-
A) PEPS é a sigla para Primeiro que entra, Primeiro que sai, que vem do termo em inglês FIFO, First in, First out. Ou seja, os produtos que entraram primeiro no estoque serão os primeiros a saírem da empresa. Nesta técnica, o custo/preço de venda da mercadoria é calculado de acordo com o custo do estoque mais antigo.
B) O Custo Médio Ponderado Móvel vai considerar os valores que variam em cada compra ou em cada processo de produção. Quanto maior o número de produtos adquiridos, maior o preço unitário e quanto menor o número de itens, também menor é o preço de cada unidade
C) Esse é o cálculo realizado a partir da média dos custos dos materiais que estão disponíveis para uso ou venda durante um período específico no final do mês ou do ano. A regra é que quanto mais alta for a produção menor será esse resultado.
D) Já o inventário permanente representa uma forma de controle que é sempre imediata, ou seja, é dada baixa nos itens em estoque após cada operação de venda. Esse sistema é bastante comum no comércio varejista que depende de informações atualizadas sobre o volume de vendas para planejar a reposição de mercadorias. (GABARITO)
E) O inventário periódico é o sistema em que há o controle de estoque pela averiguação da contagem física de seus itens, ou seja, NÃO é efetuado o controle contínuo das movimentações de entrada e saída de mercadorias ou de produtos, bem como de seu saldo final.
-
Inventario permanente: Dá baixa no estoque a cada operação.
Inventario periódico: A baixa é realizada por períodos, semanais, mensais, de acordo com a necessidade da empresa.
-
Estoque = inventário permanente = "pão-pão queijo-queijo" ==> comprou/vendeu tudo transita diretamente na conta Estoque.
Bons estudos.
-
Gabarito: Letra D.
A rigor, sistema de inventário é diferente de método de inventário. Dessa forma, já se eliminam as alternativa A, B e C.
Temos os sistemas de inventário permanente e periódico. O caso em tela, amolda-se ao sistema de inventário permanente. Vejamos o porquê.
Nesse sistema, como o próprio nome já sugere, a empresa controla as mercadorias de modo permanente, de modo que os estoques são baixados a cada operação. Logo, a cada operação é possível saber o valor das compras, estoque final e o CMV. Ademais, o inventário permanente, é utilizado nas grandes empresas devido ao alto volume de estoques. O inventário permanente é feito por meio de fichas de controle para cada item do estoque.
Portanto, temos o nosso gabarito (Letra D).
__
Revisando um pouco mais, com relação ao inventário periódico, tem-se que é realizada uma contagem física, apuração extracontábil, para determinação do estoque no encerramento do exercício social. Portanto, não há controle das mercadorias a cada venda.
__
Fonte: Felipe Araújo (Operações com mercadorias/Contabilidade/Gran Cursos)
__
Sigamos!