-
FGV eu te odeio tanto. Piores questões :(
-
ANOTAÇÃO QUE SALVA
Racionalidade Limitada De Herbert A. Simon
"As pessoas são racionais até certo ponto" a partir de determinado ponto há limitações;
de Contexto: pouco tempo, informações imperfeitas ou variáveis em excesso;
Pessoas: dificuldade de analisar determinados dados ou preconceitos.
-
Se não me engano tem uma mesma questão e o garabito é outro.
Alguém confirma?
-
Acho que esse gabarito tá errado, hein... O item A tem mais a ver com a teoria.
-
Conforme gabarito preliminar oficial no site da FGV, a questão correta é a letra C mesmo.
-
Gab: A
Modelo de Racionalidade Limitada (Carnegie)
- Decisões satisfatórias, mas não "ótimas"
- Impossibilidade material de obter todas as informações, dados os problemas de tempo e de custo
- Limitação do ser humano em ter acesso e processar cognitivamente todas as opções
- Pressões afetivas, culturais e jogos de poder influenciam o conteúdo das decisões
- As alternativas e as consequências são descobertas gradualmente, por meio de processos de busca
- Considera a otimização de decisões uma ficção
Fonte: Prof. Adriel de Sá, Gran Cursos
-
Gab. A
Modelos de Tomadas de Decisões
Tradicional/ Clássico/ Racional: nível operacional, ambiente interno, decisões programadas, decisões lógicas, ótimas, maximizadoras, informações completas.
Administrativo/ Comportamental/ Racionalidade Limitada (Hebert Simon) / Carnegie: nível estratégico, ambiente externo(complexidade), decisões não programadas, decisões satisfatórias, informações imperfeitas, incompletas.
-
-
Odeio chorões de questões. Além de colocarem a culpa de errar nas questões ainda vem desmotivar os outros com comentários negativos. Vão estudar vocês acertam!!
-
GAB A
Modelo da Racionalidade Limitada: Esse modelo parte do pressuposto de que o indivíduo tem uma capacidade limitada de processar informações (capacidade cognitiva limitada). Portanto, é impossível assimilar, e compreender todos os dados necessários para maximizar os resultados da decisão. Assim, o indivíduo busca reduzir os problemas e as informações a um nível em que consiga entender e processar. O indivíduo busca, portanto, tomar decisões que sejam “satisfatórias e suficientes” (ou seja, ele não busca tomar “decisões ótimas”).
As premissas desse modelo são:
- O indivíduo tem uma capacidade limitada de processar informações (capacidade cognitiva limitada);
- Leva em consideração os “desvios de percepção” existentes entre diferentes indivíduos (ou seja, cada indivíduo pode perceber a situação de maneira diferente);
- As informações são insuficientes, variáveis ou imperfeitas;
- As situações são complexas.
Enquanto a racionalidade absoluta diz que o tomador da decisão determina critérios, pesa todas as opções e escolhe a “opção ótima”, a teoria da racionalidade limitada considera uma série de outros fatores, além de tirar toda a responsabilidade do tomador. Logo, tanto as influências externas, como a falta de acesso a todas as informações, como as internas — que são as limitações cognitivas — tornam o processo decisório bem diferente.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
-
GABARITO: LETRA A
Racionalidade limitada: o gestor toma a decisão de forma não tão criteriosa uma vez que a decisão foi instantânea. Na racionalidade limitada, os gerentes, frequentemente, tendo em vista a complexidade do processo decisório, assim como a limitação de informações, aceitam a decisão mais satisfatória, em vez de continuarem a buscar a maximização da decisão. A racionalidade é limitada e não maximizada. Como a questão pede a incorreta, este é o gabarito da questão.
De acordo com Chiavenato (2021)
“O processo decisório repousa em uma racionalidade limitada, na qual o tomador de decisões não pode analisar todas as alternativas possíveis e receber todas as informações necessárias, pois o tempo despendido retardaria enormemente a definição dos cursos de ação a serem seguidos na atividade empresarial”.
FONTE: Professor Francisco Sousa Tec Concursos
-
Tem outra questão que é igual a essa
A única diferença é a posição da questão
Aqui é a alternativa A
E nessa a resposta é C
Segundo a teoria da racionalidade limitada, conceito associado às disfunções do processo decisório, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
A
As decisões são programadas conforme a ocorrência dos problemas rotineiros enfrentados pelos gestores, que têm dificuldades em recorrer a soluções elaboradas em contextos e situações emergentes.
B
Os entendimentos dos problemas são inibidos por ancoragens psicológicas da gestão, criando situações de perda da capacidade de abstração e limitando o gestor a se basear apenas em soluções programadas.
C
C
Os gestores tomam decisões sobre questões sobre as quais possuem informações insuficientes, devido às restrições cognitivas, de tempo e de recursos para a obtenção de dados mais completos.
D
A racionalização exacerbada das situações reduz a possibilidade de o gestor tomar uma decisão com base nos objetivos finalísticos da organização e foque essencialmente em questões procedimentais do problema.
E
A capacidade de percepção dos gestores é afetada negativamente pela sazonalidade das mudanças de um mercado maduro, fato esse que limita a tomada de decisão como uma mera questão de perpetuação do status quo.
-
GAB: A
__________________________________________________________________________________________________
TEORIA DA RACIONALIDADE LIMITADA (HERBERT SIMON):
-as decisões não são perfeitas;
-existem as limitações de contexto (pouco tempo, informações imperfeitas ou variáveis demais para analisar)
-existem as limitações pessoais (dificuldade de analisar muitos dados ao mesmo tempo, preconceitos etc)
_________________________________________________________________________________________________
"Simon observou que, na realidade, as pessoas nem se baseiam inteiramente na razão nem se baseiam totalmente na intuição. Dessa forma, o autor indicou que temos limites à racionalidade. Que não conseguimos ser totalmente racionais. A realidade é muito complexa e, portanto, temos de usar a intuição em conjunto à razão."
FONTE: ADM. GERAL PARA CONCURSOS - RODRIGO RENNÓ- E, 2013, PÁG. 283