SóProvas


ID
52576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis
Federais, julgue os próximos itens.

Não são considerados servidores públicos aqueles que ocupam empregos nas empresas públicas e nas sociedades de economia mista.

Alternativas
Comentários
  • Decisão coerente e justa da banca. Aliás, quem elabora uma questão como essa ou não entende nada do assunto, ou quer mesmo jogar a questão para o recurso.Parecer: ANULADOJustificativa: há divergências acerca do assunto tratado no item nas diferentes bibliografias especializadas
  • Imagino que faltou apenas alguns detalhes para que a pergunta tivesse sentido. Imagino que o examinador tenha apenas esquecido de escrever o que ele havia pensado.No caso da questão, a pergunta ficou muito genérica, sendo assim, nesse caso o único jeito de acertar a pergunta seria marcar C e E ao mesmo tempo.Mas, vejamos alguns exemplos de perguntas relacionadas a esse tema que teriam sentido:Não são considerados servidores públicos aqueles que ocupam empregos nas empresas públicas QUE EXERCEM ATIVIDADE ECONÔMICA e nas sociedades de economia mista. (C)Não são considerados servidores públicos aqueles que ocupam empregos nas empresas públicas PRESTADORAS DE SERVIÇO PÚBLICO e nas sociedades de economia mista. (E)São considerados servidores públicos aqueles que ocupam EMPREGOS nas empresas públicas PRESTADORAS DE SERVIÇO PÚBLICO. (E) Nesse último caso, o nome "EMPREGO" invalida a questão.
  • Anulada. Tema controverso. Os ocupantes de empregos nas empresas públicas e sociedades de economia mista são denominados "empregados públicos". No entanto, não deixam de serem servidores públicos, no sentido amplo, que são todos os agentes públicos que se vinculam a Administração Pública.GABARITO: CERTO. COM BASE NA QUESTÃO SUBSEQUENTE, APLICADA NA MESMA PROVA, CARGO DISTINTO, É POSSÍVEL ANULAR O QUESITO. ACONSELHO, AINDA, A LEITURA DO LIVRO DA PROFESSORA MARIA SYLVIA.

  • A questão é controversa, pois muitos doutrinadores consideram o termo servidores públicos um termo abrangente, incluindo os sob o regime celetista, enquanto outros não consideram esse termo abrangente.

  • Ta na cara que o gab ERRADO.