SóProvas


ID
5262244
Banca
Quadrix
Órgão
CRBM - 4
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere ao gerenciamento do dia a dia e ao manifesto ágil, julgue o item.


O planejamento tradicional é organizado em ondas sucessivas e apresenta entrega interativa e incremental, resposta rápida e flexível às mudanças e comunicação aberta entre equipes, partes interessadas e clientes.

Alternativas
Comentários
  • O examinador trocou o Planejamento Tradicional com o Planejamento Estratégico Situacional (PES)

    • Planejamento Tradicional: Passivo, Baseada em diagnósticos, Normativo-Prescritivo

    • Planejamento Estratégico Situacional: Ativo e Complexo, Apreciação situacional, Análise da viabilidade

    Portanto, a questão erra ao dizer que o Planejamento Tradicional tem resposta rápida e flexível às mudanças.

    Gab: E

    Bons Estudos!

  • Usei como referência tbm os conceitos de Gerenciamento de Conflito que diz o modelo Tradicional era mais engessado e rígido, com poucas/nenhuma abertura para mudanças. Um professor de Gestão de Pessoas uma vez falou que a maioria das questões desse tipo são de interpretação de texto. Não precisa dominar o assunto em si para acertar a questão, todavia se puder dominar melhor ainda.
  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de planejamento, sendo mais especificamente cobrado o planejamento tradicional.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Para teoria Neoclássica, as funções do administrador são o planejamento, a organização, a direção e o controle, que constituem o chamado processo administrativo.

    Com efeito, é a função administrativa planejamento que define objetivos organizacionais e os recursos necessários para alcança-los, bem como define missão, análise da situação atual, premissas sobre condições futuras, planos para alcançar os objetivos e programa as atividades.

    Neste contexto, o renomado economista Carlos Matus, criou sua tese sobre a diferença entre planejamento tradicional e o planejamento estratégico situacional em um contexto em que o Estado, por meio do Governo, utiliza o planejamento como instrumento de gestão.

    Cabe destacar que o planejamento tradicional trata-se de um processo estático e centralizado de tomada de decisões, em que o ambiente é entendido como um dado sobre o qual serão feitas previsões. Já o planejamento estratégico situacional é trata-se de um processo adaptativo de tomada de decisões, que busca conceber um plano de ação para cada problema.

    Deste modo, o planejamento tradicional é um mecanismo para obtenção do controle dos fatores e das variáveis que interferem no atingimento dos objetivos desejados. Tem como premissa o controle de um sujeito sobre o sistema.

    Por outro lado, o planejamento estratégico situacional concebe o planejamento como propostas de soluções de problemas - inter-relacionados ou não -, mas que se apresentam em diferentes naturezas, em função dos agentes envolvidos e da situação do ambiente.

    Com efeito, o planejamento tradicional não considera o conflito e o poder como questões centrais de seu modelo, enquanto o planejamento estratégico situacional considera o conflito entre os agentes envolvidos e a relação entre presente, futuro, conhecimento e ação.

    Por fim é imperioso destacar que o planejamento tradicional não é indicado para lidar com as surpresas decorrentes do contexto e, consequentemente, com planos de contingência.

    Ante o exposto, a alternativa está errada, uma vez que o planejamento tradicional não apresenta respostas rápidas e flexibilidade às mudanças, dado que é um processo estático e centralizado de tomada de decisões.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • O planejamento estratégico veio para substituir o tradicional. Ele interage com os ambientes interno e externo. ( a questão fala que o planejamento tradicional é interativo, o que está errado, pois, é justamente o conceito do estratégico)

    Preste atenção na seguinte frase do Chiavenato e Paludo:

    ''O planejamento estratégico é diferente e mais amplo do que o planejamento tradicional de longo prazo''.

    Se cair assim, você já sabe que a questão está verdadeira, pois o planejamento estratégico vem substituir o planejamento tradicional.