SóProvas


ID
5262769
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Saúde mental em tempos de pandemia
Relações sociais, estresse e resiliência
KELLY PEREIRA ROBIS
O ser humano tende a buscar prazer em todas as suas vivências. No entanto, momentos ruins fazem parte da vida e precisam ser vividos. Vivências negativas não são totalmente deletérias: pessoas que estão passando por momentos de estresse tendem a ajudar mais os outros e valorizam muito mais as relações interpessoais. Essas relações sociais podem contribuir para que a prevenção do adoecimento mental aconteça, podendo fazer parte de um mecanismo chamado resiliência.
A família, sob uma perspectiva antropológica, é um grupo social concreto no qual se estabelece a reciprocidade e a complementaridade que certamente podem ser um mecanismo de proteção em termos de saúde mental, em tempos de estresse e de isolamento.
Considerando o contexto atual de pandemia, essa relação, que é tão importante, para o ser humano pode ser fragilizada pela mudança abrupta da rotina e por reações emocionais inerentes ao momento. Dessa forma, a qualidade dos relacionamentos precisa ser valorizada. Problemas individuais devem ser levados em consideração, uma vez que respostas afetivas como a ansiedade e o medo podem nos tornar mais irritáveis e impulsivos.
Agressividade
Como consequência, podemos imputar ao outro o resultado de uma vivência pessoal, ao sermos hostis e agressivos. Claramente, essa emoção precisa ser “colocada para fora”, mas, não de forma violenta: dividir o sofrimento e as preocupações por meio do diálogo é consideravelmente mais efetivo e saudável do que uma comunicação agressiva.
Todavia, o estado emocional do outro também precisa ser levado em consideração, por isso a leitura do ambiente é fundamental. Sinais de estresse podem ser expressos pela pessoa com quem dividimos o convívio como alterações de sono, apetite, irritabilidade e tristeza.
Diálogo
A abordagem não empática desse sofrimento pode desgastar ainda mais as relações interpessoais, justamente quando mais precisamos delas. Oferecer ajuda com diálogo aberto e uma visão menos estigmatizada do sofrimento mental, pode ser um grande passo para uma relação saudável.
Em virtude dos fatos mencionados, entende-se que a relação familiar é um elemento importante em tempos de pandemia, todavia, estratégias de cuidado e leitura emocional do outro e de si mesmo podem determinar a qualidade e a força dessa relação como um aspecto estrutural da saúde mental. Afinal, saúde mental pode começar pelo olhar acolhedor daqueles que tanto amamos. 
Disponível em: https://www.otempo.com.br/opiniao/artigos/saudemental-em-tempos-de-pandemia-1.234535. Acesso em: 04 dez. 2020.

Considerando as regras de acentuação dos vocábulos em Língua Portuguesa, assinale a alternativa cujo termo destacado receba acento pelo mesmo motivo que “antropológica”, empregado em “A família, sob uma perspectiva antropológica, é um grupo social concreto (...)”.

Alternativas
Comentários
  • Gab : D

    Antropológica é uma palavra proparoxítona

    pela regra todas proparoxítonas são acentuadas..

    logo empática é uma proparoxítona e a resposta da questão.

  • A questão é sobre acentuação. Vejamos o conceito:

    Na língua portuguesa, a sílaba tônica pode aparecer em três diferentes posições; consequentemente, as palavras podem receber três classificações quanto a esse aspecto:

    Oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a última: você, café, jiló…

    Acentuam-se as palavras oxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s) e em (ens) e nos ditongos abertos éi(s), éu(s), ói(s).

    Paroxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima: gente, âmbar, éter…

    São as palavras mais numerosas da língua e justamente por isso as que recebem menos acentos. São acentuadas as que terminam em: i, is, us, um, l, n, r, x, ps, ã, ãs, ão, ãos, ditongo oral, crescente ou decrescente, seguido ou não de s: águas, árduo, pônei…

     Proparoxítonas - são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima: lágrima, público, trânsito…São todas acentuadas.

