SóProvas


ID
5259379
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Lençóis Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, leia atentamente o texto a seguir:

Por que o Brasil ainda recicla tão pouco (e produz tanto lixo)?

Por Marília Mara Sciulo, 29 FEV 2020 – 09h16 | Atualizado em 25 OUT 2020 – 14h32

Em agosto de 2020, a Política Nacional de Resíduos Sólidos completou 10 anos. Mas a legislação que estabelece estratégias para a prevenção e a redução da geração de lixo, além de criar metas para enfrentar problemas ambientais, sociais e econômicos que decorrem do manejo inadequado dos descartes está longe de ter alcançado seu objetivo — especialmente quando o assunto é reciclagem.

O Brasil gerou, em 2018, 79 milhões de toneladas de lixo por ano, um aumento de quase 1% em relação ao ano anterior, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos 2018, elaborado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Deste total, a estimativa é de que somente 3% sejam de fato reciclados, sendo que o potencial éde até 30%. “Não mudou muito a visão de que basta ter lixeiras e o sistema de coleta já está resolvido. Não está”, diz Ana Maria Luz, presidente do Instituto GEA — Ética e Meio Ambiente, organização que tem como finalidade desenvolver a educação ambiental.

Os dados são alarmantes. O Brasil é hoje o quarto maior produtor de lixo plástico, segundo um estudo da World Wildlife Fund (WWF): são 11,3 toneladas por ano, das quais somente 1,28% são recicladas. O número está bem abaixo da média mundial, de 9%. E, embora quase três quartos dos municípios façam algum tipo de coleta seletiva, a maioria se concentra no Sul e Sudeste. No Centro Oeste, menos da metade das cidades tem coleta seletiva.

(Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio- Ambiente/noticia/2020/02/por-que-o-brasil-ainda- recicla-tao-pouco-e-produz-tanto-lixo.html, adaptado)

Assinale a alternativa na qual todas as palavras obedecem à mesma regra de acentuação de vácuo:

Alternativas
Comentários
  • Nas palavras paroxítonas terminadas em ditongo oral, acentua-se a vogal da sílaba tônica: ágeis, imundície, lírio, túneis, tênue, jóquei, nódoa, cerimônia, história. ..

  • - CUO ( paroxítona )

    • HIS - - RIA
    • - NUE
    • Ó - LEO

    Gab. A

  • A questão exigiu conhecimento de regra de acentuação e quer saber qual assertiva possui todas as palavras acentuadas pela mesma regra da palavra "vácuo''. Vejamos:

    cuo⇢ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e terminar em "ditongo crescente", ou seja, entra na regra da paroxítona terminada em ditongo. As paroxítonas são aquelas que têm sua sílaba mais forte na penúltima sílaba. Acentua-se paroxítona terminada em: i, is, us, um, uns, /, n, r, x, ons, ps, ei, eis, ã, ãs, ão, ãos, guam e as terminadas em ditongo crescente. Ditongo crescente é a união da semivogal com a vogal. Semivogal são tradicionalmente "i" e "u", na palavra em questão o ditongo é formado por "ia".

     Após sabermos a regra que acentua a palavra acima, iremos procurar a assertiva que todas as palavras são acentuadas pelo mesmo motivo. Vejamos:

     a) Correta.

    Hisria – nue – óleo⇢ acentuadas por terem a penúltima sílaba mais forte e terminarem em "ditongo crescente", ou seja, entram na regra da paroxítonas terminadas em ditongo. 

     b) Incorreta.

    As palavras abaixo são acentuadas por regras diferentes. Vejam:

    Cárcere⇢ acentuada por ter a antepenúltima sílaba mais forte, ou seja, entra na regra das proparoxítonas, pois todas são acentuadas.

    Herói⇢ acentuada por ter a última sílaba mais forte e terminar em "ÓI", ou seja, entra na regra das oxítonas terminadas em "ÓI". Acentua-se a oxítona terminada em: a, e, o, seguidos ou não de s, em, ens (em palavras de duas ou mais sílabas), éis, éu(s), ói (s).

     c) Incorreta.

    As palavras abaixo são acentuadas por regras diferentes. Vejam:

    Tervel⇢ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e terminar em "L", ou seja, entra na regra das paroxítonas terminadas em "L".

    Máscara ⇢ acentuada por ter a antepenúltima sílaba mais forte, ou seja, entra na regra das proparoxítonas, pois todas são acentuadas.

    pis.⇢ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e terminar em "IS", ou seja, entra na regra das paroxítonas terminadas em "IS".

    d) Incorreta.

    A palavra abaixo é acentuada por regra diferente. Vejam:

    Viúva⇢ acentuada por ser um hiato formado por "U" que fica sozinho na sílaba. Acentua-se o hiato quando formado pelas vogais "I" ou "U" sozinhas na sílaba e não seguidas de "NH".

    Gabarito do monitor: A