Através da inovação contínua, a metodologia do lean startup, ou startup enxuta, tem como premissa o ciclo contínuo do construir-medir-aprender. A cada ciclo de aprendizado, é criado um MVP (produto mínimo viável), que é rapidamente testado junto aos clientes. Através dos feedbacks recebidos, são realizadas alterações no produto para adequá-lo às necessidades do consumidor final.
Fonte https://www.move2.com.br
De acordo com Jeff Gothelf, Lean UX:
É um processo multifuncional baseado em princípios, caracterizado por rituais que predispõem as equipes a resultados de experiência do usuário de alta qualidade e alta velocidade.
Lean Startup tem como objetivo diminuir o desperdício no desenvolvimento de um projeto (lembre-se da quebra de paradigmas das startups). O processo é estruturado em 3 passos: construir, medir e aprender.
Construir
Etapa de construção produto com base no MVP (Produto Mínimo Viável), com a construção finalizada, testes com o usuário são realizados.
Medir
Após a criação do MVP do produto, é possível validar a ideia com usuários e consumidores, para verificar a aceitação do mercado e fazer testes de uso do produto. Além disso, nessa etapa são coletados feedbacks dos donos do produto.
Aprender
Nessa etapa são organizados todos os dados coletados na etapa anterior para fazer possíveis alterações necessárias para deixar o produto pronto para o usuário ou consumidor final.
Fonte: https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1628773