SóProvas


ID
5258137
Banca
APICE
Órgão
DPE-PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre as pautas atuais em que se discute o direito de família na sociedade e no ordenamento jurídico, destaca-se o instituto da Guarda Compartilhada, modalidade de guarda prevista na jurisprudência brasileira, fruto de um contexto de mudanças nos valores e nas relações que ocorrem no berço das famílias. A respeito da Guarda Compartilhada assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • A questão solicita conhecimentos sobre Guarda compartilhada. 


    A guarda compartilhada nada mais é do que a guarda jurídica dos filhos para ambos os pais, mesmo que a guarda física seja de responsabilidade de apenas um deles. Nesse sentido, ter a guarda compartilhada (jurídica) cabe aos dois genitores as decisões de todos os aspectos da vida do filho.

    Obs: a questão solicita a alternativa incorreta!


    1. CORRETA

    Quando não há acordo entre os pais para quem ficará com os filhos, a guarda compartilhada permite, em prol da criança/adolescente, que os filhos estejam sob responsabilidade de ambos, a não ser que um deles decline interesse em ficar com o filho. Essa determinação está disposta no  § 2 do art 1584 da lei 13058/2014 (lei que estabelece a guarda compartilhada)


    1. CORRETA

    O modelo da guarda compartilhada oferece a decisão conjunta e de forma igualitária para ambos os pais nas decisões da vida dos filhos, do cuidado à educação. Os pais devem entender que mesmo que haja diversos atritos e divergências pessoais entre si, o interesse pelo bem melhor dos seus filhos deve prevalecer.

    1. INCORRETA
    A lei 11698 prevê dois tipos de guarda: a compartilhada e a unilateral. A guarda unilateral será exercida quando um dos pais não possuir condições de realizar o cuidado com seus filhos ou quando declinar por sua própria vontade

    1. CORRETA
    A guarda compartilhada acontece quando os genitores não convivem na mesma residência, mas que devem ainda continuar exercendo seus deveres de pais na educação, cuidado e afeto aos seus filhos, tentando ainda amenizar o sofrimento que pode ter surgido com o divórcio

    1. CORRETA
    O nascimento do filho acarreta diversas mudanças na vida dos pais, desde biológicas, econômicas e até afetivas. O casal deve tentar conciliar sua vida com a responsabilidade da criação dos seus filhos e o seu consequente desenvolvimento físico e psíquico que continua a se modificar ao longo do seu crescimento.

    Gabarito da Professora: Letra C.


  • Gabarito: letra D

    Lei 11.698/2008

    Art. 1.584: A guarda, unilateral ou compartilhada, poderá ser:

    I – requerida, por consenso, pelo pai e pela mãe, ou por qualquer deles, em ação autônoma de separação, de divórcio, de dissolução de união estável ou em medida cautelar.

    §2º Quando não houver acordo entre a mãe e o pai quanto à guarda do filho, será aplicada, sempre que possível, a guarda compartilhada.