SóProvas


ID
5263843
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Dentre os estágios da receita pública, aquele em que acontece a transferência dos valores arrecadados para a conta específica do Tesouro, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais, é denominado

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    As etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

    1. Previsão → Compreende a previsão de arrecadação da receita orçamentária constante da LOA.
    2. Lançamento → Ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.
    3. Arrecadação → Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.
    4. Recolhimento Transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira
  • Gabarito D

    RECOLHIMENTO: Os agentes arrecadadores transferem os valores arrecadados para a conta única do ente público.

  • Mnemônico "P-LAR" (lê-se "pilar").

  • Fundamento jurídico: art. 56 da Lei 4.320/64

  • GABARITO: D

    As etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

    1. Previsão → Compreende a previsão de arrecadação da receita orçamentária constante da LOA.
    2. Lançamento → Ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.
    3. Arrecadação → Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.
    4. Recolhimento → Transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira

  • A questão trata do assunto ESTÁGIOS OU ETAPAS DA RECEITA. Está disciplinada no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e na Lei n.º 4.320/64.

    De acordo com a doutrina, os estágios da receita orçamentária podem ser resumidos em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimentoNessa ordem. Mas, também pode ser considerado correto somente lançamento, arrecadação e recolhimento, pois a Lei n.º 4.320/64 não menciona o estágio da previsão. Ambas são consideradas corretas, dependendo do comando de cada questão.

    Segue o item 3.5.1 – Recolhimento, pág. 55 do MCASP:

    “É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei n.º 4.320, de 1964".

    Agora, observe o art. 56, Lei n.º 4.320/64: “O recolhimento de todas as receitas far-se á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais". Esse recolhimento é realizado, independentemente de se tratar de receitas vinculadas ou não vinculadas.

    Portanto, como pode se observar, a banca cobrou a literalidade da norma. Muito importante a leitura das mencionadas normas. Importante notar que reconhecimento não faz parte dos estágios da receita.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • GAB D

    ESTÁGIOS DA RECEITA PÚBLICA

    1. PREVISÃO: ocorre por meio da estimativa de arrecadação;
    2. LANÇAMENTO: procedimento que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação;
    3. ARRECADAÇÃO: entrega dos recursos aos agentes de arrecadação;
    4. RECOLHIMENTO: transferência dos recursos à conta do tesouro.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Arrecadação : entrega dos recursos

    Recolhimento: transferência dos valores arrecadados

  • 364 pessoas não estudaram de maneira séria o estágio da receita