SóProvas


ID
5254240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2A1-I


    Tinha de deixar aquela casa. Não sentia saudades. Era uma casa escura, com um cheiro doce e enjoado que nunca passou. Não tinha vista a não ser a da janela que dava para o edifício ao lado. E só via as cozinhas. Quando anoitecia, toda aquela vizinhança começava, ao mesmo tempo, a fazer bife, e o ar ficava cheirando a cebola e alho. Ia-se embora, com alegria até, porque o outro apartamento tinha uma janela de onde era possível ver o mar, não todo, mas um pedacinho que, lá um dia, talvez lhe mostrasse um navio passando. Claro, arejado.

     Mas era preciso levar suas poucas coisas. Uma calça, duas camisas, um rádio de cabeceira, talcos, dentifrícios, uma lavanda, quatro ou cinco toalhas. Cabia tudo em uma mala só. Mas tinha a gaveta. Tinha de desocupar aquela gaveta. Cinco ou seis cartas guardadas ali.

     Resolveu ler, a começar pela primeira, pondo-as em ordem pelas datas. Ela dizia tanto “te amo, te amo”... e contava que andara chorando na rua, que o fora esperar na estação, que a parenta já andava desconfiada de sua tristeza. No fundo de um envelope, o raminho de cabelo. Havia escurecido com o tempo, mas era um pedacinho de sua beleza e, de qualquer forma, um pouco de presença a querer bem.

Antônio Maria. Com vocês, Antônio Maria. Rio de Janeiro,

Paz e Terra, 1994, p. 83-84 (com adaptações).

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto 2A1-I, julgue o item a seguir.


Os vocábulos “Claro” e “arejado” (ao final do primeiro parágrafo) fazem referência a “navio”, vocábulo que os antecede no período anterior.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    "Claro" e "arejado" refere-se ao "APARTAMENTO".

    —————————————————————————————————————————————————————

    O 'jogo' de sentidos semânticos opostos do também poderia ajudar. De um lado está uma casa escura, com um cheiro doce e enjoado; por outro lado, está um apartamento claro e arejado.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • ERRADO

    Os adjetivos citados se referem ao “apartamento” para o qual a personagem se mudará.

    Pode ajudar na identificação de adjetivos:

    Coloque o " tão" antes do termo .. se Fizer sentido = Adjetivo.

    Bons estudos!

  • O autor do texto confronta as características da casa com o apartamento: a casa velha, que está sendo deixada para trás, e o apartamento novo, para onde vai ser mudar o personagem.

    [...] Era uma casa escura, com um cheiro doce e enjoado que nunca passou. [...] Ia-se embora, com alegria até, porque o outro apartamento tinha uma janela de onde era possível ver o mar, não todo, mas um pedacinho que, lá um dia, talvez lhe mostrasse um navio passando. Claro, arejado.

    Casa velha: escura, com um cheiro doce e enjoado;

    Apartamento novo: claro, arejado;

    Gaba: E. Força, não desista!

  • ERRADO.

    "Claro" e "Arejado" referem-se ao Apartamento.

  • GAB: ERRADO

    Os adjetivos citados se referem ao “apartamento”, e não ao navio.

  • VAMOS LÁ, PEQUENINOS MONSTRINHOS:

    gaba ERRADO!

    o zeugma retoma um tema que foi citado no texto, mas posteriormente foi ocultado.

    "porque o outro apartamento tinha uma janela de onde era possível ver o mar, não todo, mas um pedacinho que, lá um dia, talvez lhe mostrasse um navio passando.(um apartamentoClaroarejado."

    VAI DAR CERTO, SÓ CONTINUE

  • Gabarito: Errado.

    Claro” e “arejado” referem-se ao “outro apartamento”.

    Veja o trecho: “porque o outro apartamento tinha uma janela de onde era possível ver o mar, não todo, mas um pedacinho que, lá um dia, talvez lhe mostrasse um navio passando. Claro, arejado.”.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    IMPORTANTE SABER:

    O CESPE considera ELIPSE e ZEUGMA a mesma coisa.

