A questão exigiu conhecimento sobre recursos tecnológicos na educação e quer saber o que gera quando a formação dos professores muitas vezes não acompanha este progresso . Resolveremos essa questão conforme o ensinamentos de COX. Vejamos:
"É preciso: competência para educar-se continuamente em acompanhar a dinâmica da atualidade; domínio da informática para evitar subutilização ou supervalorização, aversão ou endeusamento dos recursos disponibilizados por ela; disposição para estudar tendo em vista a necessidade de educação continuada e “conquista” das ferramentas computacionais; capacidade de ousar para quebrar as amarras das especificidades das formações educacionais tradicionais; cumplicidade com o educando para estabelecer parcerias na busca por soluções e construções; criatividade para fazer jus ao adjetivo humano e avançar além de cópias de reproduções para criação e aperfeiçoamentos contínuos; e habilidade para socializar “saberes” e “fazeres”, com o intuito de garantir o desenvolvimento da coletividade. "
Após lermos o trecho de COX, iremos analisar cada assertiva. Analisemos:
a) Incorreta.
O uso excessivo de recursos tecnológicos ocorrerá mais pelo profissional ser dependente desses recursos que não ter a devida formação, entretanto, essa questão não está de toda errada.
b) Incorreta.
Na verdade, se o professor não tiver atualizado a sua formação, os recursos tecnológicos serão usados de forma incoerente e insatisfatória.
c) Correta.
De fato é o que ocorre quando o professor não tem conhecimento em tecnologia ocorrerá a subutilização dos recursos tecnológicos o que é um dos grandes problemas das instituições de ensino, pois se ele não sabe nem pra ele, não terá como trabalhar com os alunos de forma satisfatória, não poderá aproveitar de todos os recursos possíveis que se pode usar, hoje em dia já existem vários aparelhos que se pode usar na escola, quais sejam, datashow, google earth e google, museu virtual e outros.
d) Incorreta.
O professor não tendo formação atualizada ocorrerá a utilização de forma inadequada e insatisfatória.
Referência bibliográfica: COX, Kenia Kodel. Informática na educação escolar. 2ª ed. Campinas: São Paulo, 2008.
Gabarito do monitor: C