(FGV 2021) A discricionariedade administrativa refere-se à maneira pela qual a Administração Pública utiliza seu poder para exercer atos administrativos com a finalidade de atender ao interesse público. Em relação ao conceito de discricionariedade administrativa, assinale a afirmativa correta.
É a liberdade do administrador de tomar determinadas decisões, desde que esteja nos limites da lei. (CERTO)
(QUADRIX 2021) O poder discricionário, que está subordinado à lei, confere ao administrador uma margem de liberdade para a sua atuação no que concerne à conveniência e à oportunidade para a prática do ato, visando sempre ao interesse público. (CERTO)
(QUADRIX 2021) Os poderes do administrador público constituem o instrumento que é utilizado pela Administração Pública para cumprir as suas finalidades. Ela pode praticar atos administrativos conforme um dos comportamentos que a lei prescreve. Há uma margem de liberdade que remanesce ao administrador para eleger, segundo critérios consistentes de razoabilidade, um, dentre pelo menos dois comportamentos, cabíveis perante cada caso concreto, a fim de cumprir o dever de adotar a solução mais adequada à satisfação da finalidade legal quando, por força da fluidez das expressões da lei ou da liberdade conferida no mandamento, dela não se possa extrair objetivamente uma solução unívoca para a situação vertente.
Celso A. Bandeira de Mello. Curso de Direito Administrativo. 17.ª ed. Malheiros: 2004 (com adaptações).
Essa escolha se faz por critério de conveniência e oportunidade. Há conveniência sempre que o ato interessa, convém ou satisfaz ao interesse público. Há oportunidade quando o ato é praticado no momento adequado à satisfação do interesse público. Essa opção de escolha satisfaz ao critério do poder discricionário.
(CESPE 2021) A discricionariedade para a prática de determinado ato administrativo pode decorrer de disposição expressa ou de omissão de norma legal. (CERTO)
(CESPE) Poder discricionário corresponde à prerrogativa do gestor público de avaliar a conveniência e a oportunidade de praticar determinado ato administrativo. (CERTO)
Trata-se de questão que se limitou a demandar conhecimentos acerca do conceito de poder discricionário.
A Banca apresenta definição escorreita sobre tal poder administrativo. Realmente, por meio do poder discricionário, a Administração, sempre dentro de limites previamente definidos em lei, edita ato administrativo baseada em critérios de conveniência e oportunidade, em ordem a eleger a providência que, dentre as possíveis, é aquela que melhor satisfaz ao interesse público.
Assim sendo, não há equívocos a serem apontados.
Gabarito do professor: CERTO