    Elipse: omissão de um termo no enunciado

    Ex: Diante dela, os pais e os irmãos.

    Diante dela, estavam os pais e os irmãos.

    Zeugma: omissão de um termo expresso anteriormente na frase

    Ex: O bebê aprendeu a andar. E depois, a correr.

    O bebê aprendeu a andar. E depois, aprendeu a correr

  • https://youtu.be/SG8OP6lGBhI?t=11103

    Correção do Estratégia Concursos

  • ERRADO

    Cuidado! Uma leitura desatenta pode até confundir. Contudo “claro” e “arejado” referem-se ao “outro apartamento”. Veja o trecho: “porque o outro apartamento tinha uma janela de onde era possível ver o mar, não todo, mas um pedacinho que, lá um dia, talvez lhe mostrasse um navio passando. Claro, arejado.”.

    Portanto, o item está errado.

    Solução da professora: Patrícia Manzato

  • O outro apartamento

  • Errado.

    “Claro” e “arejado” referem-se ao “outro apartamento”.

    Trecho: "Porque o outro apartamento tinha uma janela de onde era possível ver o mar, não todo, mas um pedacinho que, lá um dia, talvez lhe mostrasse um navio passando. Claro, arejado.

  •  Tinha de deixar aquela casa. Não sentia saudades. Era uma casa escura, com um cheiro doce e enjoado que nunca passou. Não tinha vista a não ser a da janela que dava para o edifício ao lado. E só via as cozinhas. Quando anoitecia, toda aquela vizinhança começava, ao mesmo tempo, a fazer bife, e o ar ficava cheirando a cebola e alho. Ia-se embora, com alegria até, porque o outro apartamento tinha uma janela de onde era possível ver o mar, não todo, mas um pedacinho que, lá um dia, talvez lhe mostrasse um navio passando. Claro, arejado.

    O que era claro e arejado era o outro apartamento.

    ERRADO

  • PORQUE TA ERRADO ?

    Os adjetivos citados se referem ao “apartamento” para o qual a personagem se mudará.

  •  o outro apartamento tinha uma janela de onde era possível ver o mar

  • Refere-se ao apartamento.

  • muitos comentários repetidos, não agrega...

    Outro ponto que é possível notar é essa pausa pelo ponto, poderia ser substituído por ponto e vírgula, vírgula ou dois pontos ? SIM, embora essa pausa prolongada ao meu ver também ajudou na perda do referente (se fosse substituído ficaria com navio);

    quanto ao sentido, creio que essa vírgula tem função de e, não lembro o porquê agora, mas recordei na hora;

    note, também que no primeiro paràgrafo ela fala da casa, problemas e tal, depois ela menciona o outro ap, top e com vista pro mar, em seguida explica o porquê ia embora, até com alegria, ou seja, faz uma comparação com os dois apartamentos e isso entra em contraste com que o Matheus menciona;

    antes de concluir, também notei que ele não fala de todo ap, mas só do pedacinho, o que poderia complicar mais ainda, caso fosse abordado de forma mais específica! A Q1751410 pegou leve;

    Tinha de deixar aquela casa. Não sentia saudades. Era uma casa escura, com um cheiro doce e enjoado que nunca passou. Não tinha vista a não ser a da janela que dava para o edifício ao lado. E só via as cozinhas. Quando anoitecia, toda aquela vizinhança começava, ao mesmo tempo, a fazer bife, e o ar ficava cheirando a cebola e alho. Ia-se embora, com alegria até, porque o outro apartamento tinha uma janela de onde era possível ver o mar, não todo, mas um pedacinho que, (lá onde? no apartamento --> um pedacinho do apartamento o ''que'' retoma) um dia, talvez lhe mostrasse um navio passando. Claro, arejado.

