SóProvas


ID
5257942
Banca
APICE
Órgão
DPE-PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança. É um tipo de liderança informal. Quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal.


A liderança é vista como um processo em que se estabelecem:

Alternativas
Comentários
  • Liderança é considerada a habilidade de motivar, influenciar, inspirar e comandar um grupo de pessoas a fim de atingir objetivos.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o conceito de liderança. Devendo ser marcada a alternativa com o conceito correto de liderança.

    A definição de liderança assume diferentes conceituações, segundo o autor. Algumas definições serão elencadas a seguir.

    • É um processo de dirigir o comportamento das pessoas em direção ao alcance de alguns objetivos. Dirigir, nesse contexto, assume o significado de levar as pessoas a agir de certa maneira ou seguir um curso particular de ação (CERTO, p348).

    • Uma tentativa, no âmbito da esfera interpessoal, dirigida por um processo de comunicação, para a consecução de alguma(s) meta(s) (FLEISHMAN, 1973, p.3).

    • Uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Os elementos que caracterizam a liderança são, portanto, quatro: a influência, a situação, o processo de comunicação e os objetivos a alcançar (CHIAVENATO, 2020, p.235).

    • A habilidade de influenciar pessoas para o alcance de objetivos. Essa definição enfatiza que o líder está envolvido com outras pessoas para alcançar objetivos. A liderança é recíproca, ocorre entre pessoas e com foco em pessoas, não em atividades como folhear papeis ou resolver problemas. Liderança envolve o uso do poder (DAFT, p.478).

    Tendo as definições acima como base, podemos marcar a alternativa "B" como a correta. Na alternativa "B" vemos uma definição bem próxima da de Daft.

    GABARITO: B

    Fontes:

    CERTO, S. C. Modern Manegement: diversity: quality. ethics, and the global evironment. Boston: Allyn & Bacon, 1994.

    CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos: os novos horizontes em administração. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2020.

    DAFT, R. L. Management. Forth Worth: The Dryden Press, 1994.

    FLEISHMAN, E. A. Twenty years of communication and structure. In: FLEISMAN, E. A.; HUNT, J. G. (orgs). Current develompements in the study of leadership. Carbondable: Southern Illinois Universitu, 1973.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Liderança.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Primeiramente, é importante ressaltar que a atividade que se relaciona com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas é a função direção, que possui implicitamente as atividades de comunicar, liderar e motivar as pessoas em direção aos objetivos.

    Segundo Chiavenato (2003), para os humanistas, a liderança pode ser visualizada sob diversos ângulos, a saber: Liderança como um fenômeno de influência Interpessoal, Liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo, Liderança como uma relação funcional entre líder e subordinados, Liderança como um processo em função do líder, dos seguidores e de variáveis da situação. (Chiavenato, 2003, pág. 122). (Grifo nosso).

    Para Fleury (2002) a liderança é um processo social no qual se estabelecem relações de influência entre pessoas. O núcleo desse processo de interação humana é composto do líder ou líderes, seus liderados, um fato e um momento social. (Grifo nosso).

    Neste contexto, fazendo uma breve revisão da literatura aplicada à gestão de pessoas, percebemos que os conceitos sobre liderança estão divididos em três abordagens principais: traços de personalidade, comportamental (estilos de liderança) e situacional.

    Na teoria dos traços, a ideia era que a liderança era nata, ou seja, as pessoas com determinadas características físicas, mentais e culturais teriam uma tendência para liderança. Por outro lado, a liderança não poderia ser desenvolvida por indivíduos que não nasceram com determinados traços de personalidade.

    Por outro lado, Segundo Ribas (2015), na abordagem chamada estilos de liderança o foco ainda é o líder, mas, neste caso, a liderança pode ser aprendida, ao contrário do preceituado na teoria dos traços. (Ribas, 2015, pág. 299).

    Contudo, para teoria situacional é a situação que pode definir o comportamento de um líder e a sua decisão, ou seja, nesta teoria, são as contingências que estabelecerão o tipo de ação do líder.

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra B, uma vez que a liderança é vista como um processo em que se estabelecem relações de influência entre pessoas, ou seja, liderança é um fenômeno de influência Interpessoal.


    Fontes:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. – 7ª ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 - 6ª reimpressão.

    ALBUQUERQUE, Lindolfo Galvão de. A gestão estratégica de pessoas. In: FLEURY, M.T.L (org). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002. págs. 35-50.

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • [B]

    Alguns conceitos de liderança:

    "É a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos" (Robbins)

    " Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores" (Maximiano)

    “Processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção de um objetivo”. - (ROUCH & BEHLING, 1984).

    “É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando a atingir aos objetivos identificados como sendo para bem comum” - (O monge e o executivo. James C. Hunter).

    “É o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para realização de um objetivo, em determinada situação”. - (HERSEY e BLANCHARD).

    “A liderança é exercida como uma influência interpessoal em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.” - (CHIAVENATO, 2006).

    “Liderança para Chiavenato, aspectos:

    § É fenômeno de influência interpessoal

    § Ocorre como um fenômeno social, exclusivamente em grupos sociais.

    § A influência significa uma força psicológica

    § A influência envolve conceitos como poder e autoridade

  • Liderança - Influenciar