- 
                                  A) O político carismático e empático que lidera seu partido nas votações. PODER DE REFERÊNCIA (Gabarito)   B) O gestor que controla os subordinados por meio de ameaças e punições. PODER COERCITIVO   C) O jogador de futebol que comanda sua equipe graças ao seu talento para driblar e fazer gol. PODER DE COMPETÊNCIA   D) O jornalista que possui fontes importantes que lhe proporcionam furos jornalísticos. PODER DE INFORMAÇÃO   E) O chefe de departamento que ganha a obediência dos funcionários por estar em posição hierárquica superior. PODER LEGÍTIMO/ PODER DE POSIÇÃO     CONCEITOS:   - Poder coercitivo: É utilizado para conseguir o que quer com base em ameaças e punições.
   - Poder de recompensa: Da forma contraria do coercitivo, as pessoas são induzidas a fazer o que o individuo quer porque isso produz um beneficio como recompensa.
   - Poder de competência: É baseado no domínio de um indivíduo sobre determinados assuntos.
   - Poder de Informação: Baseia-se na posse ou no acesso, por parte do líder, a informações, consideradas importantes pelos outros. Esta base de poder influencia as pessoas porque estas necessitam de tais informações ou desejam estar a par das coisas.
   - Poder Legítimo/ Poder de Posição: Representa o poder que uma pessoa recebe pela posição hierárquica formal na organização. É a aceitação da autoridade de um cargo.
   - Poder de referência: Baseia-se no carisma e personalidade, criam certo poder a influenciar pessoas pelos seus traços pessoais.
   
- 
                                RESUMINDO!!!!   Tipo dos PODERES:     Poder Coercitivo: Baseia-se na exploração do medo. Ex: O gestor que controla os subordinados por meio de ameaças e punições.   Poder de Recompensa: Baseia-se na exploração de interesse.   Poder de Competência: Baseia-se no respeito, pois o líder possui conhecimento e habilidades adequados ao cargo. Ex: O jogador de futebol que comanda sua equipe graças ao seu talento para driblar e fazer gol.   Poder de Legitimidade: Baseia-se na Hierarquia, posição organizacional do líder. Ex: O chefe de departamento que ganha a obediência dos funcionários por estar em posição hierárquica superior.   Poder de Informação: Baseia-se no conhecimento, só o líder tem acesso a informações privilegiadas. Ex: O jornalista que possui fontes importantes que lhe proporcionam furos jornalísticos.   Poder de Persuasão: Baseia-se na capacidade de sedução que o líder usa para o convencimento.   Poder de Ligação: Baseia-se em relações que o líder usa para favorecimento.   Poder de Carisma: Baseia-se na exploração da admiração que os liderados tem para com o líder. Ex: O político carismático e empático que lidera seu partido nas votações. 
- 
                                Resposta:Letra A ------------------------------   A) O político carismático e empático que lidera seu partido nas votações. (CERTO)   B)O gestor que controla os subordinados por meio de ameaças e punições.(ERRADO)  Poder coercitivo ---> As pessoas temem as consequências de não fazer o que foi pedido deles.É o poder que emana do medo.     C)O jogador de futebol que comanda sua equipe graças ao seu talento para driblar e fazer gol.(ERRADO) Poder de conhecimento ou talento ---> É quando alguém possui conhecimentos (know-how) ou competências ou habilidades específicas que fazem de si um especialista.     D)O jornalista que possui fontes importantes que lhe proporcionam furos jornalísticos.(ERRADO) Poder da informação ou de persuasão ---> É quando uma pessoa que tem acesso a informações valiosas ou importantes e influencia os outros.     E)O chefe de departamento que ganha a obediência dos funcionários por estar em posição hierárquica superior.(ERRADO) Poder legítimo ou posicional ---> Vem da posição que uma pessoa que uma pessoa detém.Isso está relacionado com o título de uma pessoa e responsabilidades de trabalho. ------------------------------ 
- 
                                A) O político carismático e empático que lidera seu partido nas votações. PODER DE REFERÊNCIA (Gabarito)   Nesse caso, ele é tido como uma referência, isto é, um herói.  
