SóProvas


ID
5266570
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Fundão - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um pleonasmo vicioso.

Alternativas
Comentários
  • Qual é o pleonasmo da C?

  • O termo “alternativa” vem do latim “alternar”, “revezar”. Melhor dizer, diante de determinada situação, que alguém não teve “outra opção”. “Outra alternativa” é uma redundância.

  • Pensei que " grande maioria" era um pleonasmo

  • A-

    A grande maioria preferiu ficar e esperar o resultado

  • A análise do vocábulo alternativa faz ver que nele já existe um radical (alter) que, em latim, significa outro.

    Com base em tal argumento da etimologia, até mesmo há quem veja na expressão outra alternativa um pleonasmo vicioso, uma redundância, que se há de evitar com a supressão do pronome.1

    Não se pode, porém, esquecer que, quando se fala em alternativa, não se tem necessariamente uma dualidade de posições, de modo que se pode abrir um leque para uma multiplicidade delas. Ou seja: quando se fala em alternativas, pode-se não estar em face de apenas duas delas, mas até mesmo de várias para escolher.

    Assim, apesar da aparente redundância perceptível pela etimologia, pode muito bem ser correto, dependendo da análise do caso concreto, o emprego da expressão outra alternativa. Ou seja: entre apenas duas alternativas, dispensável é o pronome outra; em face de mais de duas opções, entretanto, é correto o emprego do mencionado pronome.

    Com base nesse artigo a letra C está errada porque há duas opções de escolha.

    Fonte: https://www.migalhas.com.br/coluna/gramatigalhas/45348/alternativa-ou-outra-alternativa

  • O pleonasmo vicioso é um vício de linguagem, é a repetição supérflua da palavra ou da ideia contida na frase. Neste caso é uma redundância desnecessária e não agrega nenhum valor ao que está sendo dito ou escrito. “Entrar para dentro.”,

    “Sair para fora.”, “Foi dividido em duas metades iguais.”.

    A) Gabarito. B) consenso geral. C) outra alternativa. D) fatos reais. E) elo de ligação

  • Uma maioria pode ser de 51% de todo grupo ou de 99%, por exemplo. Nesse caso, o termo grande maioria não configura-se como pleonasmo vicioso.

  • Letra A)

    pois a duvida da leltra C)

    Gramática. A metade, juntada a mais um, constitui a maioria; a grande maioria seria muito mais que isso, portanto a expressão não pode ser considerada um pleonasmo.