    O que é claro e arejado ? esse pedacinho do apartamento (onde tinha uma janela) era claro e arejado, senhores.

  • referem ao “apartamento”.

  • Gabarito: E - Errado

    Essa é a famosa questão "mamão com açúcar" que se prestar um pouco de atenção no texto, automaticamente vai se associar o Claro e arejado ao novo apartamento onde a personagem vai morar.

    Pois, nos períodos anteriores do primeiro parágrafo, a personagem reclamava do local atual onde residia.

  • Eu não entendi na prova e aqui também. feels~~~

  • ERRADO

    "... porque o outro apartamento tinha uma janela de onde era possível ver o mar, não todo, mas um pedacinho que, lá um dia, talvez lhe mostrasse um navio passando. Claro, arejado."

    • Refere-se a APARTAMENTO (claro e arejado onde era possível ver o mar)
  • porque o outro apartamento tinha uma janela de onde era possível ver o mar, não todo, mas um pedacinho que, lá um dia, talvez lhe mostrasse um navio passando. Claro, arejado.

  • Os termos retomam o mesmo substantivo que é "apartamento".

  • Acertei somente pela vírgula. Entendi que a personagem estivesse falando: claro, um navio arejado.então somente a palavra arejado fizesse referência ao navio.

  • "porque o outro apartamento tinha uma janela de onde era possível ver o mar, não todo, mas um pedacinho que, lá um dia, talvez lhe mostrasse" o contexto em si fala.. o apto tinha uma janela aberta onde era possível ver o mar. BINGO

    GAB ERRADO.

  • no dia da prova eu percebi que nao tinha como o navio ser ''claro e arejado'' , aonde já se viu um navio claro e arejado? é muita dorgas entender isso , pior que quase cai nisso;

  • Eu errei essa porr@ por falta de atenção.

  • Essa foi melzinho na pepeta rsrs

    Não precisa nem ler o texto pq não faz sentido um NAVIO claro e arejado.

  • ERRADO

    ...o outro apartamento tinha uma janela de onde era possível ver o mar, não todo, mas um pedacinho que, lá um dia, talvez lhe mostrasse um navio passando. Claro, arejado.

    Quem é que era claro and arejado? O outro apartamento.

  • questão bem inteligente

  • COMPLICADA A INTERPRETAÇÃO.

  • entendi que volta o apartamento .

  • CLARO E AREJADO:

    Refere-se ao outro apartamento!

  • Não faria nem sentido, poder descrever que o suposto navio é arejado ...

  • Eu acredito que é possível existir navios claros e arejados.

  • GABARITO: ERRADO

    "Claro" e "arejado" refere-se ao "APARTAMENTO".

  • Questão ERRADA, os termos retomam na assertiva o APARTAMENTO, conforme fragmento do texto. Ia-se embora, com alegria até, porque o outro apartamento tinha uma janela de onde era possível ver o mar, não todo, mas um pedacinho que, lá um dia, talvez lhe mostrasse um navio passando. Claro, arejado.

  • Questão ERRADA, os termos retomam na assertiva o APARTAMENTO, conforme fragmento do texto. Ia-se embora, com alegria até, porque o outro apartamento tinha uma janela de onde era possível ver o mar, não todo, mas um pedacinho que, lá um dia, talvez lhe mostrasse um navio passando. Claro, arejado.

  • Claro e arejado faz referência ao apartamento.

  • que questaozinha carniceira kkkk. se o cara não se ligar no "outro apartamento" erra de bobeira. GAB [ERRADO]✓
  • Faz referência ao apartamento.

  • Galera, não dá! É muita gente fazendo comércio nos comentários. Isso atrapalha os estudos. QC, faça alguma coisa

  • Errado.

    Referência ao apartamento.

  • outro apartamento

  • Faz referência ao apartamento (claro e arejado são características do apartamento mencionado anteriormente no texto)

  • Faz referência ao apartamento.

    Gab- E