SóProvas


ID
5258128
Banca
APICE
Órgão
DPE-PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O campo da avaliação psicológica com crianças e adolescentes tem sido cada vez mais crescente no Brasil e tem exigido por parte dos profissionais de psicologia maior preparo e conhecimento acerca de tais procedimentos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as diretrizes para avaliação psicológica em crianças e/ou adolescentes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    "Em relação à idade, ainda se percebe uma carência de instrumentos voltados para a avaliação de crianças de zero a seis anos. A maior parte dos testes encontrados com indicação para crianças teve a idade mínima de seis anos para a aplicação. Esse fato reforça a explanação de Duarte e Bordin (2000) sobre as peculiaridades da avaliação de crianças e adolescentes. Apesar disso, encontram-se testes que avaliam pelo menos um construto em todas as idades compreendidas na classificação de crianças e adolescentes, sendo a mínima encontrada no teste Escala de Maturidade Mental Colúmbia (três anos e seis meses). Esse fato pode ser decorrente de particularidades da avaliação com crianças, tais como o fato de que crianças menores de três anos possuem expressão verbal ainda não completamente desenvolvida, assim, a maior parte dos testes necessita ser respondida por pais/responsáveis, e não sãodirigidos à própria criança. O processo de avaliação deve ser, portanto, dinâmico e individualizado. Como exemplo, refere-se que a avaliação das questões emocionais é prejudicada se forem utilizados apenas instrumentos formais de avaliação, uma vez que necessitam da habilidade de respostas verbais, incluindo compreensão e expressão, minimamente desenvolvidas. Outro exemplo inclui os testes com respostas gráficas, que também não podem ser utilizados com crianças pequenas em função das características próprias do desenvolvimento, como a maturação do sistema e evolução cognitiva da criança com o crescimento (Bueno et al., 2009; Biscegli et al., 2007; Lindau et al., 2015).

    Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712017000100004

  • A questão requer conhecimentos acerca da Avaliação Psicológica de crianças e adolescentes.


    A avaliação psicológica  é uma área da psicologia destinada ao estudo e investigação  do comportamento humano fundamentada em princípios éticos e científicos. Está amplamente consolidada em diversos contextos: nas escolas, na clínica, nas organizações, na saúde, na área jurídica. 


    Quando aplicada no contexto infantil, as técnicas e procedimentos verificados devem ser realizados em respeito às limitações do seu desenvolvimento em curso, ao objetivo da avaliação e as adaptações metodológicas requeridas.


    Percebe-se ainda que, é uma área que apresenta lento avanço e que a maior parte das técnicas e testes psicológicos existentes são voltados para o público adulto.



    1. ERRADA

    Na verdade, a avaliação das questões emocionais são prejudicadas quando se utilizam apenas instrumentos formais de avaliação, como entrevistas estruturadas. A avaliação mais eficaz é aquela dinâmica e individualizada e a que permite maior amplitude de expressão tanto verbal, como corporal.


    1. CERTA

    As avaliações com respostas gráficas aplicadas em crianças pequenas é algo praticamente impossível, já que responder questões por escritos requer maior desenvolvimento cognitivo que esse público ainda não tem. Talvez seja por isso que há uma escassez de avaliações para crianças pequenas, pois grande parte dos testes existentes requer maior nível cognitivo.


    1. ERRADA

    Na verdade, os testes existentes para adolescentes são os mesmos que são aplicados em adultos, o que revela uma escassez de avaliações voltadas exclusivamente para esse público. As únicas exceções são aqueles testes voltados para orientação vocacional e ajustamento emocional.


    1. ERRADA

    Instrumentos que medem principalmente nível cognitivo, inteligência, aprendizagem e desenvolvimento escolar são baseados nos anos de escolaridade do sujeito. São instrumentos que necessitam avaliar o nível do tipo de respostas o que exige compreensão de leitura e compreensão dos itens avaliados. Pessoas com baixa escolaridade geralmente não compreendem alguns itens dos instrumentos.


    1. ERRADA

    É o oposto. A avaliação de crianças e adolescentes para investigação de transtornos mentais deve ser realizada de forma distinta da realizada com pessoas adultas, pois como estão ainda em desenvolvimento psíquico, a sintomatologia surge de forma distinta em cada etapa da vida. É necessário que o profissional analise corretamente a validade do instrumento para atender o público que se quer avaliar e seguir com exatidão sua normatização, para não haver prejuízos significativos para o sujeito.



    Gabarito da Professora: Letra B.


    Fonte:

    REPPOLD, Caroline Tozzi et al . Análise dos manuais psicológicos aprovados pelo SATEPSI para avaliação de crianças e adolescentes no Brasil. Aval. psicol.,  Itatiba ,  v. 16, n. 1, p. 19-28, jan.  2017 . (disponível on-line)