- 
                                A) O político carismático e empático que lidera seu partido nas votações. PODER DE REFERÊNCIA (Gabarito) B) O gestor que controla os subordinados por meio de ameaças e punições. PODER COERCITIVO C) O jogador de futebol que comanda sua equipe graças ao seu talento para driblar e fazer gol. PODER DE COMPETÊNCIA D) O jornalista que possui fontes importantes que lhe proporcionam furos jornalísticos. PODER DE INFORMAÇÃO E) O chefe de departamento que ganha a obediência dos funcionários por estar em posição hierárquica superior. PODER LEGÍTIMO/ PODER DE POSIÇÃO CONCEITOS: - Poder coercitivo: É utilizado para conseguir o que quer com base em ameaças e punições.
- Poder de recompensa: Da forma contraria do coercitivo, as pessoas são induzidas a fazer o que o individuo quer porque isso produz um beneficio como recompensa.
- Poder de competência: É baseado no domínio de um indivíduo sobre determinados assuntos.
- Poder de Informação: Baseia-se na posse ou no acesso, por parte do líder, a informações, consideradas importantes pelos outros. Esta base de poder influencia as pessoas porque estas necessitam de tais informações ou desejam estar a par das coisas.
- Poder Legítimo/ Poder de Posição: Representa o poder que uma pessoa recebe pela posição hierárquica formal na organização. É a aceitação da autoridade de um cargo.
- Poder de referência: Baseia-se no carisma e personalidade, criam certo poder a influenciar pessoas pelos seus traços pessoais.
   
- 
                                
                            
- 
                                O político Cari$mático! 
- 
                                CONCEITOS: - Poder coercitivo: É utilizado para conseguir o que quer com base em ameaças e punições.
- Poder de recompensa: Da forma contraria do coercitivo, as pessoas são induzidas a fazer o que o individuo quer porque isso produz um beneficio como recompensa.
- Poder de competência: É baseado no domínio de um indivíduo sobre determinados assuntos.
- Poder de Informação: Baseia-se na posse ou no acesso, por parte do líder, a informações, consideradas importantes pelos outros. Esta base de poder influencia as pessoas porque estas necessitam de tais informações ou desejam estar a par das coisas.
- Poder Legítimo/ Poder de Posição: Representa o poder que uma pessoa recebe pela posição hierárquica formal na organização. É a aceitação da autoridade de um cargo.
- Poder de referência: Baseia-se no carisma e personalidade, criam certo poder a influenciar pessoas pelos seus traços pessoais.
   
- 
                                Poder referente: Também chamado de carismático, é decorrente de uma percepção positiva das pessoas sobre alguém. Como muitos admiram sua personalidade, suas ideias, são influenciadas por ela. 
- 
                                A O político carismático e empático que lidera seu partido nas votações.    REFERENCIAL - IMAGEM SOCIAL B O gestor que controla os subordinados por meio de ameaças e punições.              COERCITIVO  C O jogador de futebol que comanda sua equipe graças ao seu talento para driblar e fazer gol.    ESPECIALIZAÇÃO D O jornalista que possui fontes importantes que lhe proporcionam furos jornalísticos.        CONEXÃO  E O chefe de departamento que ganha a obediência dos funcionários por estar em posição hierárquica superior. LEGITIMO 
- 
                                GABARITO: A.   LIDERANÇA E PODER   Todo líder tem alguma base de poder. O poder pode existir, mas não ser exercido; ele é, portanto, uma capacidade ou potencial. A característica mais importante do poder é ser uma função de dependência. Os líderes utilizam o poder como meio de atingir os objetivos do grupo.   As cinco bases de poder são:   a) Poder de Recompensa: espera-se algo positivo em troca. b) Poder Coercitivo: medo de punição. c) Poder Legítimo: poder do cargo. d) Poder de Especialista/competência/conhecimento/saber: poder do saber/conhecimento. e) Poder Referente: poder afetivo/de identificação. 