    Após vermos o conceito, iremos analisar qual palavra é acentuada pela mesma regra de “antropológica”. Vejamos:

    Antropológica⇢ acentuada por ter a antepenúltima sílaba mais forte, ou seja, proparoxítona e todas são acentuadas.

    a) Incorreta.

    Família⇢ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e ter sua terminação em ditongo crescente, ou seja, paroxítona.

    b) Incorreta.

    Resiliência⇢ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e ter sua terminação em ditongo crescente, ou seja, paroxítona.

    c) Incorreta

    Também⇢ acentuada por ter a última sílaba mais forte e terminar com "em", ou seja, oxítona.

    d) Correta.

    Empática⇢  acentuada por ter a antepenúltima sílaba mais forte, ou seja, proparoxítona e todas são acentuadas.

    e) Incorreta.

    Saudável⇢ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e ter sua terminação em L, ou seja, paroxítona.

    Gabarito do monitor: D

  • ♦AN-TRO-PO--GI-CA → proparoxítona ( antepenúltima sílaba tônica )

    •A) FA--LIAparoxítona terminada em ditongo crescente

    •B) RE-SI-LI-ÊN-CIA paroxítona terminada em ditongo crescente

    •C) TAM-BÉMoxítona terminada em '' EM ''

    •D) EM--TI-CAproparoxítona ( todas acentuadas )

    •E) SAU--VEL paroxítona terminada em " L "

    Gab . D

  • Resumo:

    • Oxítona: Última silaba tônica (terminadas em A(s), E(s), O(s) e EM(s) e também em ditongos abertos éu, éi, ói - seguidos ou não de s)
    • Paroxítona: Penúltima sílaba tônica (todas as paroxítonas são acentuadas, exceto aquelas terminadas em A(s), E(s), O(s), EM(s) - Acentuam-se as paroxítonas terminadas em ditongo
    • Proparoxítona: Todas são acentuadas
  • GABARITO: D

    Nas palavras proparoxítonas a tonicidade está localizada na antepenúltima sílaba, sendo representada por acentos gráficos. Isto quer dizer que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, exceto aquelas que são de origem estrangeira, como “deficit”, “performance”, “habitat” e “superavit”, que são da língua inglesa. Ex: antídoto, máquina e gráfico.

    Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/palavras-proparoxitonas

  • an-tro-po-ló-gi-ca” → PROPAROXÍTONA. TODAS SÃO ACENTUADAS

    A

    “A fa-mí-lia, sob uma perspectiva antropológica, é um grupo social concreto [...]”. ERRADA. PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO CRESCENTE.

    B

    “Essas relações sociais podem contribuir para a prevenção do adoecimento mental, podendo fazer parte de um mecanismo chamado re-si-li-ên-cia.”. ERRADA. PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO CRESCENTE.

    C

    “Todavia, o estado emocional do outro tam-bém precisa ser levado em consideração, [...]”. ERRADA. OXÍTONA TERMINADA EM “EM”.

    D

    “A abordagem não em-pá-ti-ca desse sofrimento pode desgastar ainda mais as relações interpessoais, [...]”. CERTO. PROPAROXÍTONA

    E

    “Oferecer ajuda com diálogo aberto e uma visão menos estigmatizada do sofrimento mental, pode ser um grande passo para uma relação sau-dá-vel.”. ERRADA. PAROXÍTONA TERMINADA EM “L”

    Ou você reclama e estuda, ou somente estuda. Qual é a sua escolha?

  • Há um detalhe importante que pode " pegar" em provas posteriores:

    Algumas bancas classificam as paroxítonas terminadas em ditongos abertos como proparoxítonas

    eventuais ou aparentes.

    as chamadas proparoxítonas ocasionais são palavras acentuadas que, tradicionalmente, são classificadas como paroxítonas terminadas em ditongo crescente (-ia, -ie, -io, -ua, -ue, -uo, -ea, -eo, -oa).

    his-tó-ria / his-tó-ri-a

    cá-rie / cá-ri-e

  • Proparoxitona. PPPA estou chegando