SóProvas


ID
5267683
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na gestão de desempenho organizacional, o Balanced Scorecard procura ligar o mapeamento estratégico da organização com um conjunto de medidores de desempenho, de forma a destacar as nuances e as interligações entre as diversas áreas dessa organização.
Na implantação desse sistema, é necessário considerar alguns elementos conceituais, à exceção de um. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • O BSC possui como finalidade a implementação e o acompanhamento da estratégia organizacional por meio do estabelecimento de objetivos, metas e indicadores, além de promover a redução do caráter subjetivo do plano estratégico, transformando em algo mais concreto.

    Surge em substituiçao aos tradicionais sistemas de medição de desempenho que mantinham o foco apenas em aspectos financeiros.

  • Alguém tem a fundamentação dessa questão?

  • ALTERNATIVA E)

    Na implantação do BSC, é necessário considerar os seguintes elementos conceituais que permitem a formação de painéis de desempenho perfeitamente estruturados (RAMPERSAD, 2004): 

    I - Objetivos Estratégicos: são resultados mensuráveis, derivados dos fatores críticos de sucesso, com o propósito de realizar a visão organizacional.

    II) Fatores Críticos de Sucesso – FCS: são definidos com base na visão organizacional. Trata-se das áreas em que a organização deve ser excelente para sobreviver, ou aquelas que são de extrema importância para o sucesso organizacional.

    III) Relações de Causa e Efeito: todos os objetivos estratégicos devem ser integrados e afetar uns aos outros. 

    IV) Indicadores de Desempenho: critérios de mensuração referentes aos fatores críticos de sucesso e aos objetivos estratégicos, pelos quais é possível avalizar o funcionamento dos processos.

    V) Metas: alvos quantitativos dos indicadores de desempenho. Mostram o valor a ser alcançado. 

    VI) Iniciativas Estratégicas: são providências para a realização dos objetivos estratégicos. 

    -------------------------------------

    O Planejamento racional compreensivo é uma das diversas modalidades de planejamento citados pela literatura referente ao assunto.

  • Componentes ou conjunto de medidores de desempenho: Mapa estratégico "relação de causa e efeito", objetivos, indicadores, metas, iniciativa e fatores críticos de sucesso.

    • ASSERTIVA E

    Balanced Scorecard

    Considerado um modelo de gestão estratégica, o método surgiu para desmistificar a visão de que, para obter sucesso, um negócio precisa focar unicamente em indicadores financeiros e contábeis. E, ao mesmo tempo, para definir estratégias e desenhar planejamentos de uma maneira muito mais abrangente.

    Objetivos do BSC

    • Traduzir e esclarecer a estratégia e a visão. ...
    • Estabelecer e planejar metas e alinhar iniciativas estratégicas. ...
    • Melhorar o aprendizado estratégico e o feedback. ...
    • Associar e comunicar medidas estratégicas e objetivos. ...
    • Perspectiva dos clientes. ...
    • Perspectiva dos processos internos.

    As 4 Perspectivas do BSC

    • Perspectiva financeira: ...
    • Perspectiva do cliente: ...
    • Perspectiva de processos internos: ...
    • Perspectiva de aprendizado e crescimento (pessoas):

  • a) Objetivos estratégicos.

    Correto. Ao implantar o BSC alguns elementos conceituais devem ser considerados no momento da formação do painel de desempenho, para RAMPERSAD, esses elementos são:

    Objetivos estratégicos (letra A);

    Fatores críticos de sucesso (letra D);

    Relações de causa e efeito (letra C);

    Indicadores de desempenho; e

    Iniciativas estratégicas (letra B).

    Ainda podemos complementar que:

    Objetivos estratégicos - são resultados mensuráveis, derivados dos fatores críticos de sucesso, com o propósito de realizar a visão organizacional.

    Por meio de verbos de ação, descrevem sucintamente os resultados visualizados.

    Os objetivos estratégicos serão eficazes apenas se forem formulados de maneira a serem mensuráveis e exercerem influência sobre os gerentes e funcionários.

