Conforme Chiavenato (2004):
a) Abordagem estrutural: o conflito se forma das percepções criadas pelas condições de diferenciação, recursos limitados e escassos e de interdependência. Se o gestor agir sobre algum desses elementos geradores, a situação conflitante poderá ser controlada mais facilmente.
b) Abordagem de processo: essa abordagem procura reduzir conflitos por meio da modificação de processos, podendo ser realizada por uma parte do conflito, por pessoas de fora ou uma terceira parte, e pode ser conduzida de três formas: a desativação do conflito, onde uma das partes opta pela cooperação promovendo o acordo; reunião de confrontação entre as partes, em que são abertos os motivos do conflito de maneira mais direta entre os envolvidos; ou colaboração, que ocorre após passadas as etapas anteriores, com as duas partes buscando uma resolução vantajosa para todos.
c) Abordagem mista: envolve tanto os aspectos estruturais como os de processo, e pode ser feita por meio da adoção de regras para resolução de conflitos, ou criação de papéis integradores. A adoção de regras se utiliza de meios estruturais para influenciar no processo de conflito, criando regras e regulamentos que delimitem a ação das pessoas. Já a criação de papéis integradores consiste em criar terceiras partes dentro da organização, de forma que elas estejam sempre disponíveis para auxiliar na busca de soluções favoráveis dos conflitos que possam surgir.
Gab: Errado
Abordagens para resolução de conflitos:
1- Abordagem Estrutural: consiste na busca pelo controle do conflito. Ela busca:
- reduzir a diferenciação dos grupos
- interferir nos recursos compartilhados
- reduzir a interdependência
2- Abordagem de Processo: busca a modificação do processo (intervém diretamente no conflito). Pode ocorrer de 3 maneiras:
- desativação do conflito
- reunião de confrontação
- colaboração
3- Abordagem Mista: busca administrar o conflito tanto na estrutura quanto no processo. Permite duas maneiras:
- adoção de regras
- criação de papéis integradores
Fonte: https://cienciaenegocios.com/gestao-de-conflitos/
Diante da inevitabilidade dos conflitos nas relações humanas, para minimizar impactos negativos no desempenho das equipes de trabalho, o gestor deve ser capaz de atuar adequadamente em tais ocorrências, por meio da utilização das três principais abordagens de resolução de conflitos, que são: a estrutural; a processual; e a de colaboração. Resposta: Errado.
Não existe a abordagem da colaboração, mas sim, a abordagem Mista.