora do ativo “PECLD" (e não à própria conta de ativo que representa esses recebíveis).