- 
                                  ASSERTIVA Letra A.   Segundo Robbins et al (2010), poder consiste na capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B, de maneira que B aja de acordo com a vontade de A. Dessa forma, a divisão das bases ou fontes de poder podem ser feitas por meio de dois grupos genéricos — FORMAL e PESSOAL —, cada qual subdividido em categorias mais específicas.   1. PODER FORMAL: baseia-se na posição que o indivíduo ocupa na organização. Pode emanar da capacidade de coagir, de recompensar ou, ainda, da autoridade formal. Divide-se em: - Poder Coercitivo: deriva da capacidade de punir ou recomendar sanções pela não obediência.
- Poder de Recompensa: associado à capacidade de distribuição de recompensas vistas como valiosas pelos outros.
- Poder Legítimo: resultante da posição ocupada na hierarquia da organização, ou seja, da posse de autoridade formal.
   2. PODER PESSOAL: relacionado à influência derivada das características individuais. Divide-se em: - Poder de Competência: se exerce como resultado da posse de habilidades, competências ou conhecimentos distintivos.
- Poder de Referência: consiste na identificação com um indivíduo que possua recursos ou traços pessoais favoráveis e desejáveis. Dessa forma, está associado a uma imagem altamente favorável, o que faz com que os outros acreditem e admirem ideias de tais indivíduos (por exemplo, líderes, heróis militares). Também pode ser chamado de Poder Referente ou Poder Carismático.
   Logo, “Assinale a opção que mostra o tipo de poder exercido por meio de referência”.   a) O político carismático e empático que lidera seu partido nas votações [Poder de Referência]. CORRETA.  b) O gestor que controla os subordinados por meio de ameaças e punições [Poder Coercitivo]. ERRADA.  c) O jogador de futebol que comanda sua equipe graças ao seu talento para driblar e fazer gol [Poder de Competência]. ERRADA.  d) . ERRADA.  e) O chefe de departamento que ganha a obediência dos funcionários por estar em posição hierárquica superior [Poder Legítimo]. ERRADA.     TEC CONCNURSOS PROF:MARCOS ANDRÉ 
- 
                                podemos observar a existência de cinco diferentes tipos de poder, a saber: 1. Poder coercitivo: é o poder baseado no temor e na coerção. O liderado percebe que o fracasso em atender às exigências do líder poderá levá-lo a sofrer algum tipo de punição ou penalidade que ele quer evitar.   2. Poder de recompensa: é o poder que se apoia na esperança de alguma recompensa, incentivo, elogio ou reconhecimento que o liderado espera obter.   3. Poder legitimado: é o poder que decorre do cargo ou posição ocupada pelo indivíduo no grupo ou na hierarquia organizacional. É a nivelação hierárquica que estabelece os escalões de autoridade dentro da organização.   4. Poder de competência: é o poder baseado na especialidade, no talento, na competência, na experiência ou no conhecimento técnico da pessoa. É também chamado de poder de perícia.   5. Poder de referência: é o poder baseado no apelo. O líder que é admirado por certos traços de personalidade desejáveis. O poder de referência emana da admiração e do desejo de se parecer com o líder. 
- 
                                Poder de Referência: É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência. Tem como base a identificação com o outro, desejo de ser semelhante ao outro. Famosos, líderes religiosos e personalidades políticas geralmente desenvolvem e usam o poder de Referência – também chamado poder carismático-, para envolver e conquistar o público.   
- 
                                GABARITO: LETRA  A Poder Coercitivo- está associado com pessoas que estão em posição de punir outros. Poder de Conexão - baseado em quem você conhece. Poder da Expertise - vem da experiência de uma pessoa. Poder da Informação - quando uma pessoa tem acesso a informação valiosa ou importante e influencia outros. Poder Legítimo - vem da posição que uma pessoa detém. Poder de referência, referente ou carismático- existe quando as pessoas são bem-queridas e respeitadas. Poder de recompensa - está baseado na capacidade de uma pessoa dar recompensas. Poder de conhecimento ou talento - quando alguém possui conhecimentos ou competências ou habilidades específicas que fazem de si um especialista. FONTE: Giovanna Carranza