SóProvas


ID
5260360
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Pedrão - BA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01 O texto abaixo servirá de base para responder as questões de 01 a 10.


SERENIDADE E DISCRIÇÃO NA CALMARIA DA ALMA


(1º§) Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio. Parei de falar quando percebi que ninguém estava disposto a me ouvir. Daí, então, passei a me sentir mais tranquilo, não somente pelo silêncio da voz, mas pelo silêncio interior. Juntei os dois para entender os outros na forma incrível de falação.

(2º§) Optei pelo silêncio, pois vejo a importância de recatar o que eu sou no que sinto e naquilo que faço. O falar é a prata das emoções, enquanto o calar representa o ouro no peso do seu quilate, logo, tem maior valor.

(3º§) Parei de me importar quando silenciei, pois percebi que milhares de bobagens são desprezíveis para quem se ocupa com o que há de maior valor para os humanos. Parei de dar meu máximo para quem não me dava nem o mínimo. Parei de verdade!

(4º§) Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio. Simplesmente parei de dar meu melhor para as pessoas que não mereciam nem parte disso. Parei de me importar com aqueles que demonstraram viver bem sem meu carinho. Escolhi parar. Acredite! Saiba que foi a melhor escolha que eu poderia ter feito. (5º§) Parei de me importar quando silenciei. Não acumulei mágoas nem rancores vis, porque está longe de mim guardar sentimentos amargos, por isso parei. Pare com a ideia de que não pode parar.

(6º§) Ao parar de escolher quem na verdade nunca me escolheu, comecei a refletir mais e a ouvir a voz do meu coração. Pare e reflita! Busque edificar sua sabedoria! 


(https://www.pensador.com/frase/MTc4NzMzOQ/) - (Acesso 13.05.2021) (Texto adaptado) - https://www.pensador.com/frase/MTc4NzMzOQ/

A repetição da oração: "Optei pelo silêncio" exemplifica uso da figura de linguagem denominada:

Alternativas
Comentários
  • anáfora

    repetição de uma palavra ou grupo de palavras no início de duas ou mais frases sucessivas, para enfatizar o termo repetido (p.ex.: este amor que tudo nos toma, este amor que tudo nos dá, este amor que Deus nos inspira, e que um dia nos há de salvar ).

    Muito comum em refrão de músicas...

  • Percebe-se uma repetição da expressão "Optei pelo silêncio" em 3 parágrafos, o que representa a figura de linguagem Anáfora.

    ANÁFORA= REPETIÇÃO

    Anáfora - repetição de palavras ou termos no início de duas ou mais frases.

  • A questão é sobre figuras de linguagem e quer saber qual a figura de linguagem presente na repetição da oração: "Optei pelo silêncio". Vejamos:

      ..

    A) Metonímia.

    Errado.

    Metonímia: consiste em usar uma palavra por outra, com a qual se acha relacionada. Essa troca se faz não porque as palavras são sinônimas, mas porque uma evoca a outra. Há metonímia quando se emprega, por exemplo:

    O autor pela obra: Nas horas de folga lia Camões. [Camões = a obra de Camões]

     .

    B) Eufemismo.

    Errado.

    Eufemismo: consiste em suavizar a expressão de uma ideia triste, molesta ou desagradável, substituindo o termo contundente por palavras ou circunlocuções amenas ou polidas.

    Ex.: Fulano foi desta para melhor. [= morreu]

     .

    C) Anáfora.

    Certo. A oração "Optei pelo silêncio" foi repetida no texto, caracterizando, portanto, uma anáfora.

    Anáfora: em estilística, é a repetição de uma palavra ou grupo de palavras no início de duas ou mais frases sucessivas, para enfatizar o termo repetido. Ex.: Quando não tinha nada, eu quis / Quando tudo era ausência, esperei / Quando tive frio, tremi / Quando tive coragem, liguei (Chico César)

     .

    D) Silepse.

    Errado.

    Silepse: ocorre esta figura quando efetuamos a concordância não com os termos expressos, mas com a ideia a eles associada em nossa mente.

    A silepse, ou concordância ideológica, pode ser:

    a) de gênero: Vossa Majestade será informado acerca de tudo. [Vossa Majestade = o rei]

    b) de número: "Corria gente de todos os lados, e gritavam."

    c) de pessoa: Ele e eu temos a mesma opinião. [ele e eu= nós]

     .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     .

    Gabarito: Letra C

  • eu optei pelo silencio , onde ha repetiçao ai, to tentando entender até agora!