SóProvas


ID
5267707
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Na gestão ambiental, é fundamental orientar as organizações para quantificar e elaborar relatórios de emissões e remoções de gases de efeito estufa (GEE).
Nesse sentido, assinale a opção que apresenta dois gases considerados como GEE.

Alternativas
Comentários
  • São GEEs:

    Vapor d’água (H2O): O vapor d’água presente na atmosfera também absorve parte da radiação emanada pela Terra e é um dos maiores contribuintes para o aquecimento natural do globo. Apesar de não ser produzido em quantidade significativa por atividades antrópicas, considera-se que, com mais calor, haverá mais evaporação d’água e, por conseguinte, um aumento de sua participação no aumento do efeito estufa.

    Óxido Nitroso (N2O): Participando com cerca de 6% do Efeito-Estufa, o óxido nitroso é liberado por microorganismos no solo (por um processo denominado nitrificação, que libera igualmente nitrogênio – NO). A concentração deste gás teve um enorme aumento devido ao uso de fertilizantes químicos, à queima de biomassa, ao desmatamento e às emissões de combustíveis fósseis.

    Dióxido de Carbono ou gás carbônico (CO2): Responsável por cerca de 60% do efeito-estufa, cuja permanência na atmosfera é de pelo menos centena de anos, o dióxido de carbono é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo, gás natural, turfa), queimadas e desmatamentos, que destroem reservatórios naturais e sumidouros, que tem a propriedade de absorver o CO2 do ar.

    Fonte: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/gases-do-efeito-estufa/

    Não são GEEs:

    Nitrogênio (N): em sua forma gasosa (N2) compõe ~78% da atmosfera. Não é um GEE por ser "transparente" em relação à luz infravermelha.

    Argônio (Ar): gás nobre que compõe ~1% da atmosfera (atrás somente do N2 e O2). Não é GEE pelo mesmo motivo do N2.

    Monóxido de Carbono (CO): produzido pela combustão incompleta de combustíveis baseados em carbono, é um gás que apenas indiretamente contribui para o aquecimento global ao elevar as abundâncias de GEEs como o metano (CH4) e o gás carbônico (CO2).

    Amônia (NH3): produzido principalmente pela agricultura, não é um GEE, embora tenha importantes consequências ambientais como a eutrofização e acidificação.

    Outros GEEs mencionados no Protocolo de Quioto:

    • Metano (CH4)
    • Hidrofluorcarbonetos (HFCs)
    • Perfluorocarbonetos (PFCs)
    • Hexafluoreto de Enxofre (SF6)