SóProvas


ID
5260522
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Pedrão - BA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre as teorias e modelos do processo de luto apresente a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Segundo Freud, (1917, cit. por Hagman, 1996), no seu livro “Mourning and Melancholia”, defende que quando se perde um significativo, a energia libidinal da pessoa é dominada por pensamentos e memórias acerca do objeto perdido. O sobrevivente não consegue desenvolver novos relacionamentos até que este laço se quebre, permitindo que a energia libidinal seja transferida para um novo objeto. Esta transferência da libido é motivada por um impulso para reduzir a ativação emocional e fisiológica associada à perda. Para Freud, o sobrevivente torna-se hostil e deprimido quando essa energia não é transferida facilmente. São identificados alguns sintomas semelhantes à melancolia, como dor profunda, falta de interesse pelo mundo, perda da capacidade de amar e inibição geral da atividade. Quando o processo de luto está completo, o ego está livre e pronto para investir noutra relação.

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/84501259/t-11-o-processo-de-luto

    No mais, não deixo de achar uma questão mal elaborada quando vejo que a banca, ao invés de aferir os conhecimentos do candidato acerca do assunto, apenas trocou o nome dos teóricos para causar confusão. Na minha opinião, este tipo de questão apenas serve para testar quem possui maior habilidade em decorar os conteúdos até a data da prova.

  • A questão solicita conhecimentos acerca das teorias e processos de luto.


    O luto se constitui como uma perda de um objeto importante para alguém, não só pela morte, mas também qualquer perda significativa na vida do sujeito, seja real ou simbólica: perda de um trabalho, término de um relacionamento afetivo ou até de um membro do corpo devido a algum tipo de cirurgia ou acidente. 


    Nesse ínterim, teóricos psicanalíticos possuem um entendimento acerca do processo psicológico que perpassa o luto, dentre eles Deutsch, Freud, Abraham & Fenichel e Bowlby.



    1. ERRADO

    Esse modelo refere-se à concepção de Abraham & Fenichel. A introjeção da pessoa ou objeto de desejo tem como função manter a pessoa “viva" para o indivíduo. 


    1. CERTO

    A concepção freudiana está relacionada com os investimentos da libido em um objeto de desejo. Caso haja perda do objeto, é necessário que o indivíduo consiga elaborar o processo do luto para que consiga investir em novos objetos. Enquanto não houver essa quebra de investimento de energia, o indivíduo permanecerá melancólico e sem interesse pelo mundo.


    1. ERRADO

    Essa é uma afirmação de Deutsch. Para ele, o processo do luto é essencial para a “cura". A negação da perda do objeto pode ser um indicativo psicopatológico. Nesse caso, deve ser vivenciado todo o processo do luto até que deixe de existir o investimento libidinal no objeto perdido.


    1. ERRADO

    Essa é uma afirmativa de Pollock. Para Bowlby, existem quatro fases do luto que o sujeito deve passar: o choque (pois o indivíduo não reconhece a perda), protesto (o sujeito passa a procurar e ansiar pela pessoa perdida), o desespero (quando há percepção da perda permanente) e, por fim, a aceitação ( quando o indivíduo começa a retomar a sua normalidade pela adaptação ao novo).



    Gabarito da Professora: Letra B.


    Fonte: RAMOS, V.A.B.(2016) O processo de luto. Disponível online em: psicologia pt.