SóProvas


ID
5266081
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O tempo passa, e as histórias de superação no esporte reforçam minha tese de que o mito do herói é mobilizador do esporte. Isso não quer dizer que ele toca apenas os que estão no pódio. A referência heroica é parte integrante da vida de quem busca o inalcançável todos os dias.

Viver é a arte cotidiana de se superar. Atletas vivem o superlativo dessa assertiva, uma vez que não basta competir, é preciso ganhar, contrariando a máxima do patrono olímpico Pierre de Coubertin. Digo isso não para provocar o contraditório, mas porque ninguém doa a vida a uma causa para apenas fazer parte dela.

Todos os que se dedicam integralmente ao que fazem desejam o reconhecimento desse feito. Excelência é mais do que meritocracia. No esporte, o reconhecimento social do esforço do treino é a vitória. E não há mal algum nessa disposição, desde que ela seja acompanhada por valores e pela ética da competição, tão esquecida nos últimos tempos. [...]

RUBIO, Katia Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/katia-rubio/2019/09/nao-e-so-quem-sobe-no-podio-que-merece-ser- chamado-de-heroi.shtml Acesso em: 19 jan.2010. (Fragmento)

Assinale a alternativa que parafraseia a proposição negritada acima, sem alterar-lhe o sentido.

Alternativas
Comentários
  • Reescritura de texto cai com gosto de gás em provas de concurso. Atentem-se!

    "E não há mal algum nessa dispoisção [1], desde que[2] ela [3] seja acompanhada por valores e pela ética da competição, tão esquecida nos últimos tempos [4]."

    Vamos identificar cada um dos termos e orações enumerados:

    1. nessa disposição é uma a ANÁFORA, pois está fazendo retomando o seguinte: "reconhecimento social do esforço do treino é a vitória";
    2. desde que é uma CONJUNÇÃO COORDENATIVA CONDICIONAL que está limitando o termo "ela [3]" a "ser acompanhada por VALORES E PELA ÉTICA DA COMPETIÇÃO", que fora mencionado no período anterior ao destacado;
    3. ela também tem um sentido ANAFÓRICO no período, pois retorna o mesmo que o "nessa disposição [1]", ou seja, o "reconhecimento social do esforço do treino é a vitória";
    4. tão esquecida nos últimos tempos é um APOSTO EXPLICATIVO que esclarece os tais "VALORES + ÉSTICA DA COMPETIÇÃO".

    (A) Tão esquecida nos últimos tempos, a ética da competição deve ser acompanhada dos valores e do reconhecimento social da vitória.

    R.: FALSO. Vamos por pontos:

    • O "tão esquecida nos últimos tempos" faz referência apenas à "ética", contudo lembremos que no período original ela também fazia referência a "valores".
    • Além do mais, é o "reconhecimento social do esforço do treino é a vitória" que é acompanhado dos "valores + ética social", não a "ética" que deve ser acompanhado dos "valores + reconhecimento social da vitória".

    ----------------------------------

    CONTINUA...

  • CONTINUAÇÃO...

    -----------------------

    (B) Não há mal algum na disposição em reconhecer o esforço da competição, desde que ele seja acompanhado por valores e pela ética da competição, tão esquecidos nos últimos tempos.

    R.: FALSO.

    • Originalmente, o "não há mal algum" refere-se à oração: "reconhecimento social do esforço do treino é a vitória". Contudo, aqui, fala-se em "reconhecer o esforço da competição". É diferente, logo já está errado.

    (C) Uma vez observados os valores e a ética, tão esquecidos nos últimos tempos, não há mal algum em se desejar o reconhecimento social da vitória.

    R.: CERTO.

    • Veja que "VALORES & ÉTICA" são as condicionantes para que "não haja mal algum em se desejar o reconhecimento social da vitória";
    • Perceba que o aposto explicativo também faz referência, corretamente, aos "VALORES + ÉTICA".

    (D) Desde que o esforço do treino seja acompanhado por valores e pela ética da competição, tão esquecidos nos últimos tempos, não há mal algum em reconhecê-los.

    R.: FALSO.

    • "Desde que" condiciona "esforço do treino", quando deveria na verdade estar condicionando a oração: "reconhecimento social do esforço do treino é a vitória", a qual poderia ter sido reescrita como na alternativa (C).

    -----------------------

    Boa sorte e bons estudos.