-
Segundo o PMBOK, existem quatro estratégias para os riscos negativos: prevenir (ou evitar), transferir, mitigar e aceitar.
Prevenir (ou evitar) – tem como objetivo eliminar a causa raiz do risco, implementando ações para levar a probabilidade do risco a zero;
Transferir – confere à outra parte a responsabilidade por seu gerenciamento. As transferências podem ser através de seguros, clausulas contratuais, limites de responsabilidades, garantias, etc... A transferência de um risco não o elimina nem diminui a probabilidade de sua ocorrência, apenas discute quem ficará com o ônus. É o caso de contratos com clausula de desempenho. Neste caso estaremos passando parte do risco para a contratada. Notar apenas que, às vezes, ao compartilharmos o risco, a atitude do parceiro pode mudar para melhor em relação a esses riscos.
Mitigar – busca reduzir a probabilidade de ocorrência ou o impacto de um risco a um nível abaixo do limite aceitável. Exemplo: prever sistemas ou recursos redundantes.
Aceitação – nos casos em que a probabilidade de ocorrência e o impacto são baixos, ou ainda nada se pode fazer, podemos simplesmente aceitar os riscos. A aceitação do risco pode ser do tipo ativa ou passiva. A passiva não exige nenhuma providencia, já a ativa não inclui plano de prevenção, mas um plano de contingência caso o risco ocorra. Na prática não se mexe na probabilidade, mas no impacto que o risco pode causar.
-
De acordo com o enunciado, o
candidato deve demonstrar conhecimento acerca dos tipos de respostas aos riscos
associados a determinada atividade.
Vejamos as alternativas:
A) Aceitação de risco.
Errada. Aceitar o risco significa que o mesmo foi identificado e registrado no plano de gerenciamento de riscos
e não será adotada nenhuma ação. Simplesmente aceita-se que ele possa acontecer
e decidirá como lidar com ele caso ocorra.
B) Mitigação de risco.
Errada. Mitigar
um risco é provavelmente a técnica de gerenciamento de riscos mais utilizada
nas organizações. Significa que pode-se limitar o impacto de um risco, de modo
que mesmo que ele ocorra, o problema gerado é menor e mais fácil de corrigir.
C) Evitamento de risco.
Errada. Evitar o risco significa alterar o plano do projeto para eliminar totalmente o risco,
protegendo os objetivos do projeto dos impactos deste risco eliminado. Via de
regra, refere-se a não realização da atividade.
D) Transferência de risco.
Certa. Transferir o risco significa unir-se a um ou mais terceiros que tenham maior qualificação
para gerenciar o risco em benefício do projeto ou atividade. A transferência de
um risco a um terceiro não reduz a probabilidade de sua ocorrência.
E) Melhoramento de risco.
Errada. Não se refere a uma resposta
prevista nas estruturas de gerenciamento de riscos utilizadas nas organizações.
Gabarito do Professor: Letra D.
-
Gabarito: D
A contratação de um seguro é um exemplo clássico para a Transferência de Riscos, uma vez que ao contratar o seguro você passa o ônus no caso da ocorrência do risco. O risco continua existindo, apenas foi transferida a responsabilidade no trato do risco, no caso dele ocorrer.
Bons estudos!
-
GAB D
Segundo o PMBOK 6º EDIÇÃO, existem quatro estratégias para os riscos negativos: prevenir (ou evitar), transferir, mitigar e aceitar.
- Prevenir (ou evitar) – tem como objetivo eliminar a causa raiz do risco, implementando ações para levar a probabilidade do risco a zero;
- Transferir – confere à outra parte a responsabilidade por seu gerenciamento. As transferências podem ser através de seguros, clausulas contratuais, limites de responsabilidades, garantias, etc... A transferência de um risco não o elimina nem diminui a probabilidade de sua ocorrência, apenas discute quem ficará com o ônus. É o caso de contratos com clausula de desempenho. Neste caso estaremos passando parte do risco para a contratada. Notar apenas que, às vezes, ao compartilharmos o risco, a atitude do parceiro pode mudar para melhor em relação a esses riscos.
- Mitigar – busca reduzir a probabilidade de ocorrência ou o impacto de um risco a um nível abaixo do limite aceitável. Exemplo: prever sistemas ou recursos redundantes.
- Aceitação – nos casos em que a probabilidade de ocorrência e o impacto são baixos, ou ainda nada se pode fazer, podemos simplesmente aceitar os riscos. A aceitação do risco pode ser do tipo ativa ou passiva. A passiva não exige nenhuma providencia, já a ativa não inclui plano de prevenção, mas um plano de contingência caso o risco ocorra. Na prática não se mexe na probabilidade, mas no impacto que o risco pode causar.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)