    Devem ser selecionados os objetivos mais importantes, que sejam mensuráveis, estejam abertos a influências, sejam aceitáveis por diferentes grupos de pessoas dentro da organização e estejam alinhadas com a visão organizacional, com a cultura de negócios e com a disponibilidade de conhecimentos e habilidades para realizá-los.

     

    b) Iniciativas estratégicas.

    Correto. Para RAMPERSAD.

    Iniciativas estratégicas - são providências para a realização dos objetivos estratégicos. Dentre essas iniciativas, escolhem-se aquelas que mais contribuem para os fatores críticos de sucesso. As iniciativas são escolhas estratégicas orientadas para os níveis estratégico, tático, operacional e individual. Elas devem ser específicas, cativantes, sensatas, factíveis.

     

    c) Relações de causa e efeito.

    Correto. Ainda na lição de RAMPERSAD.

    Relações de causa e efeito - todos os objetivos estratégicos devem ser integrados e afetar uns aos outros. Os elos entre os diferentes objetivos tornam-se claros por meio de uma cadeia de causa e efeito.

     

    d) Fatores críticos de sucesso.

    Correto. Fatores críticos de sucesso – FCS - são definidos com base na visão organizacional. Trata-se das áreas em que a organização deve ser excelente para sobreviver, ou aquelas que são de extrema importância para o sucesso organizacional.

    São exclusivos da organização; em geral, indicam sua estratégia e determinam sua vantagem competitiva. São os fatores que, relacionados com as competências essenciais, possibilitam que a organização se destaque no mercado. Esses fatores também orientam a organização e podem ser fundamentais para o seu sucesso ou fracasso.

    Os FCS devem estar relacionados com as bases da vantagem competitiva e com o interesse de garantir o sucesso no futuro.

     

    e) Planejamento racional compreensivo.

    Gabarito, é a nossa exceção, pois os elementos são:

    Objetivos estratégicos;

    Fatores críticos de sucesso;

    Relações de causa e efeito;

    Indicadores de desempenho; e

    Iniciativas estratégicas.

     FONTE: TEC CONCURSOS. PROF.CERQUE PEREIRA

  • eu nao aguento maaaaaaaaaaaaaais

  • MAIS FACIL QUE ISSO SO CAGAR NA BACIA

  • A questão quer a alternativa que o BSC não considera na sua implantação:

    Objetivos estratégicos: BSC considera, pois o BSC traduz a estrategia da empresa em objetivos claros para serem atingidos.

    Iniciativas estratégicas: BSC também considera. basicamente a explicação do item anterior.

    Relações de causa e efeito: São as relações entre as 4 perspectivas do BSC. Essas relações são demonstradas no mapa estratégico, que nada mais é do que a visualização do BSC em forma de mapa (coloque no google que você vai ver como é um mapa estratégico).

    Fatores críticos de sucesso: relacionados à perspectivas de processos internos. São os processo que influenciam no resultado da organização, onde ela tem que ser excelente para sobreviver.

    Planejamento racional compreensivo: BSC não considera esse conceito na sua implantação. Ser compreensivo é uma caracteristica do planejamento estratégico, a qual está relacionada a envolver toda a organização da definição do planejamento.

    @daniel.almeidaprof

  • O BSC,d e fato, contempla elementos conceituais como:

    a) Objetivos estratégicos - o que melhorar continuamente

    b) Iniciativas estratégicas - programas, projetos ou atividades necessárias ao atingimento de metas

    c) Relações de causa e efeito - exploram possíveis causas antes de pensar uma solução

    d) Fatores críticos de sucesso - elementos preponderantes que definem sucesso/fracasso da organização.

    O planejamento racional compreensivo, por sua vez, é mais amplo que o BSC, pois se trata de um tipo de planejamento. Com efeito, trata-se de uma abordagem sistêmica caracterizada por uma busca mais extensiva de alternativas, visando otimizar a solução selecionada e tratar, ao nível sistêmico, as necessidades do planejamento estratégico da organização.